• engajesite

Como a reputação pode influenciar na conversão de venda?



A reputação que a sua empresa tem hoje consegue resultar na conversão em vendas?


Garantir uma boa imagem da sua organização precisa ter mais do que uma simples métrica de vaidade ou um grande número de seguidores nas redes sociais: é importante que as estratégias resultem, de fato, em mais clientes.


Neste post, você entenderá a importância de uma boa reputação no marketplace, como a reputação das organizações pode impactar as suas vendas e como melhorar esse índice visando a tal resultado.

Quer conferir tudo isso? Então, continue a leitura!

A importância de uma boa reputação no marketplace

Ter uma boa reputação garantirá que o seu marketplace consiga atrair a confiança dos usuários, que é uma das principais razões para uma pessoa finalizar uma compra, principalmente no universo on-line.


Além disso, de acordo com relatório feito pelo webshoppers, os marketplaces foram responsáveis por 78% das compras feitas on-line em 2020. Isso evidencia a grandeza do mercado, e o ganho de reputação pode ser o diferencial que a sua instituição precisa para se destacar.

Uma comunicação fluida faz toda diferença

A base de uma boa reputação está no modo como a empresa faz a sua comunicação com os veículos de mídia e com seu público, afinal, você não confiaria em uma pessoa desconhecida, com quem você nunca se comunicou. O mesmo acontece quando o seu público faz uma compra.


Mas como melhorar essa relação da instituição com seu público? Fazendo com que haja uma comunicação fluida e transparente. Busque entender seu público, as suas dores e suas características únicas e utilize isso para moldar a forma como você vai se comunicar com ele.


Aqui, na Engaje!, também gostamos de frisar aos nossos clientes que a comunicação interna precisa acompanhar a comunicação externa. Os colaboradores também precisam confiar e ter uma boa imagem do lugar em que trabalham, pois isso também impacta a sua reputação.

A importância da satisfação do cliente

Imagine a seguinte situação: a sua empresa consegue trabalhar uma boa imagem nas redes e na mídia e, constantemente, novos clientes aparecem. Porém, uma grande parte dessas pessoas, ao comprar o seu produto ou serviço, mostra-se insatisfeita e expõe o seu descontentamento na internet.


Por isso, a sua reputação não deve se basear apenas em encantar as pessoas que ainda não são seus clientes, mas também garantir a satisfação daquelas que se tornaram consumidoras da sua marca.


Assim, vale a pena investir na criação de boas experiências para essas pessoas, buscando entender o que elas esperam da sua organização e oferecer um resultado ainda melhor.

Como a reputação da empresa impacta as vendas?

Vamos continuar a história do tópico anterior: as pessoas que estão insatisfeitas começaram a postar feedbacks negativos sobre a sua instituição. Outras pessoas que estavam conhecendo melhor a sua marca, tiveram acesso a esses relatos e decidiram desistir da compra, pois estão com receio de passar pela mesma experiência.


Em contrapartida, organizações com uma boa reputação conseguem transparecer confiança e coletam diversos feedbacks positivos dos seus clientes atuais, e isso acaba gerando um efeito contrário ao que mostramos anteriormente: as pessoas se inclinam a comprar seus produtos e serviços por terem uma maior confiança de que terão uma boa experiência.

Como melhorar a reputação da empresa visando à conversão de venda?

Até aqui, você entendeu qual a importância de uma boa reputação para o seu marketplace e como ela pode influenciar positiva e negativamente as suas vendas. Agora, conheça algumas dicas de como melhorar a reputação da sua instituição visando, justamente, à conversão em vendas:

Foco na experiência do cliente

A nossa primeira dica para melhorar a reputação da empresa é justamente pelo foco maior na experiência do cliente. Se ele ficar satisfeito com a compra que fizer, com certeza, dará esse feedback positivo para outras pessoas.


Por isso, o negócio deve se certificar de que seus clientes estão satisfeitos com o que têm recebido e que estão conseguindo oferecer uma boa experiência durante o processo e após a compra.


A melhor maneira de começar a trabalhar isso é identificando as principais reclamações dos consumidores atuais e aplicando estratégias para resolver essas questões. Acredite, o custo-benefício em melhorar a experiência do cliente vale muito a pena.

Preste um bom atendimento

Ainda falando em experiência do cliente, vale a pena realizar uma menção honrosa ao atendimento ao consumidor. Esse será o principal contato entre a instituição e seu público, então, merece atenção.


Você, provavelmente, está pensando ser impossível prestar um atendimento perfeito ou sempre oferecer um produto serviço livre de críticas, e isso realmente é verdade. O que queremos é que a sua empresa se mantenha em um processo de autoavaliação e busque sempre melhorar.


Não é possível prestar um atendimento perfeito sempre, mas é viável pedir e analisar o feedback dos usuários e consumidores, tentando identificar os principais problemas e as melhores formas de solucioná-los.

Personalize as interações

Como a sua instituição interage com aquele usuário que está entrando em contato com a marca pela primeira vez? A postura é a mesma com um cliente antigo da empresa? Pode parecer algo simples, mas a personalização das interações faz toda a diferença para experiência do consumidor.


Uma maneira interessante de trabalhar a personalização das interações com seu público é adotar um tom de voz correspondente à personalidade dessas pessoas. Se o seu público é mais jovem, aposta na comunicação mais divertida. Um público mais maduro pode estar buscando uma marca que tenha uma comunicação mais séria.


Outra dica interessante é oferecer exclusividades para aqueles clientes fiéis antigos. Dessa maneira, eles se sentirão especiais e estarão mais abertos a continuar fazendo compras dos seus produtos ou serviços.


Resumindo: a reputação pode influenciar na conversão de venda, pois organizações que possuem uma má reputação podem gerar desconfiança, por isso, uma comunicação fluida e um bom atendimento ao cliente podem promover um cenário positivo nesse sentido.


E então? Conseguiu entender como a reputação pode influenciar na conversão de venda da sua instituição? Esperamos que esse conteúdo te ajude a olhar a imagem da sua organização, bem como o modo como você lida com seu público de outra maneira.


A Engaje! sempre acreditou que a comunicação e a transparência são estratégias efetivas para garantir a estabilização da reputação de uma marca. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a defender e otimizar a imagem do seu negócio para o público e para a mídia!

5 visualizações0 comentário