• engajesite

Como gerir e lidar com funcionários em ambiente corporativo?

Atualizado: há 6 dias



A chave para se ter um ambiente corporativo de harmonia e produtividade é investir na boa relação entre a equipe. Esse cuidado trará benefícios para a produtividade e funcionalidade interna, além de refletir positivamente na reputação da sua marca.


Neste post explicaremos as melhores maneiras de cuidar do seu ambiente de trabalho e, assim, conseguir promover um local tranquilo e que incentive o crescimento e o sucesso de toda a equipe e, consequentemente, da organização.


Melhore a comunicação interna no ambiente corporativo

Afinal, o que é mais importante no ambiente de trabalho? Se fôssemos elencar um ponto, com certeza, seria ter uma boa comunicação interna. É necessário prezar pela integração da equipe, para que o trabalho interno flua de maneira mais natural.


Quando falamos em comunicação, o foco, geralmente, sempre está naquela relação de troca, feita entre a empresa e o cliente, porém não se deve esquecer do que acontece entre os colegas de trabalho, líderes e demais colaboradores.


Como melhorar a comunicação da equipe?

Para fazer isso, é importante se basear em duas ações: ouvir e falar. É interessante escutar e entender o que a outra pessoa tem para dizer, além de observar qual o seu comportamento no ambiente de trabalho, que pode dar sinais indiretos da sua insatisfação.


Ao mesmo tempo, também é interessante deixar claro quais são as expectativas da organização e as mudanças que devem ser feitas para alcançar os melhores resultados., A elaboração de estratégias que tornem essa comunicação mais fácil, criando um bom ambiente entre o time também é um processo essencial


Falhas na comunicação podem trazer algumas consequências negativas, como atritos no trabalho em equipe, atrasos nas atividades internas ou, até mesmo, um descontentamento dos colaboradores, podendo afetar a reputação da sua organização internamente e externamente.


Cuide do clima da companhia

Além de entender a importância da comunicação no ambiente de trabalho, também é interessante cuidar do bem-estar da empresa, ou seja: fazer com que a sua equipe se sinta acolhida e feliz em trabalhar na organização.


Para fazer isso, não tem segredo: é preciso ouvir a sua equipe e avaliar como os principais descontentamentos podem ser resolvidos. Ao aplicar essas mudanças, vários progressos serão observados, já que o ambiente de trabalho influencia o comportamento das pessoas e o modo como elas falam da sua organização.


O clima organizacional pode afetar uma empresa?

Mas como um clima organizacional ruim pode repercutir na reputação da sua companhia? Bom, se um funcionário está insatisfeito com o ambiente, ele pode comentar com outras pessoas, muitas delas, fora do seu ambiente de trabalho. Aliás, isso também pode impactar a sua qualidade de vida, a depender do problema enfrentado.


Por consequência, essas pessoas podem trazer uma má fama para a organização, ao mesmo tempo que, quando esse funcionário sair, ele também poderá tecer críticas que poderão afetar a imagem dentro da empresa e fora dela.


Promova a diversidade

Diversidade é um tema que está bastante em alta na sociedade e que também deve estar presente na sua organização, principalmente, internamente. Se você quer que ela defenda e fale sobre diversidade e causas sociais, esse valor precisa fazer parte dos valores organizacionais.


Como deixar o ambiente de trabalho mais diverso?

Uma maneira de fazer isso é investir na contratação de colaboradores de outras localidades. Com o trabalho remoto, é possível ter equipes em diversas regiões do país ou, até mesmo, do mundo, o que é uma ótima oportunidade de trazer riqueza cultural para todos.


Além disso, com uma maior variedade de pessoas na sua equipe, é possível promover um ambiente de trabalho saudável, mais acolhedor para todos, além de melhorar a reputação da organização aos olhos do público-alvo.


É válido que, ao começar a implementar mudanças na companhia para promover a diversidade, você crie e acompanhe indicadores para medir o nível de diversidade da sua organização, aumentando as suas chances de sucesso.


Invista na capacitação de bons líderes

Você já se perguntou sobre qual a importância da ética no ambiente de trabalho? Esse é um valor muito importante na vida pessoal, mas quando ele está presente na cultura e no dia a dia da empresa, as atividades são feitas de maneira mais harmoniosa, além de existir respeito por todos da companhia.


Cabe aos líderes e chefes darem o exemplo de ética profissional na organização em suas falas e atitudes, afinal, são eles que devem direcionar os colaboradores conforme os objetivos e cultura previamente estabelecidos pelos gestores.


Porém, é importante que esses colaboradores sejam corretamente instruídos, não apenas para entender a importância da ética profissional no ambiente de trabalho, mas também repassar esse valor ao restante da companhia.


Como capacitar líderes e porta-vozes da empresa?

Uma agência de comunicação integrada pode ajudar nesse sentido, pois você poderá contar com uma equipe de profissionais especialistas no tema que, além de auxiliar na construção da reputação da sua marca, também poderá otimizar a sua comunicação interna.


Portanto, está mais do que na hora de você mudar o modo como lida com sua equipe no ambiente corporativo! É interessante contar com um auxílio profissional para que a reputação da sua marca cresça de dentro para fora.


A Engaje! é uma agência de comunicação integrada que acredita no poder da estratégia, autenticidade e storytelling para externar o melhor de cada marca, cativando e fortificando a relação entre organizações e seus respectivos públicos. Saiba mais sobre a nossa equipe e o que podemos fazer pela reputação da sua organização!

3 visualizações0 comentário