• engajesite

Como trabalhar a diversidade nas mídias empresariais?



Diversidade” é um assunto que está muito na moda atualmente e que muitas empresas buscam adotar para atrair um público mais jovem e consciente. Entretanto, muitas ainda não conseguem entender, de fato, o que é diversidade e como inserí-la efetivamente em suas estratégias.


Neste post, você conhecerá alguns passos de como trabalhar, de maneira efetiva, a diversidade em suas mídias empresariais e como adotá-la na sua empresa e criar um ambiente mais igualitário. Vamos lá?

Adote a diversidade em sua empresa

Esse é o primeiro passo para trabalhar a inclusão em mídias sociais e trabalhá-la dentro da sua própria empresa. Afinal, como uma organização pode falar e defender um tema que não é da sua vivência?


É muito importante que a empresa adote a diversidade e a inclusão em seu cotidiano para ter propriedade para falar desse assunto e, principalmente, entender melhor o seu público.


Ao adotar a diversidade em sua empresa, você possibilita que toda a sua equipe esteja aberta para conhecer o país em sua totalidade, tanto em relação a pratos típicos, como buchada de bode ou moqueca capixaba, como pensamentos, ideias e vivências.

Como adotar a diversidade na empresa?

Em primeiro lugar, é importante fazer uma análise interna por meio de uma pesquisa de clima organizacional. Dessa maneira, você pode entender se certos grupos não estão tendo representatividade nas empresas.


Além disso, dê uma olhada em seu quadro de funcionários: será que toda a sua equipe é composta, majoritariamente, pelo mesmo tipo de pessoa? Por que essa escolha de equipe foi feita? Assim, você conseguirá entender, de maneira mais prática, se existe a necessidade de diversificar as pessoas que compõem a sua empresa.

Invista em um parceiro de comunicação alinhado com esse tema

Principalmente em empresas que ainda estão começando a conhecer mais a fundo e a defender a diversidade cultural brasileira, a figura de uma empresa de comunicação já familiarizada com esse assunto e capaz de dar todo o suporte para um diálogo efetivo com o seu público se faz muito importante.


Dessa maneira, uma assessoria de imprensa pode auxiliar em momentos de crise, caso alguma palavra imprópria seja utilizada ou uma pauta seja defendida sem o seu devido conhecimento.

Como escolher uma boa assessoria de imprensa?

Para escolher uma boa assessoria de imprensa, é importante que ela esteja alinhada com os seus objetivos empresariais, principalmente relacionados à diversidade nas empresas.


Além disso, busque por cases de sucesso da empresa, para conhecer como funciona o seu trabalho na prática e se as estratégias adotadas por ela dão resultados.

Preste muita atenção na sua comunicação

Um dos principais pilares para promover a diversidade com sucesso nas mídias empresariais é a comunicação. Ela precisa ser realizada da maneira correta, tomando-se muito cuidadosa com as palavras e com o tom utilizado.


Existem muitos termos e palavras que estão caindo em desuso por terem conotações racistas ou capacitistas. Além disso, a linguagem neutra vem sendo cada vez mais utilizada como uma maneira de buscar a igualdade de gênero e de orientações sexuais na comunicação empresarial e nas mídias digitais.

Como ter uma comunicação que respeita a diversidade?

O primeiro passo é entender quais mudanças na sua comunicação devem ser feitas para ela ser mais inclusiva. Evite utilizar termos como “denegrir”, “doméstica”, “meia-tigela”, entre outros.


Outra mudança interessante é retirar o artigo em substantivos neutros, bem como modificar plurais masculinos por termos mais genéricos. Dessa maneira, o texto não perde o sentido, mas se torna mais inclusivo.

Ouça o seu público

Acreditamos que a dica mais importante para trabalhar a diversidade em suas mídias sociais é ouvir seu público. Dessa maneira, é possível observar, na prática, quais são os erros e acertos da sua empresa nesse quesito.


Assim, a sua empresa conseguirá não apenas se mostrar mais diversa como melhor orientada para os desejos e necessidades do seu público. Isso pode levar a mostrar exemplos de diversidade nas empresas a serem seguidos pela sua organização, a fim de que ela possa agradar o seu público e se engajar corretamente nessa causa.


Como ouvir o público?

A melhor maneira de ter respostas do seu público é fazer perguntas. Invista em conteúdos interativos ou questionários para coletar informações sobre o que eles acham da empresa relacionada à sua diversidade e ao que deveria ser mudado.


Além disso, nas próprias postagens feitas pela marca, é possível verificar comentários que podem ajudar em uma melhor orientação: críticas, sugestões, elogios e reclamações sempre devem ser analisados.


Assim, entendendo melhor a importância da diversidade nas empresas e como trabalhá-la nas mídias empresariais, fica mais fácil deixar a sua empresa mais inclusiva e agir conforme os avanços necessários na área de direitos sociais


Em nosso blog, temos outro post em que explicamos qual é a importância da comunicação e da diversidade nas empresas. Vale a pena conferir!


10 visualizações0 comentário