• engajesite

Mercado empresarial: como ser relevante em meio a instabilidades?

Atualizado: Jun 9


Muitas empresas podem pensar em diminuir os seus gastos em comunicação e marketing durante os períodos de crise ou instabilidade, entretanto, esse é momento crucial que as empresas precisam, mais do que nunca, mostrar-se presentes e necessárias na mídia.


Neste texto, daremos algumas dicas de como o mercado empresarial deve agir em parceria com uma boa empresa de assessoria de imprensa e gestão de crises para se manter relevante e até mesmo ter crescimento durante momentos instáveis.


Invista em criar ideias

O primeiro passo é pensar em novas ideias que podem ser implementadas nesse momento, bem como em estratégias de marketing empresarial que ajudem a reverter a situação. É importante que toda a equipe, bem como a sua assessoria, crie e implemente estratégias que façam sentido com o momento atual.


É possível analisar o mercado para entender como elaborar um plano de marketing empresarial eficiente, basear-se em cases de sucesso anteriores e que podem ser reaproveitados no momento e levar em consideração o atual estado da empresa.


Muitas organizações podem estar passando por problemas financeiros neste momento, fazendo com que a implementação de ideias muito custosas ou que tenham um retorno em um longo prazo não sejam interessantes.


Em um primeiro momento, procure reunir diferentes ideias e, aos poucos, avalie cada uma delas, analisando o seu nível de sucesso, de retorno e os gastos para serem colocadas em prática.


Mantenha a produtividade no mercado empresarial

Mesmo em períodos de crise, é importante que a produtividade da sua empresa não diminua por conta disso. Continuar com as atividades da sua empresa, mesmo que precise passar por algumas reduções e mudanças, é essencial para passar pelos períodos de instabilidade.


O mesmo vale para a presença da sua empresa na mídia e nas redes sociais. É importante que a sua organização ainda se mantenha presente na internet e nos veículos de comunicação como uma maneira de continuar atraindo novos consumidores nesses momentos.


É importante entender a importância da comunicação empresarial, principalmente levando em conta que esse diálogo não pode ficar restrito apenas entre a empresa e o público, mas também no seu funcionamento interno. A organização precisa ter uma boa gestão, conseguindo conversar e trocar experiências e pontos de vista que podem auxiliar na resolução dessa crise.


Entretanto, sabemos que em uma situação como a pandemia, na qual medidas de distanciamento social precisam ser tomadas, essa comunicação precisa se manter mesmo à distância, por meio de programas de videoconferência, por exemplo.


Leia também:

Estreite a sua relação com seus clientes

A relação entre a sua empresa e os seus clientes precisa estar muito próxima, uma vez que, em momentos de crise econômica, por exemplo, os consumidores ficam mais exigentes sobre os seus gastos. Para isso, é possível usar conteúdos mais pessoais e de storytelling.


Dessa maneira, as empresas precisam mostrar valor e proximidade como um meio de conquistar os atuais consumidores, impedindo que eles acabem preferindo adquirir produtos e serviços de outras organizações.


A mídia é uma ótima maneira de fazer isso, bem como as redes sociais. Por se mostrarem sempre presentes e atentas às necessidades e aos pedidos do público, será mais fácil ter uma relação forte com o consumidor.


Também é preciso levar em conta que manter um cliente costuma ser mais custoso do que adquirir novos, então, preze por fidelizar àqueles que já conhecem e gostam dos seus produtos/serviços.


Adapte a sua comunicação e o seu marketing para a nova realidade

Apesar de manter as áreas de comunicação e marketing interno e externo ativas, é importante que elas passem por mudanças. Como explicamos, os hábitos e as exigências das pessoas estão passando por modificações, e é importante que as empresas alcancem essas expectativas.


Por exemplo: se o mundo está passando por uma pandemia, não é interessante lançar campanhas que mostrem alegria e festas, afinal, esse não é o sentimento que as pessoas estão tendo no momento.


Em vez disso, busque mostrar como a sua empresa está lidando com essa situação, como as medidas sanitárias estão sendo realizadas e se os seus funcionários estão trabalhando em casa; além disso, incentive o uso de máscaras e peça para as pessoas saírem de casa apenas quando necessário.


Assim, você mostrará para o seu público que a sua empresa está ciente dos problemas que têm ocorrido e entende a sua importância em se posicionar corretamente e manter uma comunicação estreita e transparente com o seu público.


Implemente estratégias que diminuam o impacto no seu cliente

Além disso, além de pensar em um planejamento estratégico que beneficie a sua empresa durante os momentos de instabilidade, também é importante pensar em como fazer com que seus clientes não sejam impactados.


Uma crise que tem efeito na economia faz com que as pessoas tenham o seu poder aquisitivo reduzido. Se o seu produto/serviço está muito além do que elas podem pagar, é provável que elas prefiram um tipo mais em conta.


Ao oferecer descontos ou vantagens para clientes da empresa há longo prazo, por exemplo, você faz com que o seu produto/serviço ainda seja relevante e não se torne um peso, promovendo a sua fidelização.


Ao mesmo tempo, se a crise ocorre por um erro interno da empresa, é importante contar com formas de “compensar” o prejuízo ou transtorno causado, como oferecimento de bônus, descontos, entre outras medidas.


E então? Conseguiu entender o que deve ser feito para o mercado empresarial continuar relevante durante um período de instabilidade? É importante estar preparado e ter uma estratégia bem definida para minimizar as consequências!


Você sabia que a assessoria de imprensa pode ajudar bastante o seu negócio durante a pandemia? Leia este outro post em nosso blog e descubra como isso acontece!