• engajesite

Reputação de empresa: 5 dicas que podem ajudar seu negócio


Você já parou para pensar na importância da reputação empresarial?


É por meio dela que as organizações conseguem ter um relacionamento mais próximo e sólido com seu público, ajudando no aumento das vendas e, também, na sua participação no mercado em que atua.


Neste post, daremos algumas dicas de como você pode melhorar a reputação da sua empresa e fazer com que ela tenha uma boa imagem no mercado e, principalmente, com o público que você alcança.


Vamos à leitura.

  1. Encontre a voz da sua marca para ganhar reputação

O primeiro passo para fidelizar clientes por meio da reputação é analisar como está sendo feita a comunicação entre a sua empresa e o seu público. Muitas organizações apostam em conversas mais superficiais, o que acaba resultando em um ganho de reputação muito baixo.


Assim, o ideal é, realmente, deixar que as pessoas conheçam o seu negócio, saibam da sua história e os objetivos que ela já alcançou e alcançará no futuro. Essa proximidade faz toda a diferença para o crescimento da boa reputação da sua marca.

Não se esqueça da comunicação interna

Da mesma forma que é importante saber se comunicar com seu público externo, é necessário ter uma boa proximidade em relação aos seus colaboradores. Certifique-se de que a equipe está engajada e direcionada para as mesmas missões da empresa.

  1. Conheça seu diferencial

Outro fator muito importante para melhorar a reputação do seu negócio é encontrar o seu diferencial. Qual o valor ou propósito empresarial que a sua empresa tem que se difere dos demais negócios do mercado? Qual aspecto da história da sua organização consegue gerar identificação ou conexão com seu público?


Ao encontrar esse diferencial, você conseguirá estabelecer uma comunicação única e próxima com a mídia e com seu público, o que será ótimo para melhorar a sua reputação e, principalmente, destacar-se frente à concorrência.

Encontre o seu diferencial

Uma das principais dicas para conseguir encontrar esse diferencial é, justamente, perguntar ao seu público. Avalie, entre as pessoas que já compraram algum produto ou serviço dessa empresa, o que elas veem como vantagem.


Esse diferencial também pode ser muito útil em momentos de crise, podendo ser utilizado como uma ferramenta que faça o público voltar a ter proximidade com o negócio. Uma maneira de lembrá-los da relevância da sua instituição.

  1. Pesquise o perfil do cliente

E por falar em público, é muito importante direcionar a sua estratégia de reputação tendo como base o perfil dos clientes da sua marca. Afinal, você poderá destacar um diferencial da sua empresa que, na verdade, não é tão importante para o seu público.


Ao mesmo tempo, se você perceber que conta com um público mais engajado em questões sociais ou ambientais, vale a pena expor as características e projetos da sua organização nesse sentido (caso realmente os tenha).

Aprenda a definir o perfil do seu cliente

Aqui, a chave está em analisar as pessoas que atualmente já compram os produtos e os serviços oferecidos pela sua marca. Responda a perguntas como “por que essas pessoas escolheram o meu negócio em vez de um concorrente?” e “como essas pessoas estão utilizando o meu produto ou serviço?”


Assim, seu próprio público dará respostas concretas sobre quais são os principais pontos que estão chamando atenção da sua marca e que, por isso, devem ser destacados em sua estratégia de comunicação.

  1. Ofereça conteúdo de valor

Que tipo de conteúdo estão sendo publicados sobre sua empresa na mídia? Quais ideias sobre ela o seu público está tendo com base nessas publicações? Tenha um pensamento crítico sobre o que está sendo veiculado sobre a marca e o alinhe ao tipo de reputação que você quer construir.


Entenda o que os jornalistas, bem como seu público, querem saber sobre a sua organização. O negócio precisa se mostrar interessante, inovador e que busca estar próximo das necessidades do mercado.

Crie conteúdos de qualidade

Para conseguir criar conteúdo de qualidade, seja para conteúdo veiculado na mídia, seja, até mesmo, em seus próprios canais digitais, é importante ter um profundo domínio do que você está vendendo.


Pesquisar o seu próprio mercado o fará entender melhor como a sua empresa se destaca nesse meio e quais pontos podem ser levantados na comunicação que garante essedestaque e essa conexão com o público.

  1. Seja transparente

Independentemente da estratégia utilizada para aumentar a reputação da sua marca, é muito importante prezar pela transparência entre a comunicação da sua empresa com seu público, bem como com a mídia.


Afinal, a imagem do negócio que você passa para o público deve ser a mesma vivida diariamente pela instituição. Não exponha algo que o seu negócio não é, pois mais cedo ou mais tarde as pessoas descobrirão.

Aprenda a ser transparente

Em primeiro lugar, a melhor estratégia de proteção de imagem consiste justamente em ser sincero com seu público quando um problema ou crise acontecer. Assuma as falhas causadas pela organização e mostre quais serão as estratégias adotadas para resolver esse problema (e realmente as faça).


Ao mesmo tempo, utilize a situação para reforçar os pontos positivos e diferenciais da marca, mas, novamente, destaque pontos verdadeiros, bem como ideias e defesas realmente praticadas pela empresa internamente.


Resumindo: para melhorar a reputação da empresa, aposte em encontrar a voz da sua marca, conheça o seu diferencial, pesquise o perfil do cliente, ofereça conteúdo de valor e seja transparente.


Dessa forma, colocando essas dicas de como ajudar o seu negócio a melhorar a reputação do negócio, você conseguirá criar uma conexão mais forte, verdadeira e sincera com seu público e com a mídia, o que, consequentemente, resultará em mais vendas.


Contar com ajuda de uma agência integrada com experiência nessa área, como a Engaje!, é uma forma muito eficiente de estruturar uma estratégia eficiente e focada nas necessidades do seu negócio. Por isso, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa!


10 visualizações0 comentário