top of page
  • engajesite

Rede social corporativa: como engajar a comunicação interna

De acordo com a pesquisa “Tendências em Comunicação Interna”, 88% dos CEOs enxergam o valor da comunicação interna. Uma maneira de melhorar esse aspecto em suas organizações é investir em uma rede social corporativa.


Neste post, falaremos sobre uma estratégia que pode ajudar a engajar a sua equipe internamente: a rede social corporativa. Explicaremos quais são os seus benefícios e daremos algumas dicas de como deixar a sua equipe mais engajada.




O que você verá neste post:


O que é uma rede social corporativa?

Quais plataformas de comunicação corporativa posso usar?

Quais os seus benefícios?

Estimula o engajamento da equipe

Pode servir como um “manual” para novos colaboradores

Facilita a comunicação com a equipe

Quais as melhores formas de engajar os colaboradores da empresa?

Seja um líder inspirador

Invista em endomarketing

Ofereça oportunidades e crescimento

Como o ambiente digital impacta positivamente os negócios?

Permite expandir os negócios

Fortalece o relacionamento com o cliente

É uma maneira de fazer publicidade a um baixo custo


Vamos lá?

O que é uma rede social corporativa?

As redes sociais corporativas surgiram como uma estratégia para fazer com que as empresas alcancem o mesmo nível de engajamento interno que as pessoas apresentam em suas redes sociais.


Dessa maneira, a organização consegue fazer com que seus colaboradores estejam mais presentes e focados nas atividades internas, resultando em diversos benefícios para o próprio crescimento da empresa.

Quais plataformas de comunicação corporativa posso usar?

Atualmente, já existem algumas plataformas de comunicação corporativa, caso sua empresa não tenha interesse em criar uma própria, do zero. Uma delas, por exemplo, é desenvolvida pelo Facebook, aquela famosa rede social pessoal.


Outra opção é o Yammer, que pertence à Microsoft. Uma das vantagens de utilizar essa plataforma é que ela é nativamente integrada ao Office 365, facilitando o compartilhamento de documentos relacionados ao trabalho.

Quais os seus benefícios?

Mas será que é realmente vantajoso investir em uma rede social corporativa? Veja, abaixo, algumas vantagens de adotar uma para sua empresa e como ela pode afetar positivamente o relacionamento entre empresa e equipe:


  • Estimula o engajamento da equipe;

  • Pode servir como um “manual” para novos colaboradores;

  • Facilita a comunicação com a equipe.


Entenda melhor cada uma dessas vantagens a seguir.

Estimula o engajamento da equipe

Um dos principais benefícios das redes sociais corporativas é o aumento do engajamento da equipe, uma vez que os projetos, tarefas e informações estarão sempre ao alcance do colaborador, ao mesmo tempo que investir em ações de comunicação como essa permite uma participação mais ativa da equipe.

Pode servir como um “manual” para novos colaboradores

O conteúdo publicado na rede social corporativa pode servir como um tipo de manual do colaborador, muito útil para novos funcionários ou mesmo para que a equipe consiga rever regras e outras informações importantes sobre a organização e a realização do seu próprio trabalho.

Facilita a comunicação com a equipe

Além disso, faz com que os colaboradores estejam sempre atualizados sobre todos os acontecimentos da empresa, como mudanças administrativas, alterações em horários, exposição do Código de Conduta, entre outras informações relevantes para o andamento da organização.

Quais as melhores formas de engajar os colaboradores da empresa?

Além da criação de uma rede social corporativa, também existem outras maneiras de promover um maior engajamento da sua equipe com relação ao próprio trabalho. Veja algumas opções a seguir e as utilize de maneira complementar:

Seja um líder inspirador

É muito difícil ter uma equipe engajada se ela não conta com um líder que as inspire desse jeito. Logo, essa figura na empresa deve ser comunicativa, participativa e buscar constantemente conversar com seus colaboradores, para entender o que falta para que eles se mantenham mais focados nas atividades da empresa.

Invista em endomarketing

Por meio do endomarketing, os colaboradores poderão ter uma visão mais positiva da sua empresa e, até mesmo, sentir orgulho de trabalhar lá, o que, consequentemente, fará com que eles se tornem profissionais mais engajados.

Ofereça oportunidades e crescimento

Outra maneira de deixar a sua equipe mais engajada é oferecer a ela recompensas por ter essa postura, como bonificações, aumentos ou algum outro tipo de reconhecimento.

Como o ambiente digital impacta positivamente os negócios?

A rede social corporativa está ambientada na internet, mas será que fazer a sua empresa estar presente nesse meio realmente pode ser benéfico quando se trata de negócios? Descubra as respostas conferindo alguns benefícios de ingressar nesse ambiente.


  • Permite expandir os negócios;

  • Fortalece o relacionamento com o cliente;

  • É uma maneira de fazer publicidade a um baixo custo.


Entenda melhor essas vantagens a seguir:

Permite expandir os negócios

A depender da área de atuação de sua empresa, é possível também realizar a venda do seu produto ou serviço pela internet, permitindo que você alcance um público maior e, consequentemente, lucre mais.

Fortalece o relacionamento com o cliente

Você já parou para pensar quanto tempo os seus futuros clientes passam na internet? Ter a sua empresa presente nesse ambiente fará com que ela seja vista com mais frequência, aumentando as chances de conversão.

É uma maneira de fazer publicidade a um baixo custo

Se compararmos com outros meios de mídia, como televisão ou jornal, a internet é uma maneira mais barata e eficiente de fazer a sua empresa ser vista, e o melhor: com uma alta capacidade de segmentação de público.


Resumindo: as redes sociais corporativas são ótimas estratégias e táticas de comunicação para engajar a comunicação interna, pois permitem que a equipe consiga se comunicar de maneira mais direta, bem como ter um acesso facilitado às informações relacionadas à organização.


Assim, entendendo o que é uma rede social corporativa e quais os benefícios de investir nessa estratégia para aumentar o engajamento da sua equipe interna, você deixará seus colaboradores mais unidos e produtivos.


Conte com o auxílio da Engaje! para otimizar a comunicação interna da sua empresa! Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

1 visualização0 comentário
bottom of page