• engajesite

Comunicação e diversidade nas empresas: qual a importância?


Atualmente, pautas sociais vêm ganhando cada vez mais espaço nas redes sociais, na mídia e também nas empresas. Um dos assuntos mais comentados dessa área tem relação com a variação dentro das organizações.


Neste post, você entenderá qual a importância da comunicação e da diversidade nas empresas, tanto as que são mostradas nas redes sociais e nos veículos de mídia como internamente, para melhorar o ambiente de trabalho.


É necessário por lei

Em primeiro lugar, é importante que você esteja ciente de que a contratação de uma pessoa precisa ser feita por meio da sua competência, e a discriminação de candidatos pela sua cor, raça, religião, sexualidade, gênero e outras características é crime, enquadrando-se como discriminação.


Entretanto, as instituições não devem se apegar apenas ao parâmetro legal para prezar pela diversidade e inclusão nas empresas e equipes, uma vez que, mesmo contratadas, essas minorias podem sofrer preconceitos dentro do ambiente de trabalho, mesmo que de maneira velada.


Assim, é importante que as empresas realmente acolham esses funcionários e tornem o seu ambiente profissional propício para isso, fazendo com que eles tenham essa consciência e saibam lidar com as diferenças.


Outra consequência negativa que a discriminação dentro das empresas pode causar são os escândalos envolvendo os relatos desses funcionários, o que pode prejudicar bastante a reputação da empresa, bem como resultar em consequências jurídicas.


Resulta em menos conflitos internos

De acordo com um estudo feito pela Harvard Business, os conflitos em instituições que investem em diversidade são 50% menores em relação àquelas que não são diversificadas. Contar com pessoas diferentes faz com que os funcionários se tornem mais tolerantes.


Além disso, eles começam a entender um outro lado de uma situação, conseguindo trabalhar juntos para encontrar uma solução ou criar uma ideia que consiga abordar esses diferentes pontos com efetividade.


Como resultado, seus funcionários começarão, de fato, a trabalhar em equipe e a entender uns aos outros, conseguindo uma maior agilidade nas atividades, bem como uma taxa de sucesso maior.


Isso também refletirá nos seus lucros, uma vez que uma equipe mais engajada e efetiva faz com que o produto/serviço final também seja de melhor qualidade, agradando atuais e futuros clientes.



Diversidade nas empresas promove uma cultura de respeito às diferenças

Outro benefício de investir na comunicação e na diversidade cultural nas empresas é fazer com que a sua organização promova, internamente e externamente, o respeito às diferenças entre os colaboradores.


Inclusive, devido a um ambiente mais harmonioso, ocorre uma diminuição do turnover de funcionários, uma vez que eles se sentem mais acolhidos dentro da empresa e não buscam outras oportunidades.


O respeito às diferenças acaba sendo muito positivo para a empresa, permitindo que a assessoria de imprensa, bem como os canais de comunicação da instituição, utilizem desses pontos positivos para promover uma boa imagem da empresa para o público.


Isso também permite que seu público se sinta mais acolhido pela empresa, uma vez que nosso país é culturalmente diferenciado, e representado de diferentes maneiras.


Permite a troca de experiência e pontos de vista

As diferenças também são ótimas para a criação de ideias e estratégias internas e externas. Os funcionários colaboraram apresentando diferentes pontos de vista sobre um determinado assunto ou ideia, fazendo com que ela seja mais completa e abrangente.


Além disso, se a sua empresa quer investir em campanhas que promovam a diferença, nada melhor do que contar com pessoas diferentes que tenham uma maior propriedade e experiência para liderar esses projetos.


Com a criatividade, também vem a inovação. Sua empresa conseguirá se destacar no mercado em diferentes frentes, fazendo com que seus produtos e serviços sejam únicos e relevantes, bem como conversar melhor com o seu público.


De acordo com um estudo realizado pela empresa de consultoria McKinsey, empresas que têm diversidade étnica e racial têm 35% mais chances de apresentar rendimento acima da média em seu setor.


Melhor satisfação dos funcionários

Como explicamos, o entendimento de como lidar com a diversidade cultural nas empresas internamente permite que os seus funcionários se sintam mais acolhidos, ouvidos e representados dentro da empresa, resultando em uma maior satisfação.


Por conta disso, eles terão menos vontade de migrar para outras instituições, bem como realizarão as suas atividades com mais agilidade e criatividade, já que estarão trabalhando com aquilo que acreditam.


E com uma equipe feliz, a imagem da sua empresa também será muito positiva, uma vez que os próprios funcionários irão afirmar que as campanhas em prol da diversidade e a própria cultura da empresa realmente são coerentes com o que acontece na prática.


Um estudo feito pela Hay Group mostra que 76% dos funcionários que trabalham em empresas que investem em diversidade realmente vestem a camisa da empresa, bem como se sentem livres para expor suas ideias e inovar dentro do ambiente de trabalho.


Exemplos de diversidade nas empresas

Para inspirar você e permitir que veja na prática os efeitos da diversidade dentro do ambiente de trabalho, veja alguns exemplos de instituições que sabem trabalhar bem essa variedade de pessoas, melhorando a sua marca e o seu desempenho interno.


A Pepsico criou um projeto chamado “Ready to Return”, uma vez que a empresa entendeu que era difícil para profissionais que passaram muito tempo longe do mercado de trabalho conseguir emprego. Outro projeto adotado pela empresa é o chamado “He for She”, que tem foco no empoderamento feminino e determina que mulheres e homens tenham a mesma responsabilidade para alcançar a igualdade de gênero.


Outra empresa que vem focando em diversidade interna é a Natura, que, em 2019, contou com 6% da sua equipe de funcionários formada por pessoas com algum tipo de deficiência, além de uma meta para chegar aos 8%.


Depois de saber todos esses benefícios e estudos que comprovam que a diversidade nas empresas é o melhor caminho para a reputação e o sucesso do seu negócio, está na hora de colocar a mão na massa e entender como aplicar essa nova postura na prática e na mídia.


Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail mais conteúdos interessantes sobre gestão de crises e ganho de reputação para empresas!




33 visualizações0 comentário