• engajesite

O que fazer para melhorar a imagem da marca?

Atualizado: Jun 28



Após um período de crise ou ao perceber que o nome da sua empresa não está tão forte assim, pode surgir a necessidade de investir em maneiras para melhorar a imagem da marca, fazendo com que ela seja vista de maneira mais positiva pelo seu público ou com que mais pessoas conheçam a sua organização.


Neste texto, daremos algumas dicas do que pode ser feito para melhorar a imagem da sua marca e, assim, conseguir oferecer uma melhor impressão para as pessoas que já conhecem ou passarão a conhecer a sua empresa.




Conhecer bem o seu público

Uma das primeiras dicas para aumentar a imagem da marca é conhecer bem o seu público. É importante entender quem ele é e do que ele gosta para fazer com que a sua empresa consiga se adequar a esses gostos.


Por exemplo, se o público é mais moderno, vale a pena que a sua empresa também tenha esse ar mais jovial, como uma maneira de conseguir se conectar melhor com os seus consumidores.


Essa é, até mesmo, uma maneira de se conseguir economizar nas campanhas de marketing e assessoria de imprensa, uma vez que você conseguirá entender onde o seu público está e o que fazer para atingi-lo.


E para conhecer o seu público, é possível se utilizar de muitas coisas, como fazer pesquisas de mercado, avaliar alguns perfis de consumidores nas redes sociais e, até mesmo, pedir feedbacks após as compras.


Divulgar os valores da sua empresa

O que a sua empresa acredita? O que ela defende? Divulgar quais são os valores da sua empresa para o seu público fará com que ele consiga se conectar melhor com a sua empresa e visualizar pontos em comum.


Não é necessário falar diretamente sobre os valores da sua marca em postagens nas redes sociais, mas é possível transmiti-los indiretamente pelo seu logo, pelo seu posicionamento, pelos produtos ou serviços que oferece, etc.


É muito importante que a sua marca esteja sempre atrelada a coisas boas e não apenas ao oferecimento de um produto. Quando humanizamos nossa marca, conseguimos deixá-la menos comercial e, realmente, mais próxima do público.

Muitas empresas, em contrapartida, acabam investindo em estratégias de marketing agressivas, incentivando a venda a todo custo. Porém, é importante ter em mente que precisamos oferecer um motivo para que o consumidor confie no que você está comercializando.


Entender qual imagem da marca você quer transmitir para os seus clientes

Antes mesmo de colocar em prática alguma dica de como melhorar a imagem e o branding da sua marca, é preciso entender qual, de fato, é a imagem que você quer transmitir com a sua empresa.


Isso deve ser discutido até mesmo nas etapas iniciais da construção de marca da sua empresa, já que, quanto mais cedo essa imagem é feita, mais solidificada ela fica com o passar do tempo.


Diante disso, como você quer que a sua empresa seja conhecida: como uma empresa que pensa no meio ambiente? Que é engajada em causas sociais? Que realmente coloca o cliente em primeiro lugar?


Com isso definido, e levando em consideração a participação do público, você consegue entender o que deve ser feito para conseguir esse objetivo e fazer com que ele seja fortificado cada vez mais.


Leia também




Ofereça conteúdo de qualidade

Algo que vem sendo muito explorado com a popularização das redes sociais é a produção de conteúdo. Em plataformas como TikTok, YouTube e Instagram, pessoas e marcas conseguem, cada vez mais, mais alcance e engajamento em suas publicações.


Essa é uma ótima maneira de melhorar a imagem da sua marca, já que você pode contar um pouco mais sobre a sua história, seus valores, objetivos, conquistas e, até mesmo, oferecer um espaço para o seu próprio público.


Entretanto, é importante que essa produção de conteúdo seja bem feita, uma vez que essa estratégia pode acabar surtindo um efeito contrário e piorar a sua reputação, principalmente ao se posicionar em certos assuntos.


Por isso, invista em uma equipe profissional de marketing e assessoria de imprensa para que eles possam dar a você todo o suporte necessário para uma produção de conteúdo efetiva e de acordo com as expectativas dos seus clientes.


Fique próximo do seu público

A produção de conteúdo oferece um benefício muito importante: faz com que a sua empresa se torne próxima do seu público. Dessa maneira, o comportamento do consumidor passa a ser de uma maior empatia pela sua marca, aumentando as chances de fidelização.


Além disso, é muito importante investir na criação de canais de comunicação, seja nas próprias redes sociais, seja em sites e aplicativos com a criação de bots. Sua empresa precisa se mostrar sempre presente e disponível.


Além disso, invista em ter pessoas para curtir e responder comentários, pedir e acolher feedbacks e, até mesmo, dar uma olhada no que as pessoas estão falando a respeito da sua marca. Essa é uma maneira efetiva de se tornar próximo do público e, ainda, conseguir prever quando uma crise de imagem poderá ocorrer.


A proximidade com o público-alvo pode, inclusive, melhorar a recepção do consumidor em casos de crise ou queda de reputação. O modo como o posicionamento da empresa é feito nesses momentos também conta, mas a sua relação com as pessoas acaba sendo diferenciada, conforme a sua relação com os clientes.


E então, conseguiu entender o que você pode fazer para melhorar a imagem da marca? É importante aplicar as sugestões de maneira recorrente na sua empresa, uma vez que elas trarão muitos benefícios para a sua relação com o público.


Para ajudar você a estabelecer uma forte imagem da sua marca no mercado, temos um outro conteúdo da Engaje! sobre o tema. Confira: ‘Imagem da empresa: um guia de estratégias de reputação’.