top of page
  • engajesite

Comunicação digital: principais ferramentas e suas vantagens


A comunicação digital é uma inovação indispensável hoje para empresas e marcas que querem ser vistas. Pois, é através do uso das inovações tecnológicas na comunicação que podemos nos relacionar com nossos clientes de maneiras mais dinâmicas e instigantes.


A comunicação em mídias digitais possibilita um alcance muito maior para a mensagem da sua marca e facilita o acesso à ela por seu público-alvo. Portanto, os benefícios e a chance de captação de dados que é possível através da comunicação digital hoje é uma ferramenta indispensável para empresas.


Quando utilizada da maneira correta, ela será o diferencial para as campanhas de marketing, assim como para a captação de novos clientes e até o engajamento por parte do seu público-alvo e de seus funcionários também.


Neste post, vamos discutir sobre como a comunicação digital emprega versatilidade e não só para empresas e marcas, mas também para os consumidores. Vamos entender qual o seu papel no cotidiano para ambos os casos e quais as ferramentas que podem ser utilizadas para alcançar os melhores resultados através das mídias digitais.


O que você vai ver neste post:

O que é comunicação digital? Os 4 pilares da comunicação digital

Relacionamento

Engajamento Conteúdo Presença

3 Ferramentas indispensáveis na comunicação digital

  1. Sites e Blogs

  2. Email Marketing

  3. Marketing de conteúdo


Vamos lá e boa leitura!

O que é comunicação digital?


Primeiramente, vamos entender o que é a comunicação digital. Basicamente, estamos nos referindo à troca de informações, mensagens e propaganda através da internet, contando com uso de canais totalmente digitais, como as redes sociais, sites, blogs e afins. No entanto, a comunicação em mídias digitais também pode figurar fora da internet.


Ressaltando ainda que a comunicação digital abrange a todos, desde clientes até os funcionários de uma empresa. Tudo isso através de mídias rápidas e de fácil consumo para demográficas distintas.


E graças ao atual cenário da sociedade, onde estamos cada vez mais conectados, a comunicação digital está em todos os lugares. Seja nas redes sociais ou nos corredores dos mercados, escolas e empresas.

Os 4 Pilares da Comunicação Digital

A comunicação digital também é a soma das partes de 4 conceitos que estão diretamente ligados ao ato de se comunicar de forma clara e coesa. Esses conceitos são:


  • Relacionamento;

  • Engajamento;

  • Conteúdo;

  • Presença.

Vamos entender melhor cada um deles e como eles se aplicam dentro da comunicação digital:

Relacionamento

Ter um bom relacionamento com seus clientes é a chave para o sucesso. E no mundo digital em que vivemos hoje, ter a sua marca acompanhando seus clientes onde quer que eles estejam é essencial para criar laços mais duradouros.


Ter presença digital ou fisicamente com estratégias DOOH (digital out of home) no dia a dia de seus clientes será o diferencial que tornará sua marca uma referência não apenas para os clientes mais fiéis, bem como para aqueles que estejam em busca do produto ou serviço que você tenha a oferecer.


Assim, as empresas podem se situar nos ambientes digitais e físicos pertinentes aos seus clientes. Isso pode facilitar o acesso às informações de que eles precisam para saber mais sobre a sua marca.

Engajamento

O engajamento é o convite aos clientes para se tornarem parte mais ativa no relacionamento com sua empresa ou marca. Aqui, o objetivo é de fato fidelizar o cliente, para que ele se torne um dos principais promotores da sua marca.


É a partir desse momento que as campanhas e estratégias de marketing serão protagonistas do processo.


Pois, para que o investimento na comunicação digital seja de fato efetivo, ser inovador, tanto nas campanhas digitais ou nas mídias externas, para conseguir cativar o público-alvo deve ser o foco de suas campanhas.

Conteúdo

Ter conteúdo que seja feito com cuidado e atenção e que seja oferecido com a frequência correta pode render ótimos resultados. Por isso, é importante manter sites e blogs e outras plataformas devidamente atualizadas para seus clientes. Do contrário, eles podem ter o efeito contrário, dando a impressão de abandono e de falta de comprometimento não só com os clientes, mas com a marca em si.


Para realmente fidelizar seus clientes, ter um site que além de ser um canal confiável de informações, também ofereça outras funcionalidades e conteúdos pertinentes aos seus clientes, será um diferencial muito importante.

Dessa forma, os clientes se sentirão melhor amparados por sua empresa ou marca.

Presença


A soma dos pilares anteriores são a base para o quarto, a presença nos ambientes digitais. Já que para se comunicar de forma efetiva é necessário estar presente.


Na sociedade atual, estar conectado na internet, tanto para trabalho como para o lazer, é uma realidade incontestável. Portanto, para se ter visibilidade nos espaços digitais, é necessário estar presente nas realidades e no cotidiano das pessoas.


Ter presença de fato é estar à disposição do seu público-alvo, para gerar mais interatividade e incentivá-los a conhecer e consumir mais da sua marca.

3 Ferramentas indispensáveis na comunicação digital

Agora que já entendemos o que é e qual a relevância da comunicação digital, vamos conhecer 3 das ferramentas mais importantes para que sua comunicação seja efetiva nos ambientes digitais:


  • Sites e Blogs;

  • E-mail Marketing;

  • Marketing de Conteúdo.

Vamos entender mais a fundo qual a importância de cada uma:

1 – Sites e Blogs:

Ter um espaço ou plataforma para que sua marca possa estar presente no ambiente digital é fundamental.


Com um blog, você pode disponibilizar informações e conceitos relevantes para seu público e ainda centralizá-los em um espaço coeso. A ferramenta deve ser de fácil acesso e navegação, sendo assim um ótimo chamariz para novos clientes.


Com um site, por exemplo, uma plataforma de e-commerce, você terá à disposição uma ferramenta de vendas atuando 24 horas por dia, 7 dias por semana, facilitando todo o processo de compra e conversão de seus clientes.

2 – E-mail Marketing:

O e-mail marketing é uma ferramenta muito útil para que você possa repassar informações relevantes para seus clientes.


Mas antes de tudo, é importante saber bem quem são seus leads e clientes de fato, para que as informações repassadas nesses e-mails sejam realmente pertinentes para cada tipo de cliente ou lead.


A partir do momento em que sua empresa já tem uma base sólida de quem são seus clientes e seu público-alvo, estratégias de email marketing bem delineadas podem render boas conversões.


Conteúdos personalizados e mais humanizados distribuídos através de emails que sejam encaminhados nos momentos certos são uma ótima forma não apenas de se manter contato com seus clientes, bem como para convidá-los a conhecer mais sobre sua marca ou até mesmo fazer uma compra.

3 - Marketing de Conteúdo:


Quando falamos em marketing de conteúdo, estamos nos referindo a tudo aquilo que sua empresa ou marca deixará à disposição de seus clientes para encantá-los e levá-los até uma conversão. Esses conteúdos podem ser artigos de blog, e-books, infográficos, vídeos e postagens em redes sociais.


Oferecer conteúdos de qualidade e que se comuniquem com seus clientes em níveis mais humanos e pessoais é uma estratégia valiosa para que você possa interagir e conhecer melhor quem são as pessoas que compram o seu produto ou serviço.


Dessa forma, você poderá obter mais dados relevantes de como melhor atendê-los e como produzir ainda mais conteúdos que sejam pertinentes para eles.


Para saber mais sobre como engajar seus clientes e como melhorar sua reputação, confira nosso outro post sobre engajamento nas mídias sociais. Também fique por dentro das novidades do mundo da comunicação assinando nossa newsletter.

36 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page