• engajesite

5 formas de fazer protagonismo e liderança corporativa



Você sabe o que é liderança corporativa? Essa é uma área muito importante para as empresas, visto que os líderes de uma organização devem servir de exemplo para o restante da equipe, além de, muitas vezes, serem a “cara” do negócio externamente.


Neste post, você conhecerá algumas maneiras de fazer protagonismo e liderança corporativa e, dessa forma, entender a importância da liderança nas organizações. Boa leitura!

  1. Apostar em feedbacks na liderança corporativa

Um líder nunca lidera sozinho. Por isso, é essencial colher feedbacks constantes e de pessoas de todos os setores da instituição. Afinal, todo mundo tem uma visão diferente do negócio que pode agregar no modo como você gerencia sua equipe.


Ser um bom líder significa não apenas saber como orientar seus colaboradores para os objetivos que a empresa quer alcançar como também saber ouvir e utilizar os conhecimentos adquiridos pelo restante da organização de modo a melhorar a rotina para todos.

Como receber os feedbacks?

Existem diferentes maneiras de colher feedbacks da sua equipe ou de outros colaboradores da instituição. Uma delas é por meio da realização de reuniões em que as pessoas poderão dar suas opiniões e ideias de como a empresa pode progredir dentro das suas limitações e objetivos.


Na hora de buscar opiniões pontuais, ou seja, análises sobre estratégias específicas que serão ou estão sendo adotadas na instituição, é importante fazer perguntas abertas, que permitam ao entrevistado dar respostas mais elaboradas e propor estratégias de melhoria, caso algum problema tenha sido identificado.

  1. Criar rotinas de comunicação

A comunicação também deve ser algo presente na rotina de um bom líder. Para fazer isso, é importante que ele seja objetivo nas reuniões que fizer e participar, sempre estar presente e dar feedbacks frequentes para a sua equipe.


Sim: além de ouvir opiniões do restante do negócio, ele também deve emitir as suas para os colaboradores de maneira clara e efetiva. É importante que isso não seja efetuado de maneira autoritária.

Qual a importância da comunicação?

Prezar pela boa comunicação empresarial é muito importante, visto que ela pode auxiliar na extinção ou diminuição de especulações e rumores relacionados à organização e seus colaboradores, tanto internamente quanto externamente.


Além disso, também é possível fazer um alinhamento de cultura organizacional e propósitos da instituição, garantindo que toda a equipe realize suas atividades tendo esse importante direcionamento.

  1. Tenha um propósito

É importante estar aberto ao que o restante da instituição tem a dizer, porém você precisa entender qual é a sua função no negócio e quais são os seus objetivos relacionados às metas.


Isso significa que você, muitas vezes, poderá tomar decisões e direcionamentos que, apesar de não terem uma provação completa, serão necessários para manter a equipe direcionada aos objetivos da organização.

Como ser um líder inspirador?

Para ser um líder inspirador, é importante ter um senso de propósito muito forte, que consiga expor sua inspiração, paixão e motivação em seu trabalho. Além disso, seu comportamento precisa estar acompanhado do seu propósito, alinhado à integridade e valores sólidos.


Assim como um líder precisa lidar com a disciplina da sua equipe, é importante que ele também tenha um senso de autodisciplina e consistência em suas ações e posicionamentos. Antes de decidir, ele precisa estar certo de que essa realmente é a melhor opção para a empresa naquela situação.

  1. Saiba delegar

É importante que um líder não busque fazer todas as atividades do seu setor sozinho, porém também é interessante saber como delegar atividades de maneira correta, prezando por uma boa comunicação.


Isso porque, simplesmente pedir para um colaborador realizar uma atividade sem explicar os seus objetivos ou qual a melhor maneira de fazê-lo fará com que aquela tarefa não seja executada da maneira esperada, e isso poderá gerar prejuízos para negócio ou criar uma ideia errada sobre as capacidades profissionais daquele funcionário para com o restante da instituição.


Como delegar tarefas corretamente?

Uma dica para delegar tarefas corretamente é considerar as habilidades de cada profissional, por exemplo: não vale a pena fazer com que um colaborador que tenha ótimas habilidades administrativas realize vendas.


Além disso, mesmo que o líder não realize aquela atividade, é importante que ele tenha conhecimento de todos os processos da organização. Dessa maneira, ele poderá tirar dúvidas e orientar o restante da equipe sobre as atribuições que lhe cabem.

  1. Aposte na educação corporativa

Você já ouviu falar na educação corporativa? Ela é uma estratégia na qual o negócio investe em trazer e disseminar conhecimento na empresa para que, dessa forma, as suas equipes consigam se aprimorar profissionalmente e trazer mais resultados.


Também é importante entender qual é o objetivo da educação corporativa: girar o capital humano, fazendo com que seus colaboradores estejam em desenvolvimento constante, trazendo novidades das suas respectivas áreas para dentro da organização e, dessa forma, trabalhar a reputação corporativa e a obtenção de resultados.


Ao entender melhor quais são as principais formas de fazer protagonismo e liderança corporativa no seu negócio, você pode se tornar um profissional mais completo e que consiga orientar a comunicação organizacional de maneira eficiente, gerando benefícios tanto internamente quanto externamente.


Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail novos conteúdos sobre liderança e comunicação integrada!



1 visualização0 comentário