"Ferramenta é favorita dos marqueteiros para gerar engajamento. Saiba o porquê."
Sempre desconfiei que, no fundo no fundo, todos acalentamos certa nostalgia pelos monarcas. O mesmo na comunicação. Vira e mexe elegem, por mais contraditório que isto seja, um novo rei para o pedaço. Os vivas são ouvidos há já algum tempo: o conteúdo é o rei. É verdade. E, pelo que tudo indica, democraticamente eleito.
Pesquisa da consultoria Smart Insights com 600 de seus clientes nos EUA revelou que um terço deles considera o marketing de conteúdo a principal tendência digital este ano. A ferramenta foi eleita por 29,6% dos entrevistados, destronando o ex-capa-de-revista Big Data, que ficou com metade das citações: 14,6%. Marketing Automation (12,8%), Mobile (11%) e Mídias Sociais (8,9%) completam o top five.
Exagero? Pensou em pedir recontagem dos votos? Pois não é que outra pesquisa, agora da IBM junto aos marqueteiros de grandes marcas dos EUA – divulgada pelo Meio&Mensagem, deu, de novo, conteúdo na cabeça?
Questionados sobre em que pretendem investir seu orçamento nos próximos três anos, afirmaram que a maior fatia (13,3%) vai para… sim, você adivinhou: conteúdo. A velha e boa propaganda off-line veio em segundo (11,5%), seguida pela publicidade digital (10,9%), eventos (10,9%), criação de sites (10,5%) e relações públicas (9,6%).
Mas, afinal, de onde vem tamanho e irresistível apelo? Segundo apurou o estudo da Smart insights, os profissionais elogiam o potencial que o conteúdo tem de fomentar o relacionamento e lealdade do consumidor, além de ampliar o awareness. Já o paper da IBM ressalta que ele pode ser “o coração da conversa que interliga os estágios da jornada do comprador e a experiência de engajamento”.
Como em toda sociedade democrática, o nosso rei foi avaliado e eleito por seus súditos, ou seja, os clientes da comunicação. Coroação feita, agora é momento de nos aprofundarmos em nosso soberano. O que é? Quais seus limites? Como determinar sua relevância? Por quais meios se propaga?
Aqui na Engaje! temos uma visão bastante ampla e abrangente do conteúdo e de seu papel estratégico para construir reputação, awareness e engajamento. Veja exemplos como a ação “Por uma Cidade Navegável”, que idealizamos e coordenamos em três edições. Um conteúdo gerado para engajar a população em torno da limpeza dos rios urbanos, que consolida ano a ano o São Paulo Boat Show como titular de um movimento sustentável e social, que tem agregado carisma e um novo sentido ao maior salão náutico indoor da América Latina. Mas isto é tema do nosso próximo… conteúdo.
Comentários