top of page
  • engajesite

3 dicas para formar uma boa estratégia de comunicação interna



A comunicação corporativa está presente em todas as empresas e é muito importante que a gestão e toda a organização deem mais importância a essa área tão relevante para a imagem e o funcionamento interno. E isso pode ser feito por meio de uma estratégia de comunicação bem elaborada.


Neste post, explicaremos a importância de cuidar da comunicação corporativa e daremos algumas dicas de ações de comunicação interna para se atualizar com as novidades da área.



Vamos lá?


Táticas e estratégia de comunicação nas empresas: qual a sua importância?

Será que é realmente importante investir em táticas de comunicação e estratégia para melhorar ou estruturar a comunicação interna da sua empresa? A verdade é que esse é um dos pilares para fazer a sua empresa funcionar. Veja, a seguir, algumas vantagens:


Alinhamento de propósito entre a empresa e sua equipe

Um dos principais pontos de importância para a elaboração de uma estratégia de comunicação empresarial é a realização do alinhamento de propósito entre os colaboradores e a própria empresa.


Fortalece a cultura organizacional

A cultura organizacional também é otimizada, já que a equipe entenderá qual é o seu propósito na empresa e se sentirá mais pertencente à organização. Ao se sentir mais valorizada, a sua relação com o trabalho é fortalecida.


Auxilia na retenção de talentos

Além disso, colaboradores felizes que se sentem reconhecidos dentro do trabalho podem ter uma facilidade maior em voltar para o mercado de trabalho. Isso é ótimo para a organização, pois ela terá uma equipe que já conhece muito bem o cotidiano da empresa e que já conta com ampla experiência no mercado.


Ações de comunicação interna: conheça as 3 melhores!

Até aqui, você entendeu como as práticas e estratégias de comunicação interna podem auxiliar a sua empresa internamente e trazer ótimos resultados para sua organização. Mas, o que fazer para melhorar esse aspecto? Recomendamos que você siga essas três ações:


Realizar um diagnóstico da comunicação interna atual

Antes de pensar em fazer mudanças na sua comunicação interna, é preciso que você entenda exatamente o que está dando errado e o que está dando certo na estratégia atual, de maneira que essas alterações sejam feitas de maneira inteligente.


É importante que você preste atenção em aspectos como o próprio plano que está sendo utilizado, quais são os meios de comunicação adotados nesse processo e quão efetivos eles têm sido para a empresa.


Não adianta se espelhar em estratégias de comunicação interna implementadas por outras empresas, pois cada uma tem as suas próprias características e metas. O ideal é que o seu plano seja adaptado para o que sua organização realmente precisa.


Também vale a pena conversar com seus colaboradores, para que eles possam oferecer insights sobre como, na visão deles, é possível melhorar a comunicação interna da empresa, já que eles são os principais afetados por ela.


Ter um plano de comunicação

Após conhecer bem como está sendo feita a comunicação interna das empresas atualmente, está na hora de elaborar um plano com base nas informações coletadas por você. Afinal, se você quer mudanças nessa área, é importante que elas sejam executadas com muito planejamento.


Para criar um bom plano de comunicação interna, é importante que a empresa entenda exatamente o seu objetivo com essa estratégia (algo que falaremos melhor a seguir), além de saber os canais que serão utilizados e as pessoas que farão parte desse processo de implementação da nova estratégia.


Também é importante destrinchar a sua estratégia, buscando dividi-la nas etapas e processos que precisam ser realizados para, efetivamente, mudar o modo como a comunicação interna está sendo feita na empresa.


Como exemplo de comunicação interna empresarial, podemos pensar se serão enviadas newsletters para os colaboradores, se existirá alguma rede social interna, se existirão murais, rede de intranet, quais serão os eventos principais, quais palestras serão feitas para o alinhamento interno.


Se sim, quais serão os temas? Dessa forma, você conseguirá visualizar o seu plano de comunicação interna de maneira mais prática, podendo prever gastos e resultados com mais efetividade.

Definir um objetivo para a comunicação interna

Como falamos, é importante que a sua estratégia de comunicação interna tenha um objetivo. Busque definir o que exatamente você quer melhorar em sua comunicação interna e quais resultados você espera alcançar nas mudanças que serão implementadas.


Alguns objetivos nos quais você pode pensar, são:


  • Diminuir o turnover de funcionários;

  • Aumentar o sentimento de pertencimento na empresa;

  • Aumentar o alinhamento de times;

  • Qualificar a interação entre funcionários e empresa.


O objetivo escolhido para sua estratégia de comunicação interna será a base para todas as suas estratégias, uma vez que ela deve estar focada em, justamente, atingir a meta proposta pela sua organização.


Resumindo: para formar uma boa estratégia de comunicação interna é preciso realizar um diagnóstico da comunicação adotada atualmente, ter um plano de comunicação e definir um objetivo para o mesmo.


Assim, entendendo o que fazer para melhorar a comunicação interna da sua empresa por meio de uma estratégia de comunicação eficiente, você terá uma equipe mais alinhada com os seus propósitos e mais engajada com as atividades e processos da organização.


Que tal contar com ajuda profissional para melhorar a comunicação interna e a reputação da sua empresa? Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!


Conte com a Engaje! para melhorar a sua comunicação interna!


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page