Buscar
  • engajesite

Guia para ter uma maior privacidade online


Apesar de vivermos em uma época onde o compartilhamento e a coleta de dados serem cada vez mais comuns, não é impossível você ter controle sobre eles. Veja como melhorar sua privacidade on-line.


Verifique as configurações de privacidade de suas redes sociais


Se você tem contas sociais, essas redes têm muitas informações sobre você, e você pode se surpreender com o quanto isso é visível para qualquer pessoa na Internet. É por isso que recomendamos que você verifique suas configurações de privacidade: cabe a você decidir quais informações você deseja compartilhar com estranhos, com seus amigos, ou até mesmo a ninguém além de você.


Não use armazenamentos públicos para informações privadas


Compartilhar demais não se limita às redes sociais. Não use serviços on-line destinados a compartilhar informações para armazenar seus dados privados. Por exemplo, o Google Docs não é o local ideal para armazenar uma lista de senhas, e o Dropbox não é o melhor local para scans de documentos, a menos que eles sejam mantidos em um arquivo criptografado.


Evite o rastreamento


Quando você visita um site, seu navegador revela um monte de coisas sobre você e seu histórico de buscas. Os profissionais de marketing usam essas informações para criar um perfil para você e segmentá-lo com anúncios. O modo de navegação anônima não pode impedir esse rastreamento, então você precisa usar ferramentas especiais, como o Kaspersky Internet Security.


Mantenha seu endereço de e-mail principal e número de telefone privados


Sua recompensa por compartilhar seu endereço de e-mail e número de telefone? Toneladas de spam na sua caixa de entrada e centenas de chamadas automáticas no seu telefone. Mesmo que você não possa evitar compartilhar essas informações com serviços da Internet e lojas on-line, não compartilhe com pessoas aleatórias nas redes sociais. E considere a criação de um endereço de e-mail descartável separado e, se possível, um número de telefone separado para esses casos.


Use senhas seguras


Usar senhas fracas para proteger suas informações privadas é tão bom quanto gritar essas informações para as pessoas na rua. É quase impossível memorizar senhas longas e exclusivas para todos os serviços que você usa, mas com um gerenciador de senhas você pode memorizar apenas uma senha mestra.

- Use longas senhas (12 caracteres ou mais) em todos os lugares;

- Use uma senha diferente para cada serviço;


Desative notificações da tela de bloqueio


Você protege seu telefone com uma senha longa e segura, mas deixa as notificações na tela de bloqueio? Melhor não. Para evitar que essas informações apareçam na tela bloqueada, configure as notificações corretamente.


Em tempos de vida digital, todo o cuidado é pouco com as suas informações pessoais. Esteja sempre atento e troque frequentemente suas senhas.


1 visualização0 comentário