Todas as mudanças que acontecem no mundo são pautadas pela sociedade. Não importa se por uma pequena parte ou pelo todo. Nos últimos tempos, com o advento da internet e, mais recentemente, dos smartphones e redes sociais, essas mudanças são mais evidentes e acabam causando um grande impacto nas empresas e na maneira em que elas se relacionam com os seus públicos.
Essas mudanças aceleradas e a visibilidade que as empresas possuem hoje em dia graças à tecnologia atual, fazem com que aquelas que não reorganizarem sua comunicação, persistirem com posturas ultrapassadas podem ter suas reputações questionadas. Assim, neste ambiente de grandes transformações o papel da comunicação das empresas é cada vez mais desafiador e faz com que a atenção seja redobrada para ter a imagem dessas companhias renovada a cada nova demanda apresentada pela sociedade.
O ativismo da sociedade tornou-se uma questão importante para a reputação das empresas. Preservação ambiental, responsabilidade social e governança (conjunto de processos e políticas de uma empresa) abrangem valores como inclusão social, valorização do direito das minorias, ética e também respeito à diversidade. Este é um movimento mundial e não apenas local. É irreversível e se mostra intolerante àqueles que não respeitam as bandeiras.
Sustentabilidade não é só uma maneira nobre das empresas protegerem o meio ambiente. Ela também pode reduzir os custos de produção, no valor dos produtos e ainda fortalece a marca. Todo impacto ambiental causado por uma grande indústria está aos olhos do mundo, como as tragédias de Mariana e Brumadinho ou mais recente, as queimadas da Amazônia.
A responsabilidade social é um termo muito amplo. Abrange diferentes áreas. É importante que as empresas se preocupem com o desenvolvimento de todas as pessoas envolvidas na sua cadeia de produção. Essa responsabilidade não é apenas a doação de recursos para ONGs, por exemplo. É agir de maneira ética e transparente, defender valores da sociedade e também criar projetos responsáveis que atendam tanto seu público interno como o externo.
Quando se fala em diversidade e inclusão nas empresas, não é apenas o cumprimento de cotas estabelecidas por leis. É ter ética, abolir os preconceitos, ter colaboradores participativos e de mente aberta, pois tudo isso gera valor a marca como também faz com que ela se destaque no ambiente concorrencial, atraia bons profissionais, pois mostra um propósito positivo.
O grau de visibilidade das empresas aumentou bastante, consequentemente sua reputação está em evidencia o tempo todo. Para entender como a comunicação pode ajudar a melhorar sua imagem, agende um encontro com nossos gestores engajesp@engajecomunicacao.com
Comentarios