• engajesite

Qual o papel da assessoria de Imprensa em tempos de pandemia?

Atualizado: Mai 25



Muitas empresas tiveram que repensar o modo como realizam suas atividades e até mesmo como se portam na internet por conta da pandemia. Frente a medidas de distanciamento social e uma cobrança maior do público por cuidados sanitários, é importante que a sua organização esteja preparada para lidar com essas situações.


Neste post, explicaremos qual é o papel da assessoria de imprensa durante a pandemia, quais as suas atuações e como pode ajudar as empresas a vencerem este momento.


Menos publicidade e mais informação

Neste momento, é importante que as empresas invistam em fornecer conteúdos educativos em sua estratégia de propaganda, diminuindo um pouco as publicidades que normalmente são feitas.


Dessa maneira, é importante que a empresa entenda quanto custa uma assessoria de imprensa, que invista nessa área e utilize esse espaço na internet para informar o seu público sobre o que está acontecendo no mundo relacionado à pandemia, bem como mostrar as medidas que estão sendo feitas dentro da organização para minimizar os impactos.


Ignorar a situação atual e apenas continuar utilizando a sua estratégia padrão como se nada estivesse acontecendo pode desencadear críticas e cobranças por parte de algumas pessoas.


Instituições que têm se posicionado frente aos acontecimentos atuais e mostrado medidas para combater a pandemia estão recebendo repercussões positivas, mais engajamento e uma boa impressão.


Investimento em relacionamento

Manter um bom relacionamento com o seu público durante este período de pandemia é muito importante. Por conta do isolamento social, muitas pessoas estão passando mais tempo em casa e, consequentemente, passando mais tempo na internet.


Entretanto, é importante entender como realizar essa comunicação, já que, se feita de maneira errada, pode ocasionar alguns problemas, inclusive crises de imagem que podem abalar a sua reputação.


Uma tendência cada vez mais frequente por conta da pandemia e com grandes chances de se manter após esse período é a expansão dos canais de atendimento. Como explicamos, os seus consumidores estão passando mais tempo on-line, o que significa que você precisa estar mais presente nesses meios.


Busque manter-se presente nas redes sociais mais utilizadas pelo seu público. E não estamos falando apenas de criar uma conta, mas de, realmente, produzir conteúdo para esses veículos de comunicação, bem como prestar atendimentos por meio deles.

Assessoria de imprensa na transformação digital

A transformação digital se fez muito presente dentro da área de assessoria de imprensa, bem como nas próprias empresas. Com o alto número de pessoas utilizando as redes e devido às muitas informações sendo compartilhadas ao mesmo tempo, as organizações precisam acompanhar esse ritmo para se manterem relevantes.


Por conta das mudanças provocadas pela alteração natural do público e com o surgimento da pandemia do coronavírus, ao entenderem como contratar assessoria de imprensa e fortalecer a comunicação da empresa, muitas instituições começaram a se manter mais fortes no digital com o auxílio de estratégias de marketing digital.


Também tem-se investido muito em comunicação 360º, uma maneira inteligente de conseguir estreitar o relacionamento do público com a marca dentro da internet. Ela tem esse nome justamente por ser muito abrangente, levando em conta todos os tipos de consumidores da empresa, bem como todos os canais de comunicação oferecidos por ela.


A comunicação 360º permite que a empresa consiga entender melhor como se comunicar efetivamente com o seu público ao entender os canais que mais dão certo com cada um deles, além de entregar atendimento e conteúdos mais personalizados.


Redação e assessoria de imprensa: trabalho em conjunto

Outra consequência não apenas da pandemia, mas da nova realidade das assessorias de imprensa é que elas estão se tornando cada vez mais enxutas, contando com mais profissionais que desempenham diversas funções.


Assim, redação e assessoria de imprensa passaram a andar lado a lado. Além de atuarem na parte jornalística, também realizam um papel mais publicitário, coletando as pautas mais relevantes e criando conteúdos que engajem nas redes.


É importante se atentar, por exemplo, que os usuários estão procurando se informar sobre a pandemia buscando fontes confiáveis e empresas engajadas em transmitir essas informações de maneira clara para seus seguidores.


Para conseguir esse alto dinamismo sem perder a qualidade, é importante que a assessoria de imprensa tenha suas habilidades de consultoria bem desenvolvidas, bem como entenda qual o estilo de cada plataforma e como entregar um conteúdo que atenda às expectativas dos seus usuários.


Compromisso com a responsabilidade

Principalmente por estarmos falando de um assunto delicado que é uma pandemia, mais do que nunca, as assessorias de imprensa precisam ter um compromisso com a veracidade das informações que compartilham.


As marcas assessoradas são as principais fontes de informação para os seus respectivos públicos, por isso, não podem fornecer informações erradas ou duvidosas. Caso isso aconteça, uma grave crise de imagem corporativa pode acontecer.


É preciso explorar a expertise de cada empresa ou profissional, mostrando como a sua área está relacionada com a realidade e como eles podem ajudar o público a passar por tudo isso ou se informar a respeito desse momento tão difícil.


Muito tem se falado sobre humanização de marca por meio de técnicas como storytelling, e esse é o momento mais oportuno para ver essa metodologia em prática, informando, mostrando solidariedade e sendo presente com o seu público.


Como escolher uma boa assessoria de imprensa?

Uma das maneiras mais efetivas de escolher uma boa assessoria de imprensa é conhecendo seu histórico e cases. A Engaje! atua com grandes instituições do mercado, investindo em autenticidade e nas expectativas do cliente para fornecer ótimos resultados nas mais diferentes plataformas de mídia.


Assim, entendendo qual é o papel da assessoria de imprensa em tempos de pandemia, você pode aproveitar a importância dessa área para fortalecer sua marca nas redes sociais.


Quer saber quem são os responsáveis por toda essa área em nome da Engaje!? Então, conheça a nossa equipe e saiba um pouco mais sobre as mentes por trás da nossa empresa, bem como suas estratégias e metodologias!


41 visualizações0 comentário