• engajesite

Como fazer o branding de uma empresa? Confira!



“Branding, o que é?” Ele nada mais é do que a gestão de marca da sua empresa. É por meio dele que você consegue entender a imagem da sua empresa e como ela é passada para o seu público, o que pode gerar resultados muito positivos, mas também negativos, quando mal feito.


Neste post, explicaremos o que deve ser levado em conta ao fazer uma estratégia de branding para conseguir posicionar a sua marca no mercado e promover uma boa reputação da sua empresa para o público.





Defina um propósito

O primeiro passo para entender como trabalhar o branding é definir um propósito, não apenas para a estratégia de branding, mas também para o seu negócio. É importante entregar produtos de qualidade para o seu cliente, mas também é preciso entender o porquê de você fazer isso, o que os seus produtos/serviços têm de tão especial, entre outras informações.


Quando a empresa investe em criar um significado, um propósito para o que ela está vendendo, isso permite uma maior conexão com o seu público, que começa a enxergar o produto não apenas como mais um no mercado, mas algo que realmente foi feito pensando no consumidor.


Para que esse processo se torne mais fácil, é interessante que a sua empresa tenha os seus próprios objetivos por meio da criação de valores, da visão e da missão da empresa. Além disso, isso pode servir de norte para definir o propósito da sua marca e o que ela oferece.


Além de pensar na própria empresa, também é preciso levar em conta o que o próprio cliente quer. Afinal, não adianta elaborar propósitos e valores que são totalmente diferentes do que o seu público espera.


Entenda qual será o seu posicionamento

O branding empresarial também precisa ter um posicionamento; ou seja, é preciso saber como a sua marca será mostrada para o seu público e como ela deverá ser vista e entendida por ele. Além disso, é muito importante entender o público da sua empresa para saber exatamente o que ele espera dela.


Busque conhecer as principais características do seu público, o que eles gostam de fazer, qual a sua renda, no que costumam trabalhar e, principalmente, o que os fariam se interessar pelo seu produto.


Se o seu público está em busca de algo mais barato, é interessante se posicionar como uma marca mais em conta; se for pela qualidade, é importante se portar como uma marca que foca esse quesito etc.


Ao trabalhar os pontos fortes do seu produto/serviço, bem como as expectativas do seu público, você consegue criar uma estratégia de branding muito eficiente para não apenas atrair mais pessoas a conhecerem o seu negócio, mas também fidelizar aquelas que já o conhecem.


Leia também



Trabalhe a imagem que será transmitida

Elaborar a parte teórica da sua empresa é importante, mas também não se pode esquecer da parte física e visual. Tanto por meio escrito quanto pelas características relacionadas à imagem, a sua organização precisa passar para o público os valores, as missões e os posicionamentos que foram definidos anteriormente.


A logo, por exemplo, é um dos elementos mais importantes, já que muitas pessoas se lembrarão da sua empresa por meio dela. Dessa maneira, é importante contar com um modelo que consiga criar um storytelling da marca e conversar bem com os valores da sua marca e também do seu público.


Ter um projeto de identidade visual bem definido pode ajudar bastante em diversos momentos, como permitir que a sua logo e o design sejam aplicados em diferentes situações, sem perder as suas características.


Caso você já tenha uma logo, mas ela esteja muito antiga, vale a pena investir em um profissional para fazer uma reformulação da mesma, mantendo as suas características marcantes, mas deixando-a mais moderna e seguindo os atuais valores da sua empresa.


Crie uma proposta de valor

Outro fator que também deve estar presente na estratégia de branding da marca diz respeito ao investimento em uma proposta de valor, que será uma junção dos valores internos e externos da empresa, representando os sentimentos que a empresa quer passar para o seu público.


A proposta de valor é muito importante também para a organização interna da sua empresa, afinal, não é apenas o seu público que precisa acreditar na empresa, os seus funcionários também precisam.


Por isso, é importante fazer com que eles fiquem motivados, acreditem na empresa e vejam que os valores e objetivos passados para o público são, realmente, praticados no dia a dia da companhia, caso contrário, tudo isso pode gerar um efeito reverso.


Uma empresa sem uma proposta de valor pode deixar os seus funcionários desmotivados, fazer com que não acreditem na empresa e, em casos mais graves, se sintam revoltados, já que o que está sendo passado para o público não é uma verdade.


Aposte em um diferencial

É muito difícil achar um mercado que não apresente uma concorrência. Mesmo que você crie um produto totalmente novo, precisará competir com aqueles que oferecem produtos mais tradicionais, mostrando o porquê de o seu produto ser melhor do que algo que já está consolidado.


Por isso, é importante que o seu produto/serviço tenha um diferencial, algo que faça com que ele se destaque dos concorrentes. Pode ser um preço mais em conta, uma maior qualidade ou um melhor atendimento ao cliente. É importante conhecer bem o seu produto e, principalmente, o que faz as pessoas investirem nele.


E por falar em pessoas, o seu público pode ajudar você a entender o que faz o seu produto ser tão especial. Para isso, busque fazer pesquisas com os seus consumidores para entender os motivos que os levam a escolher a sua empresa.


Depois que encontrar esse diferencial, será mais fácil incluí-lo em sua estratégia de branding, focando, realmente, o ponto forte da sua marca e que, dificilmente, será batido por outras instituições.


Assim, ao entender como fazer o branding da sua empresa, você consegue expor a sua empresa de uma maneira mais inteligente e efetiva, ao mesmo tempo que o seu público consegue entender melhor os seus valores e o que a sua empresa quer construir com ele.


A Engaje! Comunicação pode ajudar você nessa missão de criar ou otimizar o branding da marca. Entre em contato conosco e saiba como podemos fazer com que a sua empresa se destaque no mercado!





17 visualizações0 comentário