top of page
  • engajesite

4 Ações para melhorar a comunicação interna nas empresas


Por muito tempo, acreditou-se que o foco das empresas deveria ser melhorar a comunicação entre ela e o seu público externo, ou seja, seus clientes. Porém, cada vez mais, as instituições estão entendendo a importância de se promover uma boa comunicação interna e, com isso, beneficiar-se de diversas maneiras.


Neste post, você confere 5 ações para melhorar a comunicação interna nas empresas e, dessa forma, permitir que sua empresa consiga se comunicar melhor entre si e, consequentemente, oferecer o melhor produto ou serviço para o seu público.


O que você verá neste post:



Boa leitura!


  1. Invista em tecnologias

A tecnologia é uma grande aliada para melhorar a sua comunicação interna. Algumas delas podem melhorar o engajamento entre a empresa e os colaboradores ou, até mesmo, facilitar as ações de comunicação interna, principalmente em empresas que contam com times remotos.


Essa é uma maneira de, até mesmo, facilitar o trabalho das equipes de RH que comumente são responsáveis por controlar a comunicação interna das equipes e, ao mesmo tempo, garantir um bom ambiente de trabalho.

Tecnologias que podem melhorar a comunicação interna

Veja, a seguir, algumas estratégias e táticas de comunicação por meio de ferramentas que podem ajudar a sua empresa nesse processo:


  • Intranet;

  • Rede social corporativa.

Intranet

Esse é um tipo de rede corporativa na qual o seu acesso é permitido apenas para os colaboradores de determinada empresa. Sua função principal é estreitar a comunicação entre departamentos e unidades, podendo também ser utilizada para publicar informativos ou realizar treinamentos.

Rede social corporativa

Uma rede social corporativa funciona da mesma maneira que uma rede social convencional, porém, de maneira privada. Ela pode ser estruturada em um servidor na nuvem direcionada para estruturar ideias, promover debates ou lançar comunicados oficiais para a equipe.

  1. Elimine ruídos de comunicação

Dar informações incompletas ou excesso de conversas paralelas são exemplos dos chamados ruídos da comunicação interna, que acabam fazendo com que a equipe tenha a sua produtividade comprometida.


Por isso, é importante que a organização invista em manter uma comunicação mais clara e direta possível, para que a equipe entenda o que fazer e consiga se manter focada em suas respectivas atividades.

Aprenda a eliminar ruídos de comunicação

Confira, a seguir, duas dicas interessantes de como eliminar ruídos na comunicação interna da sua empresa:

  • Promova a cultura do diálogo;

  • Direcione a comunicação da empresa para poucos canais.

Promova a cultura do diálogo

O primeiro e mais importante passo é promover uma cultura de diálogo na sua empresa. Dessa maneira, você deixará a sua equipe à vontade para demonstrar quando não entendeu alguma informação passada ou quando estiver com alguma dúvida.

Direcione a comunicação da empresa para poucos canais

Outra dica é direcionar a comunicação da sua organização para poucos canais. O excesso de plataformas as quais os seus colaboradores precisam acompanhar pode fazer com que muitas informações se percam, atrapalhando o andamento das atividades.

  1. Incentive o diálogo entre líder e equipes

A comunicação é um dos pilares para evitar ruídos na comunicação interna. Porém, esse hábito não deve ficar restrito apenas à comunicação horizontal. Os líderes e seus respectivos liderados também precisam conversar entre si.


Colaboradores com uma boa relação com seus líderes conseguem adquirir confiança mútua, além de melhorar o engajamento das equipes, bem como melhorar o clima organizacional e promover a produtividade.

Como melhorar a comunicação entre líderes e equipes

Entenda o que fazer para que a comunicação entre equipes e seus líderes se dê de maneira mais efetiva:


  • Incentive o líder a ser sempre honesto;

  • Promova uma comunicação clara e objetiva.


Incentive o líder a ser sempre honesto

Honestidade precisa ser um dos fundamentos da comunicação entre líderes e seus liderados. Seja para elogios, críticas ou resultados ruins, o gestor precisa saber comunicar essas informações para os colaboradores de maneira clara, porém, humanizada.

Promova uma comunicação clara e objetiva

A verdade é que uma comunicação objetiva e clara deve fazer parte do cotidiano da equipe e do seu líder. Dessa forma, é possível que todas as partes estejam satisfeitas no ambiente profissional, sendo mais fácil lidar com situações imprevistas.

  1. Estimule o cumprimento de metas e objetivos

Pode parecer um pouco óbvio, mas um dos papéis do líder é estimular a sua equipe a cumprir os objetivos e metas estipuladas pela empresa. No entanto, isso não deve ser feito com cobranças, mas pelo enaltecimento da equipe.


Afinal, apenas dar ordens e cobrar resultados da sua equipe sem oferecer nada em troca faz com que seus colaboradores se sintam desmotivados, como se eles não tivessem nenhuma importância na organização, mas sim os resultados que eles conseguem alcançar.

Aprenda como valorizar a equipe

Confira algumas dicas de como valorizar a equipe e estimulá-la no cumprimento de objetivos:


  • Ofereça premiações;

  • Reconheça as conquistas individuais de cada colaborador.


Veja em detalhes cada uma dessas dicas:

Ofereça premiações

Que tal investir em um processo de gamificação das metas da empresa? Ofereça bônus, prêmios ou comissões para quem conseguir atingir os objetivos previamente estipulados. Esse será um incentivo a mais para que se mantenham engajados e focados em obter resultados.

Reconheça as conquistas individuais de cada colaborador

Também é importante que o líder saiba reconhecer e parabenizar as conquistas individuais de cada colaborador. Dessa forma, ele será motivado a sempre melhorar dentro do campo profissional.


Resumindo: eliminar ruídos de comunicação, incentivar o diálogo entre líder e liderados e estimular o cumprimento de metas e objetivos são algumas maneiras de melhorar a comunicação interna nas empresas.


E então? Acha que consegue colocar em prática essas ações para melhorar a comunicação interna nas empresas? Em pouco tempo, você terá uma equipe muito mais engajada e uma comunicação interna muito mais eficiente em sua organização, o que refletirá positivamente na imagem da sua empresa.


E por falar na imagem da sua empresa, confira este outro post em nosso blog, no qual damos algumas dicas de como analisar o seu estado atual!


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page