top of page
  • engajesite

Comunicação inteligente: sua empresa apostando fora da bolha


Ter uma comunicação inteligente pode ser um divisor de águas para o crescimento da sua empresa e, até mesmo, para melhorar a sua reputação! Por isso, está na hora de rever como a sua empresa conversa com seus públicos interno e externo.


Neste post, falaremos sobre pensamentos fora da bolha na cultura digital, bem como explicar mais sobre os canais de comunicação mais importantes para a sua empresa. Também daremos algumas dicas de como ter uma comunicação mais inteligente em sua organização.


O que você verá neste post:

Vamos lá?

Pensamentos fora da bolha na cultura digital

Muitas empresas se contentam em apenas copiar as ideias e pensamentos tidos por outras organizações. Mesmo que essa seja uma estratégia que dê certo a curto prazo, a verdade é que isso pode deixar a sua instituição sem personalidade, ou pior, impedir com que ela realmente converse com seu público.



Por isso, é importante que as empresas criem uma comunicação que atenda principalmente às necessidades e particularidades do seu público. É preciso sair da bolha do comum e buscar ter um olhar mais introspectivo do ambiente em que elas estão inseridas.


A cultura digital pode ser uma grande aliada, uma vez que ela permite que gestores possam receber uma grande e diversa quantidade de informações sobre o seu público, sobre o seu mercado e outras novidades que podem ser implementadas de alguma maneira em seu negócio.

Porém, é importante que a organização saiba utilizar essas informações de forma sábia e, principalmente, conseguir expor o resultado dessas pesquisas de maneira inteligente e nos canais de comunicação certos.

Canais de comunicação mais importantes na atualidade

Mas afinal, quais são os canais de comunicação utilizados pelas empresas que investem numa comunicação inteligente e fora da bolha? Veja, a seguir, alguns exemplos e identifique aqueles que mais têm a ver com o seu público.


  • Redes sociais;

  • E-mail;

  • Telegram e WhatsApp.

Redes sociais

As redes sociais são uma ótima maneira de conversar com seu público, particularmente o externo. Seus futuros e atuais clientes podem conhecer melhor a sua empresa e ter uma maior conexão com ela.

E-mail

O e-mail é muito usado para uma conversa mais objetiva com seu público, além de também ser muito utilizado na comunicação interna das organizações. Esse também é um canal de comunicação que oferece uma grande possibilidade de metrificação.

Telegram e WhatsApp

O Telegram e o WhatsApp podem ser utilizados como um tipo de chat, no qual o seu público consegue ter um contato mais direto com a sua marca, o que é ótimo para tirar dúvidas, fechar negócios ou enviar informações importantes.

Inovações tecnológicas na comunicação

O mercado já percebeu que a comunicação inteligente é um divisor de águas para o sucesso e boa reputação de uma empresa. Por isso, novas tecnologias estão aparecendo para tornar esse processo mais fácil e eficiente:


  • Mundos virtuais;

  • Rede social corporativa;

  • Telepresença.


Mundos virtuais

Os mundos virtuais são uma novidade (não tão nova assim), que permitem com que seja possível ter uma conexão mais presente com pessoas que estejam geograficamente distantes.

Rede social corporativa

A rede social corporativa é um ótimo investimento para empresas que querem melhorar a comunicação interna entre as suas equipes, além de estimular o seu engajamento na realização de projetos, tarefas e no repasse de novas informações.

Telepresença

Você já ouviu falar em telepresença? Ela é o uso de tecnologias para fazer com que pessoas estejam em um mesmo ambiente virtual, mesmo que em regiões geográficas diferentes.


Dessa maneira, é possível promover encontros mais próximos com colaboradores ou futuros clientes, mesmo que eles estejam distantes fisicamente.

Como ter uma comunicação inteligente na empresa

Agora que você já sabe um pouco mais sobre comunicação inteligente e já conhece alguns canais de comunicação que podem ajudar em sua implementação, está na hora de conferir na prática algumas dicas de como ter uma comunicação mais eficaz:


  • Cuide do posicionamento da sua marca;

  • Saiba entregar mensagens de maneira eficaz;

  • Monitore para aprender.

Cuide do posicionamento da sua marca

Tenha em mente que uma comunicação inteligente também é uma comunicação focada no posicionamento de marca. Por isso, é importante que ela seja feita de maneira completa e que consiga educar sobre o seu produto e também sobre o mercado em que ele está presente.

Saiba entregar mensagens de maneira eficaz

A partir de agora, a sua comunicação precisa ser baseada em dados atualizados sobre o seu público-alvo. Dessa forma, é possível criar uma persona mais específica que condiz melhor com a realidade de seus clientes.

Monitore para aprender

Como falamos, a comunicação inteligente é baseada em dados, então é importante que a empresa esteja sempre de olho em seus indicadores de performance e métricas para que eles estejam sempre atualizados.


Resumindo: investir em uma comunicação inteligente é conhecer melhor o seu público e se utilizar das novas tecnologias para conseguir gerar mais conexão e melhorar a reputação da sua marca.


Portanto, você entendeu o que é a comunicação inteligente, quais os canais de comunicação mais utilizados nessa técnica e também conheceu algumas dicas de como implementá-la na prática. Agora, está na hora de botar tudo que aprendeu pra jogo.


Que tal contar com o auxílio da Engaje! para uma comunicação mais integrada e inteligente? Entre em contato conosco e saiba mais!

3 visualizações0 comentário
bottom of page