• engajesite

Os 5 tipos de comunicação empresarial, conheça agora!



A importância da comunicação empresarial é muito grande. É preciso saber se comunicar com o cliente, mas também é indispensável uma boa comunicação interna nas empresas. Quando uma organização dialoga bem, acaba tendo uma melhor estruturação e, consequentemente, passa uma melhor impressão para o seu público.


Neste post, para que você conheça melhor os tipos de comunicação empresarial, explicaremos quais são os seus 5 tipos, além de mostrar as principais características de cada um deles. Vamos lá?




1. Comunicação escrita


A primeira é a comunicação escrita, sendo, aliás, a mais utilizada pelas organizações. Ela pode ser explorada pela empresa de diversas maneiras, como na criação de um mural em um ambiente comum para compartilhar com os funcionários as notícias e os avisos da empresa.


Trata-se de uma maneira eficiente de fazer comunicados que devem ser relembrados com frequência ou que podem não ser viáveis em outras estratégias. Todos que estiverem passando pelo ambiente poderão conferir o mural para se atualizar.


Além disso, ela também não precisa se manter limitada ao meio físico: e-mails e mensagens em aplicativos de mensagens também contam como comunicação escrita, deixando-a ainda mais prática.


Principalmente neste momento, em que muitas empresas estão com grande parte da equipe em home office, a comunicação escrita via internet se mostra bastante necessária para manter a equipe informada dos acontecimentos da empresa.


2. Comunicação verbal


Outro tipo de comunicação empresarial bastante comum é a verbal, na qual é utilizada a voz ou outros meios auditivos para passar comunicados, avisos, notícias ou qualquer outra informação relevante para a equipe.


Como estratégia adotada para uma comunicação verbal eficiente, temos as palestras, as confraternizações e as reuniões, em que é possível reunir um bom número de pessoas para que a mensagem seja repassada poucas vezes.


Ela também pode ser utilizada de maneira menos abrangente, como em pequenas reuniões de equipe ou ainda menores, a fim de se ter um melhor direcionamento ou apontamento do funcionário quanto a problemas que devem ser solucionados.


Com a internet, a comunicação verbal ainda continua sendo utilizada, já que é possível fazer reuniões on-line ao mesmo tempo que mensagens em áudio podem ser enviadas aos colaboradores.


3. Comunicação horizontal


Além do formato das informações, também é possível definir a ordem em que elas serão transmitidas. Uma delas é por meio da comunicação horizontal, em que todos os colaboradores são informados de maneira direta.


Assim, não existe privilégio ou prioridade nas informações passadas com relação ao cargo ou poder exercido dentro da empresa. Todos acabam tendo um tratamento igual e imediato.


Esse é um tipo de comunicação importante para empresas que querem uma equipe mais unida e com uma interação mais sólida e igualitária. Além disso, a própria comunicação interpessoal é melhorada.


A única diferenciação com relação a esse tipo de comunicação é que ela pode ser dividida entre setores e áreas da empresa, uma vez que certos avisos necessitam ser feitos apenas para as equipes de finanças ou de RH, por exemplo.


Leia também




4. Comunicação vertical


Além da comunicação horizontal, também temos a comunicação vertical, que é feita levando-se em conta os cargos e/ou níveis dos trabalhadores da empresa para a “direção” em que essa informação será passada.


Esse tipo de comunicação é utilizado principalmente para se definir o planejamento estratégico dos setores ou da própria organização. Assim, é possível focar a informação e direcioná-la apenas para as pessoas que atuam efetivamente na etapa.


Além disso, essa comunicação também é feita quando os colaboradores precisam passar relatórios, análises e reportar, para os seus superiores, dados sobre as suas atividades ou os fatos referentes à sua área. Essa é a chamada comunicação vertical ascendente


Já a comunicação vertical descendente é feita de maneira inversa: os superiores são quem conversam com a sua equipe para passar instruções, feedbacks ou algum tipo de comunicação empresarial.


5. Comunicação diagonal


A comunicação diagonal é aquela feita de maneira inter-hierárquica, na qual equipes recebem informações e avisos de maneira igual, não havendo preferência pelo cargo que ocupam.


Esse é um bom tipo de comunicação para comunicar informações que todos precisam estar cientes, como novos projetos, transmissão, mensagens motivacionais ou contextualização de alguma situação.


Independentemente do tipo de comunicação que escolher, é importante fazer testes para verificar qual a mais indicada para determinada situação, além de pensar em estratégias para que o seu resultado seja o mais efetivo possível.


O mais importante é que todos os envolvidos recebam suas respectivas mensagens de maneira clara e rápida, principalmente em se tratando de assuntos importantes, a fim de que sua empresa prospere.


Também é importante que a organização invista em media training e treinamentos de comunicação interpessoal como uma maneira de educar internamente a sua equipe para que ela possa se comunicar melhor tanto internamente quanto externamente com uma assessoria de imprensa.


Assim, entendendo quais são os principais tipos de comunicação empresarial, bem como as principais características de cada uma delas, você pode escolher as que melhor fazem sentido para o propósito da sua empresa e implementá-las quando necessário. Além disso, você verá na prática como isso auxilia na comunicação externa nas empresas.


Neste momento de pandemia que estamos vivendo, o papel da assessoria é muito importante. Entenda mais sobre o assunto conferindo este outro artigo em nosso blog!



10 visualizações0 comentário