top of page
  • engajesite

Propósito empresarial: a importância de um time alinhado


Você já deve ter ouvido por aí sobre propósito empresarial, porém, você sabe qual a sua importância e como ele pode impactar o alinhamento da sua equipe internamente, melhorando a sua produtividade e os resultados alcançados?


Neste post, explicaremos o que é o propósito empresarial, qual a sua importância para as organizações e, também, daremos alguns exemplos para que você possa direcionar melhor esse fator da sua instituição.


Vamos lá?


O que é o propósito empresarial?

Basicamente, o propósito empresarial é um motivo pelo qual a sua organização existe. É esse propósito que direciona a cultura, a missão e os valores da sua instituição, uma vez que todos devem ter o mesmo objetivo.


Uma das maneiras de se definir o propósito de uma empresa é por meio do Golden Circle. Nele, a gestão deve definir o “porquê”, o “como” e o “o quê” da empresa. Assim, é possível que todos tenham um direcionamento sobre a organização e o que ela cogita alcançar.


Por meio do propósito empresarial é que a empresa consegue identificar a sua mensagem própria e, principalmente, passá-la para seus colaboradores e clientes, permitindo que eles entendam e se familiarizem melhor com a instituição.


Dito isso, é muito importante que a empresa não busque copiar propósitos de outras, mesmo daquelas que atuam no mesmo ramo, uma vez que a instituição precisa ser única e se destacar das demais do mercado.


Por que é importante para as organizações?

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Korn Ferry, 90% dos colaboradores que trabalham em uma empresa com propósito se sentem mais motivados, o que é ótimo para se ter uma equipe altamente engajada e produtiva.


Outro ponto que mostra a importância de se ter um propósito empresarial é fazer com que a organização tome suas decisões de maneira mais inteligente e focada nos reais objetivos da instituição.


Dessa forma, a empresa perde menos tempo em estratégias que, mesmo que funcionem, não a ajudarão a chegar no seu objetivo final e nem conversarão com as pessoas que ela quer alcançar. Ah, e tenha em mente que, apesar de ser interessante, nem sempre o propósito da empresa está ligada a questões sociais ou ambientais: o mais importante é servir como norte para a empresa e sua equipe.


Quais os exemplos de propósito de uma empresa?

Para que você consiga entender de maneira mais clara esse tema, separamos, a seguir, um exemplo de propósito de uma empresa para que você perceba, na prática, quais foram as opções escolhidas por algumas instituições:


  • Grupo Algar;

  • Kellog;

  • ING.


Vamos lá?


Grupo Algar

“Gente servindo gente” é o propósito da empresa Algar. É um propósito simples, mas que consegue direcionar toda a equipe e as decisões da empresa para o seu objetivo principal, que é, justamente, servir as pessoas.

Kellogg

Já o da Kellogg, que é “Nutrindo famílias para que elas floresçam e prosperem”, também consegue direcionar melhor o que é a empresa e seus objetivos. Perceba que os seus produtos contam com um “motivo” maior do que apenas nutrir por meio da alimentação.

ING

Empoderando pessoas para estarem um passo à frente na vida e nos negócios” é o propósito empresarial defendido pela ING, que também tem a preocupação de colocar os seus clientes como prioridade.


Como definir um propósito empresarial?

Até aqui, você entendeu o que é o propósito empresarial, qual a sua importância e, até mesmo, viu alguns exemplos adotados por outras grandes empresas do mercado. Agora, está na hora de colocar todo esse conhecimento em prática e definir o propósito da sua organização.

Entenda qual a contribuição da sua empresa

O primeiro passo para definir o seu propósito empresarial é identificar de que maneira a sua empresa está mudando a vida dos seus clientes. Essa é a melhor maneira de mostrar como a sua marca está se diferenciando das demais existentes no mercado.

Tenha em mente que essa é uma escolha natural

Outro ponto importante é que a escolha do propósito empresarial não pode se basear apenas no que os gestores querem para a empresa: ela deve vir de maneira natural, sendo algo que realmente já esteja incorporado no DNA da instituição. Ofereça valor ao cliente

Atualmente, as pessoas não se interessam por um produto apenas pelo seu preço: as empresas precisam oferecer algo a mais, um valor extra ao produto ou serviço que elas oferecem. Pense no "porquê" do seu público adquirir esses itens e incorpore ao propósito empresarial.


Alinhamento de equipe e valores empresariais: qual a relação?

Como explicamos, o propósito empresarial não é útil apenas para o seu público externo, mas para a sua própria equipe, fazendo com que ela tenha um melhor alinhamento interno e possa atuar visando ao objetivo maior da organização.


Assim como os seus consumidores precisam ter uma razão para comprar os seus produtos e serviços, os seus colaboradores também precisam ter uma motivação maior e entender que fazem parte de algo e não apenas trabalham para ele.


Dessa forma, a sua equipe se sentirá mais motivada, entenderá a sua importância na empresa e se empenhará em trazer os melhores resultados e ideias que ajudarão a organização a atingir os seus objetivos mais rapidamente.


Porém, além da definição do propósito empresarial, ele também deve ser exposto de maneira clara para a equipe. Isso pode ser feito por meio de reuniões de equipe e a aplicação prática dos valores defendidos pela empresa.


Resumindo: ter um time alinhado com o propósito empresarial da empresa permitirá que a equipe se sinta motivada e entenda o real objetivo da organização e como a sua atuação é necessária para conseguir esse feito.


Assim, ao entender o que é o propósito empresarial, qual a sua importância e como alinhar a sua equipe para esse objetivo, você conseguirá ter uma equipe mais unida e um diferencial importante para o mercado e para a reputação da sua empresa.


Ainda não está convencido de que a sua empresa precisa de um propósito? Então, confira este outro post no qual listamos 5 motivos para criá-lo!


10 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page