top of page
  • engajesite

Bolha de tecnologia: tendências que chegaram para ficar

Em constante crescimento na última década, a tecnologia encontrou seu lugar em todos os âmbitos da vida moderna, desde o mundo profissional até o educacional e pessoal. Contudo, essa ascensão meteórica também gera consternação quanto ao surgimento de uma nova bolha de tecnologia.



Nunca antes o mercado tecnológico se mostrou tão fértil como hoje, mas, para nos prevenirmos de repetir os erros do passado, é necessário entender as novas tendências em comunicação, além de ficarmos atentos às bolhas de informação.


O que você vai ver neste post:

A nova bolha da internet

Especulações da nova bolha da internet

Automação

Inteligência Artificial

Cloud Computing e Cyber Security


Boa leitura!

A nova bolha da internet

Para aqueles que têm boa memória, devem se lembrar bem da bolha de tecnologia que aconteceu durante os anos 90 e chegou ao seu trágico fim em março de 2000. Resumidamente, tratou-se de um fenômeno de euforia e de crescimento sem precedentes no mercado tecnológico americano, mas que não gerou lucros tangíveis e o estouro da bolha resultou em inúmeras empresas declarando falência.


Hoje, em uma primeira vista despretensiosa, o mercado tecnológico parece estar em um de seus melhores momentos desde então, mas, ainda assim, há muitos detalhes que ainda podem passar despercebidos pelos olhos mais desatentos.


Entre novembro de 2022 e janeiro deste ano, somente no setor de tecnologia, mais de 230 mil demissões foram feitas, sendo que muitas delas também englobaram os gigantes do setor, como Amazon, Google, Twitter e Meta.


Acontecimentos como esse podem causar muito receio por parte de investidores, e, por isso mesmo, há uma dúvida pairando sobre a possibilidade de uma nova bolha de tecnologia se formar, dada a situação atual do mercado de tecnologia.


Para ilustrar melhor o panorama da bolha de tecnologia original, vale lembrar que um dos principais fatores que contribuíram para sua formação foi o investimento desmedido e sem planejamento feito em diversas empresas do ramo que, na verdade, não geravam lucros.


A bolha se alimentava, principalmente, do mercado especulativo de ações, algo que não dava segurança aos investidores e, muito menos, às empresas que simplesmente entravam no setor de tecnologia por acreditar que era uma forma rápida e fácil de se fazer dinheiro.


Hoje, o panorama é diferente, mas, apesar disso, ainda há similaridades que causam preocupação.


Nos anos 90, os investimentos eram, na sua maioria, feitos sobre capitais de risco em empresas emergentes e que ainda não tinham se consolidado no mercado tecnológico da época, mas eram tidas como “promessas” de se tornarem os novos gigantes do setor.


No contexto atual, em total contrapartida do que ocorreu antes, as empresas já estão devidamente consolidadas e contam com fundações sólidas. No entanto, assim como aconteceu no passado, a baixa taxa de juros do setor tecnológico atrai mais investidores, o que pode gerar um inchaço no mercado e, consequentemente, uma nova bolha especulativa puxada pela demanda de novas tecnologias.


Esse é um cenário extremamente complexo, que, mais do que nunca, exige um olhar detalhista e planejamento constante, para que investidores possam tomar decisões assertivas e que ainda garantam o retorno desejado.

Especulações de nova bolha da internet

Apesar da apreensão em relação à formação de uma nova bolha, ainda há, sim, oportunidades disponíveis para quem quer investir e crescer no mercado de tecnologia. Por exemplo, no Brasil, o crescimento no mercado tecnológico vem crescendo de maneira constante desde 2018 e vem mostrando progressões muito positivas quanto ao futuro.


A transformação digital dentro das empresas vem sendo uma das grandes aliadas desse crescimento, tanto no Brasil como no mundo. Em vista que a modernização no atendimento e na oferta de produtos e serviços para uma melhor experiência por parte dos consumidores tem sido um dos fatores que vêm influenciando as novas tendências no mercado de tecnologia.


Mas vale ressaltar que há, também, uma bolha de informação na internet que limita muitas pessoas a terem o acesso a dados e informações de qualidade, o que acaba por dificultar a tomada de decisões que sejam devidamente bem fundamentadas para o cenário atual do mercado de tecnologia.


No entanto, algumas das tendências que já vêm se provando cada vez mais relevantes para o setor são:


Automação


A automação tem se tornado cada vez mais comum e, por consequência, já é algo que se espera por parte das empresas quando o assunto é atendimento ao cliente e simplificação de processos internos e externos.


Muitas atividades repetitivas já podem ser automatizadas, o que, além de aumentar a produtividade, também pode ser um fator contribuinte para a satisfação de clientes e até impactar positivamente a diminuição da jornada de trabalho de muitos colaboradores.

Inteligência Artificial

O uso da Inteligência Artificial é outra tendência que vem crescendo de maneira constante no mercado de tecnologia. Apesar do conceito não ser novidade, ela vem se provando cada vez mais útil para empresas, especialmente quando somada à automação de processos.


Sistemas dotados de inteligência artificial são ferramentas inovadoras e capazes de se adaptar a diversas variáveis para interpretar dados e elaborar relatórios detalhados para empresas.

Cloud computing e Cyber Security

As populares “nuvens” já estão em toda parte quando se trata de armazenamento de dados, mas junto dela também há a necessidade de que os espaços online estejam devidamente seguros e preparados para neutralizar qualquer tipo de crime cibernético.


Assim, tanto o Cloud Computing quanto a Cyber Security são duas das tendências tecnológicas mais relevantes hoje. Pois, em um mundo cada vez mais conectado, segurança também é indispensável.


Resumo: Há muita especulação e incerteza quanto ao advento de uma nova bolha da internet, no entanto, o cenário atual se mostra diferente dos anos 90. Ainda há oportunidades reais para aqueles que queiram investir no crescente mercado de tecnologia hoje, mas isso vai exigir um olhar muito mais detalhista e planejamento constante.


Sabendo do cenário atual da nova bolha da internet e quais são suas melhores oportunidades, é de extrema importância que você conte com boas estratégias que cativem seu público. Por isso, conte com a Engaje! para cuidar da reputação da sua empresa e ver a sua marca decolar!


2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page