• engajesite

Defesa de Reputação empresarial: 5 coisas que precisa fazer

Atualizado: há 6 dias



Uma situação que muitos gestores não querem passar é a de uma crise que afete sua reputação empresarial. Ter o prestígio da sua organização abalado pode trazer prejuízos de diversas maneiras, que podem levar algum tempo para serem mitigados.


Por isso, preparamos este artigo com 5 coisas que você precisa fazer para uma boa defesa de reputação do seu ambiente de trabalho e garantir uma visão positiva do seu empreendimento por parte do seu público alvo.


Vamos lá?

1. Fazer um mapeamento de risco

A melhor maneira de lidar com um problema que afete a sua reputação empresarial é justamente evitar com que ele aconteça. Por isso, é importante que você crie um mapeamento de risco o mais breve possível.


O mapeamento de riscos se refere a uma representação de todos os principais fatores que podem colocar em risco a reputação da sua empresa, para que toda a organização tenha conhecimento desses fatores e evite-os durante a realização de suas atividades.


Como fazer um mapeamento de risco?

Para fazer um mapa de risco, é preciso listar todos os problemas que podem gerar uma crise na reputação do seu negócio e, então, avaliar qual a probabilidade dessa situação ocorrer e qual a sua gravidade para o empreendimento.


Um exemplo seria a divulgação acidental de informações sigilosas de um cliente, produto ou serviço da organização para o público. Essa situação pode ter uma probabilidade média de acontecer, porém, pode oferecer altos riscos para a reputação da empresa.


2. Ter um plano de comunicação para eventos críticos

Outra atitude que você precisa fazer com antecedência é a elaboração de um plano de comunicação para eventos críticos. Ele nada mais é do que um tipo de roteiro criado para melhorar a comunicação interna nas empresas em momentos de crise.


Dessa maneira, elaborar respostas rápidas e orientadas para o objetivo daquela comunicação externa é possível durante esse momento tão delicado em que uma mensagem mal transmitida pode piorar a situação.


Como fazer um plano de comunicação para eventos críticos?

Para fazer um plano efetivo para os canais de comunicação, primeiramente é preciso definir o posicionamento da marca. Para fazer isso, vale a pena fazer pesquisas e grupos focais e coletar informações de diversas áreas dentro da empresa para entender as suas percepções sobre a comunicação empresarial.


Além disso, é interessante definir qual será o objetivo dessa comunicação de maneira macro e micro. Uma dica é utilizar o método SMART, para você conseguir definir metas que sejam específicas, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporizáveis.


3. Capacitar sua equipe para a defesa da reputação

Outro fator muito importante que definirá o sucesso da sua defesa de reputação empresarial é a capacitação da sua equipe para essa finalidade. E para fazer isso, é preciso entender como fazer comunicação interna nas empresas e incluir esse treinamento.


É necessário que o empreendimento tenha porta-vozes para falarem em nome da empresa quando for oportuno, pois poderão lidar melhor com entrevistas e passar para o público a imagem esperada para aquele momento. Porém, todos os colaboradores também precisam entender o que devem fazer nessa situação.


Como treinar a equipe para a defesa de reputação?

Existem agências de comunicação integradas, como a Engaje!, que oferecem treinamento para situações de crise. O serviço avaliará quais são as necessidades da organização naquele momento e em possíveis crises para a criação de linhas de ação específicas.


É oferecida toda a orientação e treinamento necessários para diminuir os impactos que a crise tem gerado no empreendimento, além de ajudar a elaborar uma estratégia inteligente para garantir o crescimento da reputação.


4. Adotar uma gestão de crise pautada na comunicação estratégica

Você sabe o que é uma gestão de crise? Esse é um método administrativo focado na redução de prejuízos monetários e de reputação durante um momento de crise na empresa, que pode ter causas internas ou externas.


Qualquer negócio pode passar por momentos críticos, então é muito importante que ela esteja preparada e até mesmo antecipe essas situações desagradáveis para que elas afetem o mínimo possível a organização.


Como fazer uma gestão estratégica de crise?

O planejamento estratégico deve ser a base da estruturação da sua gestão de crise. Ter conhecimento sobre a sua própria empresa, sobre o seu público e situações que podem colocar em risco a reputação da instituição é o que dará o norte para o seu plano de ação.


Se o negócio se encontra em uma crise, é recomendado fazer um diagnóstico da situação atual para, assim, ter uma dimensão da situação e começar a elaborar as estratégias para defender a reputação empresarial.


5. Alinhar a comunicação interna e externa

Durante um período de crise (e antes também), é muito importante que a comunicação externa nas empresas e interna do seu empreendimento esteja alinhada, “falando a mesma língua”. Afinal, ruídos ou informações conflitantes nesse momento podem piorar ainda mais a situação.


Como fazer o alinhamento da comunicação?

O primeiro passo para fazer o alinhamento e entender a importância da comunicação externa nas empresas em alinhamento com a interna é compreender o objetivo da organização. Ao saber o que a empresa é e o que ela passará para o seu público e colaboradores, é mais fácil criar uma padronização que tenha os mesmos objetivos.


Também é interessante fazer o alinhamento de setores relacionados com a comunicação externa organizacional e interna (marketing e redes sociais, RH, relações públicas) para que as áreas façam uma troca de informações e se organizem para um diálogo efetivo com os consumidores e público interno.


E então? Conseguiu entender como fazer uma defesa de reputação empresarial eficiente em seu empreendimento bem como alinhar a comunicação interna e externa? É importante que você conte com o auxílio de uma agência integrada que possa criar soluções inteligentes para o crescimento da imagem da sua organização.


Conheça a equipe da Engaje! Comunicação e saiba como a expertise de cada profissional lhe auxiliará a ter uma comunicação mais integrativa, eficiente e que garanta a boa reputação da sua marca!





10 visualizações0 comentário