Comunicação e reputação: aproximações possíveis



Cada vez mais, as empresas estão prestando atenção na sua comunicação, pois é possível perceber com clareza os efeitos que está causando na reputação da marca.


Neste post, você entenderá o que é de fato a comunicação, como ela deve ser durante momentos de crise e como ela afeta a reputação de uma marca. Vamos à leitura!

Tudo é comunicação

Antes de entender como se dá a relação entre comunicação e reputação, é importante que você entenda bem o que significa esse termo e a sua importância para o crescimento de uma instituição.


Se olhar no dicionário, encontrará a definição de comunicação enquanto palavra derivada do termo latino “communicare”, que quer dizer “participar de algo, tornar comum, partilhar”, e nós ficaremos com este último significado: “partilhar”.


Quanto ao ato de se comunicar, vemos que nada mais é do que o compartilhamento de informações entre si, por isso, podemos dizer que tudo é comunicação: foi por meio dela que conseguimos evitar predadores no início da nossa existência.

A importância da comunicação empresarial

A comunicação não é só importante em nosso dia a dia como também se faz necessária nas empresas. Afinal, colaboradores precisam se comunicar para elaborar estratégias, desempenhar suas funções, tirar dúvidas e resolver problemas.


Ao mesmo tempo, é por meio dessa comunicação que a organização consegue externar seus valores, objetivos e diferenciais para o público, o que acaba nutrindo um sentimento de aproximação entre consumidor e marca, gerando um relacionamento forte e duradouro.


Outra vantagem é que a comunicação evita fofocas e rumores dentro e fora da instituição, visto que a instituição se empenha em nutrir a transparência entre seu público interno e externo.

Comunicação e crise: fique atento

Falando sobre como a comunicação está presente em nosso cotidiano como pessoa e como empresa, existem momentos em que ela deve ser ainda mais levada a sério, que é durante as crises.


Afinal, se a sua instituição está com a reputação abalada, o público e a mídia querem saber qual será a posição tomada pela instituição nas redes sociais ou nos veículos de comunicação.


E essas declarações não devem ser feitas de qualquer forma: elas precisam ser muito bem estruturadas e fornecer o máximo de informação e transparência possível, para que a situação não piore ainda mais.

Como se comunicar durante uma crise

O primeiro passo para se comunicar corretamente durante uma crise é fazer o monitoramento sobre o que as pessoas estão comentando sobre sua marca. É necessário que seja feito um levantamento sobre as principais críticas para que elas sejam devidamente rebatidas em um comunicado posterior.


Também é muito importante investir em media training, seja para sua equipe, seja para um porta-voz específico. O responsável por essa comunicação deve saber como se portar corretamente durante entrevistas e comunicados.


Além disso, a empresa não deve se esquecer de que, para um problema levantado, é preciso ter uma solução apropriada. Se o seu negócio foi acusado de oferecer apenas lanches não saudáveis, por exemplo, é interessante mostrar que medidas estão sendo tomadas para reverter essa situação.

Comunicação e reputação andam lado a lado

A comunicação e a reputação precisam andar lado a lado quando as instituições querem alavancar a sua imagem, uma vez que o modo como a empresa se comunica com o seu público dita como ela é vista.


Imagine que um usuário pesquisou informações sobre seu produto na internet e encontrou informações desencontradas ou, até mesmo, muitas críticas sobre a sua instituição. Logicamente, a pessoa perderá o interesse na sua organização e buscará outro lugar para efetuar sua compra.


Porém, se esse mesmo usuário acaba recebendo uma impressão positiva do seu negócio, com informações corretas e padronizadas, feedbacks positivos e uma relação próxima entre a marca e seus compradores, ele, provavelmente, preferirá fechar negócios com você.

Aprenda a ter uma comunicação que beneficie a reputação

Uma das mais importantes dicas para garantir uma comunicação que não afete negativamente a sua reputação é ser 100% transparente com seu público e não fazer promessas infundadas.


Também é preciso que a comunicação esteja sempre atrelada aos objetivos da organização. Posicionar-se sobre tópicos ou assuntos que não têm muito a ver com o seu negócio poderá deixar a sua imagem confusa ou, até mesmo, gerar uma crise futura.


Também é preciso tomar muito cuidado com tópicos mais sensíveis. Assim como as pessoas, as empresas não precisam ter uma opinião formada sobre tudo: elas devem defender os pontos certos e que fazem sentido com aquilo que querem alcançar.

Expansão da internet e a comunicação

As empresas, atualmente, contam com um grande aliado para otimizar a comunicação entre a marca e seu público: a internet. Vivemos um período de economia globalizada, em que é possível conversar com todo mundo e, também, fazer negócios com pessoas e instituições de diferentes locais do globo.


Dessa forma, ao compartilhar informações, as organizações podem receber um alcance inimaginável, o que pode ser ótimo ou muito ruim, a depender da estratégia que está sendo utilizada para a comunicação da organização para com o seu público.


Porém, o mesmo cuidado que se deve ter com a comunicação externa também deve existir com a comunicação interna, afinal, os colaboradores são um dos principais percursores da sua marca.

Como usar a internet para melhorar a comunicação da sua empresa

A internet permite que a comunicação seja feita utilizando-se diferentes ferramentas, como áudio, texto, imagem e vídeo. Um negócio com uma boa comunicação consegue usar esses diferentes elementos para transmitir, de maneira mais eficiente, a imagem que quer passar.


Outra maneira de otimizar sua comunicação por meio da internet é utilizá-la como uma ferramenta para coletar dados sobre seu público. É possível conferir quais são os tipos de conteúdos e abordagens que mais estão surtindo efeito, conseguindo direcionar corretamente a sua estratégia.


Uma última dica é buscar conhecimento e informação sobre as redes sociais, entendendo quais são as que o seu público mais utiliza e como produzir conteúdo de qualidade para elas.


Resumindo: a comunicação e a reputação andam lado a lado, uma vez que o modo como a marca se apresenta na internet e em outras mídias molda o modo como o público vê essa organização.


E então? Conseguiu entender qual a relação entre comunicação e reputação e como utilizá-la em momentos de crise? Acreditamos que, a partir de agora, você conseguirá fazer um bom uso dessa ferramenta para melhorar a imagem do seu negócio.


Mas o que as falhas na comunicação podem fazer na reputação da sua instituição? Leia este outro post em nosso blog e saiba a resposta!


8 visualizações0 comentário