• engajesite

Estratégias de reputação por meio do storytelling: como elaborar?



A estratégia de usar o storytelling vem sendo usada por várias marcas como uma maneira de tornar as suas propagandas e conteúdos mais humanizados, além de ter uma maior proximidade com o leitor.


Neste post, explicaremos como é possível utilizar essa estratégia também como uma forma de melhorar o seu branding, seja em um momento de crise de imagem, seja para aumentar ainda mais o poder da sua marca.



Entenda o propósito da marca

Antes de criar a sua estratégia de storytelling, é importante entender quais serão os seus objetivos com ela. Para isso, busque ter conhecimento do propósito da marca; ele nada mais é do que a razão para a sua empresa existir.


Existem algumas técnicas para se definir o propósito da marca. Em uma delas, você deve fazer a junção das necessidades que o mundo precisa, no que você ou seu produto/serviço é bom e quais são as suas paixões, aquilo que o faz seguir em frente com seus projetos.


Definido o propósito da marca, será muito mais fácil entender o que é a sua empresa, quais são os seus objetivos e o que se espera alcançar e oferecer aos seus clientes. Esse é o primeiro passo para criar um bom storytelling eficiente.


Também é por meio do seu propósito de marca que é possível entender qual o diferencial da sua organização e o que ela tem de diferente dos outros concorrentes e que pode ser explorado pela equipe de marketing digital, social media e assessoria de imprensa.

Defina a história da marca

Depois, seguindo as nossas dicas de como usar storytelling, é hora de definir qual será a história da sua marca. Busque levantar informações importantes, como quando ela surgiu e o porquê de ela ter sido criada. Também entenda quais foram as suas principais conquistas e por quais lugares passou.


É muito interessante que os seus consumidores conheçam mais sobre a sua marca, entendam a sua história e todo o trajeto feito até chegarem no patamar em que estão hoje, realmente como exemplos de storytelling de luta e superação.


Durante a estratégia de marketing e publicidade da gestão de sua marca, busque destacar momentos importantes dessa trajetória, mostrando até mesmo problemas e dificuldades e o que foi feito para resolvê-los.


Ao fazer isso, você consegue ter uma maior proximidade com o seu público, além de fazer com que eles fiquem cada vez mais curiosos em saber sobre a personalidade da marca, outros fatos passados e os seus passos futuros.


Leia também



Elenque os seus personagens principais

Uma boa história precisa ter personagens, não é mesmo? É interessante que elas se façam presentes na sua estratégia de storytelling, afinal, a sua empresa não seria o que é hoje se não fossem as pessoas que passaram por ela.


Conte um pouco da história do fundador, dos sócios e, até mesmo, de funcionários marcantes da instituição. Mostre quem eles são, de onde vieram e como eles ajudaram no crescimento da organização.


Isso ajudará não apenas na reputação da sua marca, mas também aumentará o sentimento de pertencimento da sua equipe, que se sentirá mais motivada e recompensada pelos trabalhos feitos, buscando inovar e trazer mais resultados.


Nesse momento, é importante fazer muitas pesquisas e entrevistas, entender os principais acontecimentos que permeiam a construção e o desenvolvimento da empresa até os dias atuais e as informações e os fatos que podem desencadear grandes conquistas futuras.

Tenha a missão e os valores da empresa

Sempre falamos sobre missão e valores por aqui, mas é sempre importante lembrar, afinal, essas são as principais informações para que uma empresa consiga ter um norte para os seus objetivos, bem como orientar melhor seus funcionários nesse caminho.


Basicamente, a missão se refere ao que a sua empresa espera para o futuro, enquanto que os valores explicam o que a organização é atualmente e o que ela quer passar para a sua equipe e o seu público.


Os valores são uma maneira de mostrar pelo que a sua empresa luta, seja por melhorias na sua área de atuação ou até mesmo por um mundo melhor. Ela também ajuda a alinhar a sua equipe para que sigam esse mesmo caminho.


O mesmo vale para os clientes, que, ao conhecerem seus valores e missão, conseguem ter coisas em comum com a organização, o que os tornam mais próximos e fiéis.

Encontre suas falhas

Nesse processo, você também verá que a sua empresa cometeu ou ainda comete alguns erros. Tenha consciência deles e avalie o que pode ser feito para resolvê-los, diminuir o seu impacto e, principalmente, o que se pode aprender com eles.


Muitas empresas buscam esconder os seus problemas ou suas fraquezas, mas existem algumas situações em que a exposição, quando bem feita, consegue promover um efeito bastante benéfico.


Por exemplo: se a sua empresa passou por um período de crise nas vendas, mas um funcionário ou o dono conseguiu pensar em uma estratégia de inovação que fez a organização decolar, essa situação deve ser contada para o público.


Essa é outra maneira de fazer com que o seu público se conecte mais com a empresa, principalmente ao verificar esse lado mais “humano” da instituição, menos perfeito, mas que se mostra persistente e pronto para superar desafios.


Assim, ao entender por que usar storytelling e como criar uma estratégia de reputação por meio dele, você consegue contar histórias envolventes para o seu público e fazê-lo ficar mais cativado pelos seus produtos/serviços.


Aqui na Engaje! Buscamos dar aos colaboradores o protagonismo que eles exercem diariamente, por isso, acesse a página da equipe e conheça todos que fazem esse time dar tão certo!