• engajesite

Dicas para trazer resultados e melhorar a reputação da marca


reputação da marca

Como anda a reputação da marca da sua empresa? Saber como a sua organização é vista pelo público é uma maneira de conseguir atrair e fidelizar um público que, muito provavelmente, consumirá os seus produtos e serviços.


Neste post, daremos algumas dicas de como trazer resultados e melhorar a reputação da marca da sua empresa de maneira simples, mas muito efetiva para tornar a sua organização bastante respeitada no mercado. Vamos lá?


Pesquise a sua audiência

De acordo com pesquisa feita pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) em 2019, a internet já alcança cerca de 74% da população. Dessa maneira, é muito provável que o seu público esteja por aqui.


Mas para saber disso com exatidão, é importante fazer uma pesquisa de audiência, afinal, antes de melhorar a sua imagem corporativa, é preciso entender para quem ela deve ser melhorada, bem como as melhores estratégias para se fazer isso.


Na própria internet, é possível fazer isso por meio de pesquisas no Google, análise dos seus seguidores nas redes sociais, entre outras técnicas. Além disso, também é possível ver as informações coletadas.


Mesmo após essas informações, é importante sempre revê-las e fazer modificações caso o seu público mude, para que ele sempre se mantenha atualizado e a sua empresa também se mantenha alinhada.


Invista nas redes sociais

A mídia social é muito importante para a reputação de um procedimento. De acordo com pesquisa feita pela NZN Intelligence em 2019, cerca de 74% dos consumidores estão preferindo fazer compras pela internet.


E mesmo que você não venda produtos/serviços on-line, saiba que grande parte dos consumidores faz pesquisas na internet para saber a reputação de uma marca, bem como analisar feedbacks dos clientes. Ou seja, investir no marketing digital é importante!


Assim, é importante que a sua empresa esteja presente nas redes sociais e tenha boas estratégias de marketing, seja produzindo conteúdos de qualidade, seja analisando seu público, assim, será possível adquirir diversos insights que farão a diferença para o crescimento da sua identidade corporativa.


Outra vantagem de investir nas redes sociais é que isso o ajudará a fidelizar o seu público, uma vez que ele sempre estará em contato com a empresa por meio da internet.


Leia também:



Ative notificações

Como falamos, é importante sempre estar atento à internet, principalmente com relação ao que falam da sua empresa on-line. Em algumas redes sociais, é possível ativar notificações para usuários que mencionarem a sua marca.


Para empresas pequenas, essa é uma ótima maneira de acompanhar de perto o crescimento da empresa e coletar feedbacks para melhorar seus produtos, serviços ou atendimento.


Empresas grandes também precisam fazer esse acompanhamento para saber o que estão falando da organização e como meio de prever crises.


Assim que aparecerem as primeiras postagens pedindo posicionamento da marca sobre algum assunto, já será possível pensar em respostas caso esse clamor aumente e afete as suas vendas.


Seja transparente

Um dos grandes fatores que ajudará a sua empresa a melhorar sua reputação é ser transparente com o seu público. Nos momentos de crise, não tenha receio de admitir erros e que a organização se esforçará para repará-los.


Ao mentir ou omitir informações, o seu público ficará ainda mais desacreditado da sua organização, uma vez que a verdade sempre vem à tona. Além disso, culpabilizar terceiros pode passar a impressão de imaturidade.


Também é preciso ser transparente nas informações passadas para o seu público em relação aos conteúdos postados e aos produtos/serviços oferecidos pela sua empresa. É importante que a comunicação com o público seja sincera e próxima.


Assim, os seus clientes terão mais confiança para investir na sua empresa, ao mesmo tempo que poderão auxiliar no seu crescimento por meio de feedbacks sinceros e ideias que poderão agregar na sua organização.

O atendimento da sua empresa precisa estar lado a lado com o seu planejamento de marketing, uma vez que o modo como os seus funcionários respondem aos clientes também afeta a imagem da marca de maneira geral.


Sempre responda ao seu público

E por falar em comunicação, busque sempre responder às dúvidas do seu público. Por meio de comentários, directs ou atendimento, faça com que os usuários se sintam ouvidos e tenham seus questionamentos devidamente respondidos.


Em casos de empresas com um grande alcance, pode ser uma tarefa difícil responder a cada pessoa de maneira personalizada. Dessa maneira, é possível investir em sites com chatbots e FAQs para que as dúvidas mais frequentes sejam respondidas automaticamente.


Além disso, vale a pena investir em uma equipe de atendimento para as dúvidas e os problemas mais complexos e que necessitam de uma atenção especial. A depender de como a sua marca conversa diretamente com a empresa, é possível aumentar ou diminuir a reputação da sua organização.


Outra dica interessante para melhorar a boa imagem da empresa e fidelizar um cliente ao mesmo tempo é responder às reclamações e aos problemas dos usuários publicamente, caso sejam feitos pelos comentários das publicações, porém direcionar o atendimento para um meio privado, como e-mail ou telefone.


E então? Conseguiu entender como é possível melhorar a reputação da marca com algumas dicas simples? Dessa maneira, sua empresa conseguirá ganhar um maior prestígio na internet e ter um público cada vez mais fiel.


Nós da Engaje! Comunicação podemos ajudar você nessa missão de melhorar a reputação da sua marca. Entre em contato conosco e veja como a assessoria de imprensa pode elevar a sua marca para grandes patamares!






23 visualizações0 comentário