• engajesite

5 dicas de como melhorar a crise de imagem nas empresas



Por mais que uma empresa invista em transmitir uma imagem humanizada para o seu público por meio do storytelling e de outras técnicas, problemas podem ocorrer e colocar em risco a reputação da sua organização, por isso, é importante entender o que fazer nessas situações.


Neste post, apresentaremos as principais dicas de como melhorar a crise de imagem da empresa e atrair e fidelizar o seu público mesmo em momentos difíceis.


1. Invista em qualidade

O primeiro passo é investir na qualidade dos seus produtos e serviços oferecidos. Além disso, caso você tenha uma estratégia de produção de conteúdo para a internet, é preciso garantir que eles sejam de alto nível também.


Dessa maneira, quando a sua empresa oferece qualidade em seus produtos e serviços, isso faz com que o público passe a ter uma melhor aceitação da marca e não deixe de ser um cliente.


Como melhorar a qualidade dos meus produtos/serviços?

O primeiro passo para melhorar a qualidade dos seus serviços e produtos é entender quais são os seus pontos fracos, ou seja, as principais críticas vindas dos seus clientes, além dos diferenciais da sua concorrência.


Ao analisar esses dois pontos, você saberá o que melhorar no seu produto ou serviço, fazendo com que ele tenha mais comentários positivos, e como favorecer as suas vendas.


2. Acompanhe o que estão falando da empresa

Para fazer uma gestão de crise eficiente na sua empresa, é importante sempre acompanhar o que estão falando da sua marca. Dessa maneira, é possível descobrir com antecedência se estão fazendo muitos comentários negativos sobre a sua organização.


Um dos pontos principais para restabelecer o prestígio da sua marca é a agilidade e a eficiência com que as crises são controladas, evitando que elas tenham uma proporção muito maior.


Como acompanhar o que estão falando da minha empresa?

Uma maneira efetiva de acompanhar o que estão falando da sua empresa é prestar atenção nos comentários das suas publicações, já que muitas críticas e pedidos de ajuda são feitos pelas redes sociais.


Outro jeito de fazer isso é pesquisando nas redes sociais. Veículos de comunicação como o Twitter possibilita a busca de um determinado termo, mostrando os tweets de pessoas que o citaram.

3. Comunique-se muito

A comunicação com o seu público é o ponto-chave para vencer a crise de imagem da empresa. Seus seguidores e clientes precisam estar cientes de que você reconhece o problema e está investindo em soluções.


Algo que as pessoas estão valorizando tanto em suas relações pessoais quanto em suas marcas é a sinceridade. Não existe problema em aceitar erros ou problemas que estejam acontecendo na sua empresa, mas é preciso ser sincero com o seu público.

Como posso me comunicar mais com o meu público?

Faça-se mais presente e acessível. Invista em meios para que a sua assessoria de imprensa consiga responder aos comentários e perguntas privadas para ser mais fácil entender os seus clientes e seguidores, bem como as suas principais queixas.


Também é preciso estar presente nos canais de comunicação em que essas pessoas estão. Se são mais comerciais, o LinkedIn é uma boa rede social para mantê-las. Já para um público mais jovem, o TikTok e o Instagram podem interessar.


4. Não se esconda

Você já ouviu a frase “quem cala consente”? Se a sua empresa está passando por uma crise, porém se omite de conversar com o seu público sobre isso, o estrago pode ser ainda maior.


Como explicamos, as notícias e os comentários ruins se espalham com muita facilidade na internet, e não ser ágil nesse momento faz com que as pessoas conheçam apenas um lado da história, fazendo julgamentos precipitados.

Como ser ágil nessas situações?

A sua empresa, mesmo que não esteja passando por algum tipo de crise no momento, precisa se preparar. É importante ter um planejamento estratégico de marketing para, caso um problema desse tipo aconteça, saber como agir.


Nesse momento, faz-se muito necessário o acompanhamento do que estão falando sobre a sua imagem nas redes, para que possa entender como o seu público está absorvendo essa situação e qual a melhor abordagem.


5. Conheça e envolva o seu público

Entender o seu público é um dos passos mais importantes para conseguir melhorar a imagem da sua empresa durante uma crise. Uma vez que se sabe quem são as pessoas que consomem os produtos/serviços, é possível saber qual a melhor maneira de abordá-las.


Além disso, é importante levar os feedbacks dos clientes e seguidores como críticas construtivas para investir em melhorias que aumentem a satisfação do seu público.


Como posso conhecer melhor o meu público?

Uma maneira de conhecer melhor o seu público é justamente ouvindo os seus feedbacks. Ouvir o que seus clientes têm a dizer é uma pista de quem eles são, do que eles esperam do seu produto/serviço, além de como a sua organização deve se portar.


Caso a sua empresa já esteja no mercado há um tempo, é possível analisar informações contidas nas redes sociais das próprias pessoas que frequentam o estabelecimento/loja virtual para criar um perfil do cliente ideal.


E então? Conseguiu entender o que é possível fazer para melhorar a crise de imagem da empresa? Dessa maneira, você pode não apenas evitar um agravamento da situação, mas criar um plano de ação para as próximas situações.


Quer receber mais conteúdos interessantes sobre como a Engaje! trabalha pela boa reputação dos seus clientes? Então, assine a nossa newsletter!



25 visualizações0 comentário