• engajesite

Falha na comunicação: consequências na reputação da empresa


Você, com certeza, deve saber que a falha na comunicação pode trazer problemas, seja um mal-entendido, seja algum conflito desnecessário. Porém, será que essa situação pode trazer alguma consequência para as empresas?


Neste post, apresentaremos algumas consequências que problemas na comunicação interna e externa podem acarretar com relação à reputação da sua organização, impactando diretamente as suas vendas e outros setores da instituição. Vamos lá.

Desconfiança na qualidade dos produtos ou serviços

Uma das primeiras consequências que podem ser vistas em empresas que apresentam falhas na sua comunicação com o público é a desconfiança por parte dos consumidores com relação à qualidade dos serviços e produtos que ela oferece.


Isso acontece pois a instituição acaba não conseguindo convencer as pessoas de que seu produto é de qualidade e conseguirá resolver o seu problema. Com isso, muitas pessoas ficam com receio de adquiri-lo.


Caso o negócio ainda conte com feedbacks negativos, a situação fica ainda pior, pois, além de a empresa não conseguir se posicionar como confiável, ainda tem usuários insatisfeitos com a sua experiência de compra.


Um exemplo de falha de comunicação que pode acontecer e afetar a percepção de qualidade nos produtos está em omitir ou dar informações errôneas sobre esses itens ao público.

Faturamento estagnado

Outro problema que pode ser resultado de falhas na comunicação é a estagnação do faturamento tido pelos estabelecimentos comerciais ou, até mesmo, pelas vendas na internet.


Afinal, pessoas que não têm confiança na sua marca não compram seus produtos e serviços, e, sem vendas, as instituições ficam sem a sua principal fonte de renda, ocasionando problemas financeiros.


Além disso, problemas na comunicação interna também podem afetar esse aspecto, já que a organização também não conseguirá administrar corretamente o dinheiro que já têm, visando ao crescimento da empresa.


Por isso, se você não quer que a sua instituição passe por dificuldades financeiras devido a problemas de comunicação, é importante investir em uma solução de comunicação integrada eficiente.

Dificuldade de expansão no mercado

Também será difícil ter uma expansão no mercado ou atingir novos públicos, já que a comunicação é um fator essencial para que as pessoas realmente conheçam a fundo o seu negócio, vejam os seus diferenciais e as vantagens de fechar negócio.


Assim, é crucial que as instituições disseminem sua missão visão e valores, tanto internamente quanto externamente, para que se consiga estabelecer uma imagem (positiva) sobre a organização na mente das pessoas.


Quando um negócio consegue externar o seu propósito e seus valores, fica mais fácil atrair o seu público e fazer com que ele se identifique com o que a empresa se prontifica a entregar.

Posicionamento afetado

O posicionamento da marca também pode ser gravemente afetado por falha na comunicação da instituição para com o seu público. Na internet, fará com que a sua autoridade de domínio diminua.


A autoridade de domínio é um indicador de SEO que identifica se um site é confiável e de alta qualidade. Caso sua pontuação seja baixa, provavelmente, o site da empresa não consegue se destacar nos mecanismos de busca.


Porém, essa não será a única autoridade que será perdida, já que, para o público e para os próprios consumidores, a falta de confiança acaba sendo um fator decisivo para compras e, também, para identificação de expertise de uma marca.

Visibilidade baixa devido à falha na comunicação

Dessa forma, a instituição começa a ser vista com menos frequência no mercado e na internet, uma vez que não consegue alcance nas redes sociais e nem nos mecanismos de busca.


O público também começa a optar por outras organizações no mercado, fazendo com que a marca com falha na comunicação acabe esquecida e com menos consumidores.


Como é possível deduzir, uma empresa que não é vista não é lembrada e, consequentemente, também não consegue fazer vendas para se estabelecer no mercado apropriadamente.

Queda na confiança

Tudo isso resulta na queda de confiança de todos os stakeholders: o público não quer acompanhar os passos da sua instituição, os atuais clientes não querem fazer novas compras, os parceiros não querem continuar a relação e nem fazer investimentos…


Tudo isso pode culminar em uma crise interna muito grande, sendo necessário realizar uma reestruturação completa da organização ou, em casos ainda mais graves, o fechamento da empresa.


Dessa forma, o que começou como uma pequena falha de comunicação acaba se tornando um problema muito grande que causa múltiplos prejuízos para o negócio, caso algo não seja elaborado para resolvê-la.


Resumindo: a falha na comunicação pode resultar em desconfiança na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, estagnação de faturamento, dificuldade de expansão no mercado, danos no posicionamento da marca e baixa visibilidade.


E então? Conseguiu entender quais são as consequências causadas pela falha na comunicação e como elas afetam a reputação de uma instituição? Esperamos que a situação não aconteça com a sua!


Quer ficar por dentro de mais conteúdos interessantes como este, além de acompanhar de perto as novidades da Engaje!? Então, assine a nossa newsletter!



7 visualizações0 comentário