top of page
  • engajesite

Inovação na comunicação: 5 tendências tecnológicas


Nos últimos anos, as mudanças no mercado de comunicação foram evidentes, principalmente levando em consideração que a cultura digital tornou-se parte indispensável do comportamento de pessoas e empresas, uma verdadeira inovação na comunicação contemporânea.


Mesmo durante a pandemia, as inovações tecnológicas na comunicação foram constantes e continuam a galgar patamares mais altos e relevantes. Agora, em 2023, com o retorno dos eventos presenciais ou mesmo com a adoção dos formatos híbridos de trabalho, muitas expectativas ainda estão no ar sobre como o mercado de comunicação será daqui em diante.


Neste post, vamos discutir 5 tendências para o futuro da comunicação.

O que você vai ver neste post:

Mais vídeos Serviços de busca por voz

O Marketplace hoje Marketing mais direcionado aos smartphones Mais estratégias Data Driven


Boa leitura!

Mais vídeos nas redes sociais

O uso de vídeos curtos para a priorização e a retenção de usuários já é uma realidade, muito disso se deu pela popularização do TikTok, que fez com que outras redes sociais, como o Instagram, também adotassem o formato de vídeos ao invés de apenas imagens estáticas. O foco é dar maior visibilidade para conteúdos mais vivos e interativos.


Essa é uma tendência que veio para ficar, o que mostra porque as redes sociais devem investir cada vez mais nesse tipo de conteúdo, já que a recepção por parte dos usuários tem sido muito positiva quanto ao consumo de vídeos curtos.


Portanto, usar o formato de vídeos curtos para promover sua empresa, marca ou produto nas redes sociais é uma estratégia extremamente válida para se conectar com seu público-alvo. Seja com vídeos institucionais ou de humor, essa é uma tendência que só deve crescer nos anos futuros também.

Serviços de busca por voz

No mundo conectado de hoje, estamos sempre fazendo pesquisas, sejam elas recreativas, por produtos ou serviços. E nesse panorama cada vez mais dinâmico, as buscas no Google também evoluíram, onde as buscas por comando de voz vêm se tornando cada vez mais práticas e comuns.


Seja com assistentes digitais como Siri, Alexa ou o próprio Google, a facilidade da busca por voz, que antes era usada apenas para perguntas curtas, hoje em dia já é possível realizar pesquisas mais elaboradas e completas.


Essa é uma mudança que deve ser devidamente implementada por novas estratégias de SEO, que possibilitará maior confiabilidade para os usuários que optarem por usar a busca por voz. Isso porque, uma pesquisa realizada em 2012, 47% dos usuários dizem já usar a pesquisa de voz regularmente.


Essa mudança no comportamento das pessoas nos ambientes virtuais se deu muito devido ao distanciamento social, mas ainda assim, foi algo que veio para ficar. Pois, com pessoas cada vez mais conectadas, as marcas e empresas devem fazer o possível para acompanhar essas transformações também.


Neste ano, essas mudanças nos hábitos de pesquisa dos usuários estão mais consolidadas, e essa é uma chance para conhecer ainda mais o perfil do seu público-alvo e como melhor se comunicar com ele.

O Marketplace hoje

Assim como seu comportamento nas pesquisas mudou, o comportamento dos usuários na hora de fazer compras também passou por mudanças significativas durante a pandemia.


Hoje, dado o panorama que enfrentamos durante o distanciamento social, dispomos de muitas facilidades na hora de fazer compras, sejam eletrônicos, roupas e calçados e até mesmo compras de mercado. Tudo pode ser feito pelo computador ou através de app para celulares.


Para atender a essas novas demandas de consumo, as empresas e grandes marcas tiveram de atualizar e aperfeiçoar seus websites, a fim de melhor suprir essas necessidades, tornando seus serviços de atendimento online mais simples e intuitivos.


E não só nas empresas varejistas essas mudanças puderam ser notadas. Redes sociais como Instagram e Facebook também se adaptaram, usando de suas bases de usuários como uma vitrine e abrindo um espaço de marketplace para pequenos comerciantes fazerem seus anúncios e venderem seus produtos dentro da plataforma.


Portanto, se você busca maior visibilidade para sua marca, produtos e serviços, não deixe de investir em bons conteúdos para as redes sociais. Boas fotos, vídeos e outros materiais de divulgação dentro dessas plataformas podem ser os chamarizes perfeitos para seu empreendimento.

Marketing mais direcionado aos smartphones

Hoje, no Brasil, existem mais de 240 milhões de smartphones ativos. Além da comodidade e da facilidade de uso que o dispositivo proporciona ao usuário, os hábitos de consumo estão cada vez mais voltados exclusivamente para os smartphones.


Por isso, a adaptação de websites que sejam melhor formatados para visualização nos aparelhos portáteis é extremamente importante para se manter relevante. Essa é uma tendência que já vem ocorrendo há alguns anos e deve aumentar de forma considerável em um futuro próximo.


A maioria esmagadora dos usuários acessa as redes sociais, market places e apps diversos através de seus smartphones. Portanto, ter conteúdos que sejam devidamente destinados para esses dispositivos é uma necessidade para as empresas e marcas hoje. Apostar somente nos formatos para computadores pode acabar por alienar sua abrangência e comprometer seus resultados.


Atente-se ao formato do seu conteúdo sempre e certifique-se de que ele seja legível, de fácil acesso e visualmente agradável para os usuários que acessem através dos smartphones.

Mais estratégias Data Driven

Estratégias de comunicação baseadas em Data Driven já são comuns hoje em dia, no entanto, muitas empresas ainda não dão a devida atenção na elaboração de planejamentos baseados nos dados de suas demografias, o que pode ser um detrator para seus resultados.


Certifique-se de que sua empresa tenha de fato um planejamento bem elaborado e baseado em dados de qualidade e na boa comunicação interna para melhor mapear, compreender e atender seu público-alvo.


Esse planejamento será essencial para entender melhor o comportamento de pesquisa e de consumo da sua demografia e como sua empresa poderá estabelecer um melhor relacionamento com seus clientes.


Analisando o perfil de seus clientes, você conseguirá identificar como melhor atendê-los e como consolidá-los como apoiadores fiéis da sua empresa ou marca. Dessa forma, além de consumirem seus produtos e serviços, eles também serão sua principal fonte de marketing boca a boca.


Por fim, essas são algumas das tendências do mercado de comunicação e marketing para esse ano e os próximos.


Para saber ainda mais sobre como você pode criar um relacionamento mais próximo com seu público-alvo, confira em nosso outro post sobre como o rebranding da sua marca pode ser o diferencial que você precisava!

13 visualizações0 comentário
bottom of page