top of page
engajesite

6 segredos do Hubspot para engajar e fortalecer a cultura interna



Reconhecido por ser uma potência do marketing digital, com foco no Inbound, o Hubspot merece um belo estudo sobre sua comunicação interna. Numa visita à sede da empresa em Cambridge (Massachusetts-EUA), durante nossa viagem para acompanhar o Inbound17 (veja outros posts sobre o evento aqui e aqui) ficou claro que boa parte do seu meteórico sucesso se deve à uma forte cultura interna. Muito mais do que palavras, ela se reflete em práticas e atitudes. Eis alguns ‘segredos’ que conseguimos desvendar:


MEU COLEGA, O CEO – Muito se fala em integração e liderança pelo exemplo. Mas poucas empresas chegam ao ponto do Hubspot.


A foto ao lado é da baia onde senta Brian Haligan, CEO e cofundador da empresa, quando está em Boston. Isso mesmo, bem no meio ‘da galera’, sem uma sala ou mesmo, como está tão em voga hoje, uma mesa no mesmo escritório aberto, só que num canto afastado e secretarias e diretores em volta.


PS – Dharmesh Shah, CTO, cofundador e que, junto com Haligan, lidera o Hubspot, costuma trabalhar deste cantinho com lareira que fica bem no meio entre duas enormes áreas de estações de trabalho, literalmente no meio do caminho.


FOCO NO TIME, ESTEJA ONDE ESTIVER – Um dos desafios de um gigante com atuação internacional é manter a integração e engajamento de milhares de profissionais que atuam em dezenas de pontos ao redor do globo. O Hubspot tem formas interessantes de trabalhar isso. Chamou a atenção as telas na recepção do prédio principal, que se dedicam a exibir randomicamente foto, nome, perfil e breve descrição de funcionários de outros escritórios da empresa.


E, passando rapidamente por alguns dos locais de café / refeição da equipe, é possível ver vídeos em que o time discute e apresenta inovações e desafios do Hubspot. O colaborar, a equipe, sempre no centro de tudo. Em especial da comunicação Interna.

INOVAÇÃO E PRATICIDADE PARA DENTRO TAMBÉM – Sim, o consumidor está no centro de tudo. Mas e o cliente interno? Na sede do Hubspot, algumas das soluções mais interessantes focam em facilitar a vida do funcionário. Talvez o melhor exemplo seja a vending machine de periféricos.


Quebrou o teclado? Precisa de um pen-drive urgente? Basta ir até esta máquina, passar o crachá e retirar seu equipamento (o custo vai para o centro de custo do departamento). Rápido e sem burocracia. E mais um motivo de orgulho da equipe.










ESPAÇOS PARA REENERGIZAR – E por falar em orgulho, os diversos cantinhos e salas especiais também fazem brilhar os olhos dos colaboradores do Hubspot.

Desde a sala para meditação até a rede que se destaca na sala tropical, o que não falta no QG da empresa são locais em que o profissional pode parar, buscar inspiração, reencontrar o foco e seguir produzindo.















SER UM GLOCAL NA PRÁTICA – Outra postura muito clara da empresa é sua abertura plena para a diversidade, de culturas, idiomas e até mesmo gastronomias. Como uma organização que se quer global, interagindo efetivamente com parceiros e clientes de todos os continentes, o Hubspot abre espaço para as mais diversas expressões.











Em suas muitas (mesmo) cozinhas, oferece desde cerveja artesanal produzida localmente a frutas frescas, passando pelas mais variadas guloseimas. Os espaços temáticos, assim como a própria decoração do local, remetem a diferentes geografias. Os profissionais bi ou trilíngues são valorizados e suas estações de trabalho identificam sua origem e os idiomas que dominam.


INTEGRAÇÃO COM O EXTERNO – Ao contrário da sede de tantos outros gigantes da tecnologia, como Google, Facebook e Apple, que construíram verdadeiras cidades privadas isoladas do ambiente externo, o Hubspot está no meio de Cambridge (e bem perto da divisa com Boston), ocupando alguns antigos edifícios, ao lado do transporte público, num bairro recém revitalizado.











Plantas, bicicletas e até skates fazem parte do ambiente. E, não se deixe enganar, como nos demais itens, se trata de algo pensado para expressar as demandas e ações de uma empresa que quer integrar e engajar pessoas e mercados.


8 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page