• engajesite

Estratégia de PR para mercados internacionais

Atualizado: 28 de jul.

Trabalho com a Zabbix alcançou 4 países em 45 dias de ativações com ganhos de imagem e reputação institucional


Sabemos que o universo das tecnologias está em plena movimentação. Cada dia somos impactados por mudanças que alteram nossas interações, nossos relacionamentos e nossa forma de ver o mundo. Este contexto é acompanhado pelo crescimento do mercado de Tecnologia da Informação e das empresas prestadoras de serviço nesta área. Haja fôlego para acompanhar tanta transformação! E neste contexto conhecemos a Zabbix, criadora de uma das principais ferramentas de monitoramento de redes, servidores e serviços do mundo. Presente em mais de 57 países, a empresa tinha o desejo claro de fortalecer sua imagem na América Latina, especialmente nos mercados do Brasil, Argentina, Chile e México.


Aí começamos a pensar conjuntamente em estratégias para alcançar esse objetivo. Quando estudamos as necessidades do cliente, percebemos que a empresa estava presente desde setembro de 2020 no Brasil, sede escolhida para fazer a gestão do trabalho LatAm, mas ainda precisava ser apresentada ao mundo dos negócios.


A partir disso, pensamos em quatro objetivos centrais para nossa estratégia de relacionamento com a imprensa, com foco na reputação institucional e na divulgação da atualização da ferramenta Zabbix no mercado mundial.


●Trabalhar a Zabbix como organização sólida e com ampla expansão no mercado latinoamericano;

●Abrir oportunidades na imprensa utilizando o novo escritório da Zabbix na América Latina;

● Apresentar a instituição Zabbix e sua ferramenta para os jornalistas;

● Divulgação da atualização da ferramenta Zabbix 6.0 LTS.


Ousadia no planejamento de PR

Com os objetivos em mãos e muitas reuniões de alinhamento do trabalho com o cliente, começamos a organização de alguns passos importantes para dar conta dos objetivos estratégicos.


Passo 1 - Organização do boilerplate: como primeiro passo, produzimos o texto de identificação da empresa e apresentação dos seus serviços para utilização nos diferentes mercados LatAm.


Passo 2 - Separação das imagens institucionais: analisamos com a Zabbix um grupo de imagens e fotos para identificação dos conteúdos a serem apresentados para a imprensa.


Passo 3 - Produção de dois textos para cada país: uma narrativa com foco na apresentação institucional da empresa, seus valores, serviços e estratégias de negócios. A segunda narrativa esteve voltada para anúncio da nova ferramenta Zabbix 6.0 LTS, acompanhando a divulgação mundial da atualização.


Passo 4 - Envio de press kits aos jornalistas: identificamos 10 jornalistas do Brasil, 10 de Argentina e Chile e 10 do México para encaminhamento de press kit com carta de apresentação da Zabbix e itens referentes à marca, como mochila, chaveiro, adesivos e outras lembranças.


Passo 5 - Ativação e follow up: após a organização do boilerplate, imagens, narrativas e press kits, começamos os contatos com jornalistas de diferentes veículos de comunicação, sobretudo nas editorias de tecnologia, economia e negócios.


Passo 6 - Em países como Argentina e Chile, fizemos a construção das narrativas juntamente com parceiros comerciais, para reforçar a entrada da empresa naquele mercado específico com um parceiro forte e já reconhecido pelas comunidades locais.


Gestão do atendimento com Equipe LatAm

Um dos diferenciais da Engaje! é a possibilidade de atuar em diferentes mercados, a partir da matriz da agência, localizada no Brasil. E isso não se deve somente ao modelo da agência no trabalho home office. Vai além. E vai além porque conseguimos ter equipes alocadas nos mercados que nos são estratégicos.

Como já tínhamos uma estrutura de atendimento nos mercados da Argentina e do Chile para atendimento de outros clientes, foi muito fácil e confortável conduzir o processo e passar a experiência de trabalho ao cliente. Assim, atuamos nestes mercados com equipe própria e trabalhamos com a parceria da DígitoRComunicacíon para ativação das pautas no mercado mexicano.


Resultados de reputação

O trabalho de assessoria de imprensa para Zabbix no Brasil teve foco na apresentação da empresa e sua solidez no mercado.O press kit foi muito bem aceito e muitos jornalistas quiseram conhecer mais a fundo o que é a organização. Os jornalistas foram muito receptivos com a "novidade" e acharam interessante uma empresa open source de coleta de dados.


Na Argentina e no Chile podemos afirmar que diferentes meios de comunicação não somente receberam nossa comunicação, mas também se interessaram e enviaram o conteúdo para seus veículos (redes de comunicação, grupos). Com isso, conseguimos alcançar divulgação nas capitais e também nas principais cidades.


Conseguimos que os meios de tecnologia mais importantes do México conhecessem e divulgassem a chegada da Zabbix no mercado mexicano, bem como seus diferenciais mais importantes e suas inovações mais recentes. Hoje quem pesquisa o Zabbix no México ou seu CEO, o encontra nos primeiros lugares nas rolagens de busca.

O trabalho conquistou 56 inserções de imprensa em 45 dias de trabalho, sendo 14 matérias no Brasil, 24 no Chile, 14 no México e 4 na Argentina, alcançando R$ 2.850.093,95 em mídia espontânea.


“Buscamos a Engaje! por entendermos que vocês desenvolvem um trabalho estratégico, que é extremamente importante para nós neste momento. A filial da América Latina atende os 22 países da região e o trabalho de assessoria de imprensa é vital, considerando a relevância da marca globalmente e, ainda, considerando o fato de que ainda é recente na região LatAm”, comenta Fernanda Moraes, Communications & Marketing Manager LatAm Zabbix.


Além de diversos outros serviços, a Zabbix oferece soluções turn-key, consultoria, suporte técnico 24 horas por dia durante 7 dias por semana e treinamento profissional multinível.

Saiba mais sobre a empresa em www.zabbix.com.br

32 visualizações0 comentário