• felipe3259

Os 5 exemplos de gerenciamento de crise empresarial!



Quando a empresa necessita de um gerenciamento de crise empresarial, é importante que ela invista em profissionais e empresas capacitados que a auxiliem a encontrar uma solução eficiente.


Para ajudar você a entender como a Engaje! atua nessa área, separamos alguns exemplos de casos de empresas que superaram crises, além de outros exemplos de atuações da empresa para o aumento e a fortificação da reputação dos clientes.


1. Royal Caribbean

Começando com o primeiro gerenciamento de crise, por exemplo, a agência teve o prazer de atuar com a Royal Caribbean, que é uma das maiores companhias de cruzeiros no mundo. Ajudamos a construir o forte nome da marca para que ela se tornasse uma das líderes em vendas de cruzeiros internacionais no Brasil.


Por meio das nossas estratégias e inteligências, conseguimos aumentar de 4 navios regulares por temporada brasileira nos anos de 1999/2000 para 20 navios em 2010/2011 no mesmo período.


Além disso, tivemos o importante papel de anunciar a chegada da empresa no mercado brasileiro, mas não só isso: procuramos mostrar para as pessoas uma nova visão sobre os cruzeiros marítimos.


É importante que, levando em conta a estratégia da marca, ela possa fazer uma adaptação para o público que ela quer alcançar. Muitas vezes, o cruzeiro marítimo pode ser algo muito distante da sua realidade ou, até mesmo, um gasto supérfluo, mas a verdade é que ele pode ser mais acessível do que se imagina, além disso, o cliente não comprará apenas um passeio de navio mas sim um conjunto de experiências únicas.


2. Gerdau

Com a Gerdau, maior empresa produtora de aço do país, atuamos com projetos de engajamento de parceiros. Fizemos pesquisas de campo em cerca de 12 estados a fim de entendermos melhor a empresa internamente para elaborar uma estratégia para o reposicionamento da marca no mercado.


Além disso, também elaboramos algumas mudanças mais práticas, como a criação de brindes, conteúdos para mídias sociais e filmes, bem como uma nova comunicação visual para a empresa.

Dessa maneira, conseguimos ter um bom gerenciamento de crise empresarial e gestão de reputação, orientando a empresa para as expectativas e necessidades do seu público. Atualmente, a organização tem feito diversos movimentos sociais, como a abertura de vagas exclusivas para mulheres.


Além disso, também foi desenvolvida uma academia para o desenvolvimento de líderes, sendo esta uma maneira de elevar a carreira dos profissionais que atuam nas usinas, bem como fortalecer o engajamento interno dos funcionários.


Leia também




3. Mercur

A Engaje! auxiliou a Mercur a unir organizações e pessoas orientadas a encaminhar e promover soluções mais sustentáveis. Fizemos isso por meio da criação de conteúdos que mostram o posicionamento da organização por meio da imprensa, de influenciadores digitais e do seu próprio público.


Como resultado, a empresa, atualmente, consegue se consolidar com uma boa reputação, principalmente como uma organização que tem e incentiva o respeito com o meio ambiente, além de um modelo de organização eficiente.


Temos o importante papel de fazer com que as pessoas estejam no centro dessa grande organização, não sendo algo apenas externo, mas que, diariamente, os funcionários, parceiros e clientes da organização sejam valorizados.


Além disso, buscamos, sempre, reforçar o compromisso da Mercur com o meio ambiente por meio da fabricação de produtos com matéria-prima renovável, como as ponteiras para muletas e bengalas lançadas no começo de 2021.


4. Tupy

A Tupy é a maior empresa produtora de blocos de motor e cabeçotes do mundo, além de ser uma das 10 maiores exportadoras do país. A Engaje! auxilia nas relações entre a organização e a mídia.


Com essa atuação, a organização conseguiu um aumento de mais de 30% na presença da marca nas mídias digitais, além de manter uma boa reputação entre o público e os acionistas, o que tem influenciado positivamente no valor das suas ações.


Com o apoio da assessoria de imprensa, diversas novidades, projetos e conquistas da empresa estão indo para a mídia, fazendo com que sua reputação se eleve e mostre para atuais e futuros acionistas que seus investimentos estão tendo um bom retorno.


No primeiro trimestre de 2021, a empresa teve a sua maior receita líquida da história: R$ 1,54 bilhão — informação que foi impulsionada em veículos de comunicação importantes, como a Valor Econômico.


5. São Paulo Boat Show

O São Paulo Boat Show é o maior salão náutico indoor da América Latina. Também foi essa empresa a criadora do “Por Uma Cidade Navegável”, um projeto com propósito social e ambiental na região.


Atuamos, principalmente, com a exposição da marca nos principais veículos de mídia do país, tanto os mais tradicionais, como televisão e jornal, como também a internet e as redes sociais.


Com a nossa atuação, a empresa começou a ter uma receptividade maior entre as classes AB e B, o que pode ser notado por meio de um aumento de 30% do público que está dentro desse perfil de renda.


Além disso, também conseguimos fazer com que a empresa tivesse uma maior aproximação das lideranças ambientais e governamentais por meio da criação de projetos e parcerias que têm valor ecológico.


Assim, conhecendo alguns dos cases da Engaje! de empresas que tiveram crise de imagem e como a empresa vem atuando na gestão de crise empresarial e reputação das marcas, é possível entender melhor os resultados que podem ser esperados com essa atuação e a importância de se investir em uma assessoria profissional e de confiança.


E para que você entenda ainda mais a importância de evitar crise de imagem na própria organização, temos um e-book no qual explicamos como é feita uma estratégia de marketing e o posicionamento de marca. Baixe-o gratuitamente!




3 visualizações0 comentário