• engajesite

Ambiente corporativo no pós-pandemia: como lidar? Entenda!



É inegável que a pandemia mudou bastante o modo como as pessoas se relacionam, bem como o modo como o trabalho das empresas é realizado. Por conta do isolamento social, as pessoas tiveram de se afastar, enquanto isso, as tecnologias dominaram e mudaram o ambiente corporativo.


Muitas organizações já estão tentando voltar a uma realidade mais próxima do momento pré-pandemia, mas algumas mudanças precisam ser feitas para garantir a harmonia e produtividade da equipe. Confira:

Investir em uma boa comunicação interna

A comunicação é um dos principais pilares de uma empresa, por isso, ela precisa ter uma atenção especial neste período pós-pandemia. É importante ter em mente que muitos hábitos e pensamentos foram mudados e que sua equipe precisa estar preparada para essa nova fase da sua organização.

Entender as diferenças de pensamento

Sua empresa terá funcionários que não se importarão tanto com medidas de higiene e distanciamento social, enquanto outros ficarão relutantes até mesmo com a volta do trabalho presencial, com medo de se contaminarem.

Criar um ambiente harmonioso

Por isso, é importante levar essas situações em consideração e criar um ambiente em que todos possam trabalhar em harmonia e produtividade. As chances de conflitos devem ser minimizadas.

Tomar decisões eficientes

A tomada de decisões por parte da gestão é algo que deverá ser pensado com cautela, visando ao bem físico, mental e emocional dos colaboradores da empresa. Dessa forma, conseguirão passar por este momento.

Alinhar a equipe

Independentemente das mudanças que serão efetuadas na empresa, é importante que a equipe esteja ciente e alinhada com essas modificações. Assim, todos saberão o que devem fazer e qual o seu papel nessa nova fase da organização.

Continuar incentivando a higienização das mãos

Os hábitos de higienização precisam continuar no ambiente corporativo, visto que a Covid-19 não será erradicada, além da existência de outras doenças, que, apesar de menores, também podem se propagar.

Investir em equipamentos

Assim, vale a pena investir em equipamentos para promover esse cuidado, como totens, que podem ser utilizados como reservatórios de álcool em gel e que também podem conter avisos sobre a doença e demais cuidados que devem ser tomados.

Espalhar avisos pela empresa

Além disso, também é importante distribuir avisos para a equipe, a fim de que se mantenha cautelosa, além de promover palestras que exemplifiquem e reforcem os benefícios dessas atitudes na empresa.

Cuidar da saúde mental da sua equipe

A saúde mental da equipe também não deve ser negligenciada, por isso, é interessante investir em medidas para diminuir o estresse e a tensão na empresa, além da organização se mostrar solícita com a equipe nesse sentido.

Apostar no trabalho remoto

O trabalho remoto pode ser uma atividade que vale a pena ser explorada, mesmo após a pandemia. Além de evitar que seus colaboradores transmitam doenças para o restante da equipe, isso também auxilia na produtividade. Há economia de tempo com deslocamentos, especialmente nas grandes cidades e também de custos com transporte, por exemplo.

Modernizar o RH

O seu RH também deve estar preparado para essa nova fase. Como mencionamos, sua equipe estará em uma fase de adaptação e mudanças com relação a esse período pós-pandemia.

Lidar com várias frentes

Esse setor precisa aprender a trabalhar várias dimensões do local de trabalho para a equipe ter plenas condições de manter a sua produtividade e saúde enquanto realiza suas atividades, como a física, mental e relacional.

Antecipar mudanças

Também é importante que o setor de RH já comece a antecipar algumas mudanças para a equipe se habituar ao novo ambiente corporativo. Um exemplo seria o maior cuidado com a saúde e os hábitos de higiene.


Investir na tecnologia

A tecnologia também pode começar a fazer parte do setor de RH, seja no modo próprio de trabalhar, seja na realização de alguns processos, como o recrutamento de novos colaboradores, já que pode ser realizado de maneira mais automatizada.

Desenvolver a fluência digital

A fluência digital é o processo de entender as mudanças e os avanços tecnológicos que estão acontecendo atualmente, principalmente no mundo pós-pandemia, além de saber como utilizá-la ao seu favor.

Modernizar de maneira efetiva

Como falamos no tópico passado, existem sistemas e tecnologias que auxiliam na contratação mais ágil e alinhada de profissionais, no trabalho remoto ou em pesquisas de satisfação interna mais efetivas e detalhadas.


Dessa maneira, será possível projetar habilidades e facilidades que beneficiem não apenas o próprio setor de RH ou os colaboradores, mas também toda a empresa, que ganhará com equipes mais engajadas, produtivas e felizes.

Integrar a gerência da empresa

Entretanto, é importante que essa fluência digital seja repassada para outros setores superiores da empresa, visto que eles oferecerão recursos, apoio e direcionamento para essa modernização, de maneira que tudo esteja alinhado aos objetivos da organização.


E então? Conseguiu entender como lidar com os desafios pós-pandemia no ambiente corporativo? Essa é uma situação nova para muitas organizações. As empresas precisam entender que, com o planejamento e orientação correta, é possível manter a sua organização unida e produtiva.


A Engaje! é uma empresa que pode auxiliar neste momento, ajudando os gestores a posicionar suas organizações durante este momento de maneira positiva para o seu público. Acesse o nosso site e confira um pouco mais sobre o nosso trabalho.




5 visualizações0 comentário