top of page
  • engajesite

Será o fim da era dos likes?


No dia 17 de julho de 2019, o Brasil acordou triste. O Instagram acabava de anunciar o fim dos Likes a sua população. Durante a tarde, influenciadores digitais, marcas e até mesmo o usuário que está ali apenas para se divertir ficaram desnorteados e buscavam respostas. Quando o dia chegava ao fim, já existiam milhares de opiniões e uma mais do que todas as outras prevalecia: só terá sucesso o bom conteúdo.


Parece até um novo capítulo da série cinematográfica (e tempos depois televisiva) Highlander, quando Connor MacLeod empunhava sua espada e dizia: “só pode haver um”. Não existiram mortes, talvez alguns egos feridos. Muitos entenderam a relação de esconder esse número com os problemas de autoestima e saúde mental da população e, principalmente dos criadores de conteúdo e também findar com concursos de popularidade, que remete a um episódio da terceira temporada de Black Mirror, Nosedive.


Outros estão na vibe das teorias da conspiração e dizem que a plataforma acabou com os likes pela necessidade de interferir na mídia livre, enquanto uma parcela considera que a plataforma está criando maneiras para fazer dinheiro com tal atitude e, oferecerá ao usuário um serviço pago com esses dados. São teorias. E ainda não está certo de que ficar sem acesso ao número da curtida vai vingar.


A necessidade de um bom conteúdo é real. Uma maior integração entre o influenciador e seu público também. Talvez este seja o motivo de o número de comentários receber tanta atenção agora. Mas ainda existem maneiras diferentes de ver os números dos likes, então não há motivo para planejamentos mirabolantes para descobrir este dado. Entenda:


  1. Muitas pessoas que acessam o Instagram pelo computador, mesmo que seja impossível realizar um post desta maneira, conseguem ver os números de likes e comentários ao passar o cursor do mouse em cima da fotografia de uma determinada conta. Seja ela aberta ou fechada. De um influenciador ou do parente que mora em outro país;

  2. Influenciadores que possuem bom engajamento estão divulgando seus números, seja com print da tela do celular ou comentário na legenda das fotos;

  3. Aplicativos para iPhone e Android, como o Reports+, permitem que o usuário veja os números de perfis amigos;


E você, também está preocupado com o fim dos likes? Trabalha com alguma marca que necessita da integração com os influenciadores e não sabe como vai seguir com suas ações? Escreva para gente e compartilhe seus sentimentos sobre a situação!

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page