top of page
  • engajesite

Os impactos de uma má comunicação

Se você está percebendo que a sua empresa está com uma má comunicação, é importante identificar as causas disso e, principalmente, buscar estratégias para melhorar a sua comunicação.


Neste post, explicaremos qual o real poder da comunicação para as empresas, como a comunicação interna pode causar danos para as organizações e como isso pode afetar, até mesmo, a sua reputação.





Vamos lá?

Qual o poder da comunicação?

A comunicação é um dos pilares de crescimento de qualquer empresa. Afinal, ela garante que todos os colaboradores estejam alinhados de diferentes maneiras, impactando na sua produtividade e nos resultados alcançados.

É por meio da comunicação que é possível informar suas equipes sobre os projetos que elas farão, andamento de processos e o oferecimento de feedbacks positivos e negativos visando a melhoria do trabalho que está sendo feito.


Os colaboradores precisam entender o que está acontecendo com a empresa para que possam investir em maneiras de melhorar os pontos do seu trabalho que não estão tão bons assim. Não se pode cobrar por algo que nem foi pedido.


Por isso, a organização precisa investir em estratégias para otimizar cada vez mais a sua comunicação interna e fazer com que a relação entre líder e liderados seja a mais transparente e próxima possível.

Quais os problemas da falta de comunicação interna nas empresas?

Mas afinal, quais os problemas que uma empresa pode enfrentar com uma má comunicação interna? Veja, a seguir, alguns exemplos que podem estar acontecendo na sua empresa neste exato momento.


  • Diminuição da moral dos trabalhadores;

  • Problemas de relacionamento;

  • Falta de feedbacks.

Diminuição da moral dos colaboradores

Uma das consequências da má comunicação interna é a diminuição da moral e confiança dos colaboradores, uma vez que eles não estão recebendo instruções adequadas sobre suas atividades e nem feedbacks sobre o seu desempenho.


Com isso, a equipe não consegue compreender se está fazendo um bom trabalho e começa a se julgar negativamente, tendo a impressão de que são profissionais ruins e que não estão atendendo às expectativas da empresa.

Problemas de relacionamento

Também podem existir diversos problemas de relacionamento entre os funcionários, como o excesso de conversas paralelas ou até mesmo rivalidade entre equipes e colaboradores. Esses casos acabam fazendo com que a equipe perca seu foco no que realmente importa: seu trabalho.

Falta de feedbacks

A falta de feedbacks também é um problema muito comum em empresas que não apresentam uma boa comunicação interna. Os colaboradores precisam entender o que estão errando e o que podem fazer para melhorar enquanto profissionais.


Ao mesmo tempo, a falta de feedbacks positivos também pode desmotivar a equipe, já que eles não se sentem valorizados, mas sim cobrados o tempo todo, sem uma expectativa de reconhecimento por um trabalho bem feito.

Como a má comunicação pode afetar a reputação da sua empresa?

A falta de comunicação em uma empresa não causa danos apenas internamente, mas também pode afetar até mesmo a reputação e imagem da sua empresa tanto entre os seus colaboradores quanto para o seu público externo.


Afinal, essa situação acaba gerando alguns problemas que, se não solucionados, podem comprometer a qualidade dos produtos e serviços que você oferece ao seu público. Por consequência, oferecer uma experiência ruim para os seus clientes fará com que eles não tenham uma boa imagem da sua organização.


Também existe outro lado: problemas de comunicação podem gerar crises internas, que podem acabar chegando aos ouvidos do seu público. E mesmo que isso não aconteça, a sua reputação interna ainda ficará comprometida. Por isso, é muito importante identificar quando a sua empresa está enfrentando problemas de comunicação e buscar estratégias para resolver esse problema, uma vez que ela pode causar danos de diversas maneiras na reputação e no andamento das suas atividades.


Por que esse problema acontece?

A falta de comunicação em uma empresa não acontece do nada: existem algumas razões que podem fazer com que esse problema apareça ou se agrave, sendo importante que gestores e líderes prestem atenção nesses detalhes para resolvê-los o mais rápido possível.


  • Falta de clareza;

  • Baixo entrosamento entre os colaboradores;

  • Lideranças que não sabem ouvir.


Vamos lá?


Falta de clareza

Ser um gestor que pensa com base em suposições (ou permite com que a sua equipe pense dessa forma) acaba gerando uma série de conflitos. Por isso, ambas as partes precisam ser bastantes claras ao dar instruções e tirar dúvidas para que todos “estejam na mesma página”.


Baixo entrosamento entre os colaboradores

Mesmo no caso de empresas que trabalham remotamente, os colaboradores precisam trabalhar em conjunto e o baixo entrosamento pode resultar em falhas de comunicação ou até mesmo conflitos.


Lideranças que não sabem ouvir

Mais do que liderar, um bom líder também precisa ouvir sua equipe. É preciso entender quais são as dificuldades enfrentadas por seus colaboradores ou até mesmo receber feedback de alguma atitude que não foi bem recebida e que deve ser revista.

O que fazer para evitá-lo?

Para melhorar a comunicação da sua empresa, você pode apostar em duas dicas principais: identifique e elimine os ruídos de comunicação presentes na sua empresa e busque uma maneira de centralizar as informações passadas e recebidas internamente, por meio da utilização de canais de comunicação.


Resumindo: uma má comunicação interna faz com que seus colaboradores se sintam perdidos na organização. A falta de feedbacks adequados pode refletir na produtividade da equipe por receio de estarem sendo profissionais ruins.


Assim, entendendo quais são os impactos de uma má comunicação em sua empresa, além da importância da comunicação, você poderá tomar mais cuidado com este importante pilar para o desenvolvimento do seu negócio e do ganho de reputação para a sua marca.


E por falar em reputação, como está a imagem da sua organização atualmente?


14 visualizações0 comentário
bottom of page