• engajesite

10 anos trazendo o poder do storytelling para sua marca

Atualizado: 28 de jul.



Você gosta de contar e ouvir histórias? O storytelling é uma estratégia utilizada por muitas empresas em sua estratégia de marketing de conteúdo, seja em propagandas na televisão, seja em artigos de blog, seja em postagens nas redes sociais, seja em outros canais utilizados na comunicação entre a marca e seu público.


Em nosso blog, falaremos um pouco sobre uma das mais importantes estratégias de marketing digital. Mostraremos como, ao longo dos nossos 10 anos de história, sempre acreditamos e investimos no poder do storytelling para conseguir a elevação da reputação dos nossos clientes, bem como uma comunicação mais próxima e engajada com seus respectivos públicos.


Vamos lá?

O que é storytelling?

O storytelling é uma habilidade na qual se utiliza técnicas de contar histórias e persuasão para conseguir promover um negócio e vender serviços e produtos de maneira indireta. Como falamos na introdução, o storytelling pode ser utilizado de diferentes maneiras pelas organizações.


Um dos exemplos de storytelling é contar uma história real ou fictícia na qual o usuário esteja com algum problema que pode ser solucionado pelo produto ou serviço oferecido pela instituição.


É bem importante saber que o storytelling não se restringe apenas ao texto: conteúdos visuais são muito bem-vindos, pois ajudam a contextualizar e deixar a história mais fácil de ser entendida.

Como fazer storytelling?

Entretanto, apenas contar historinhas não é o bastante para se ter um bom storytelling: o conteúdo relevante precisa de interação, desenvolvimento e dinamicidade. Além disso, é interessante lembrar que não se trata de uma história de um personagem só: é a empresa quem deve protagonizar a narrativa; será ela o herói que dará o desfecho final e a solução que o leitor tanto busca para seu próprio problema.


Também é importante reunir o máximo de informações possíveis sobre a instituição. Storytelling não é mentira: é preciso ter como base a própria história de superação da organização, como ela foi criada, quem são as pessoas que fazem dela o que ela é hoje e tantas outras informações que vão dar mais veracidade e persuasão para o leitor.

Quais os benefícios do poder do storytelling?

Mas será que o storytelling pode, realmente, trazer benefícios para o negócio? Veja, a seguir, algumas das vantagens de investir nessa estratégia para a comunicação da sua marca nas redes sociais ou em outros canais de comunicação:

Transmite personalidade

Por meio dessa técnica, é possível transmitir a personalidade da sua marca para o seu público. Tanto nas histórias criadas pela empresa quanto naquelas feitas pelos seus usuários, você pode mostrar para o público o que a sua marca é e o que ela quer oferecer para essas pessoas.

Expõe a história da sua instituição

É muito comum que as pessoas simpatizem com outras personagens que apresentam uma história de superação, que começaram de maneira humilde, com poucos recursos, e, hoje, contam com empreendimentos de muito sucesso ou são bastante conhecidos pela mídia.

Cria líderes

Essa simpatia que comentamos no tópico anterior faz com que as pessoas realmente criem uma relação mais forte com a sua marca. Como consequência, elas se tornam clientes recorrentes e, dessa forma, deixam a sua marca a um passo de se tornar líder no mercado.

Como a Engaje! começou?

E já que estamos falando de storytelling e sobre contar um pouco da história das marcas, que tal conhecer um pouco mais a Engaje!? Surgimos de um desejo dos criadores (Adriana e Guilherme) de atender a seus clientes com qualidade e inovação. Eles estavam em busca de um modelo de trabalho que oferecesse mobilidade e inteligência em suas atividades.


Esse projeto deu tão certo que, em outubro de 2021, a Engaje! fez 10 anos! Inicialmente sediada em São Paulo, atualmente, temos filiais no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, o que nos permite um contato mais presente com nossos clientes, onde quer que eles estejam.

Como trabalhamos?

Com nossos clientes, trabalhamos de maneira preventiva, pois queremos que eles já tenham uma bagagem positiva, bem como uma boa reputação. Acreditamos que, dessa forma, será possível passar por momentos de crise de maneira mais fácil ou, até mesmo, evitar que elas aconteçam.


Além disso, investimos pesado em conhecer nossos clientes: entendemos como a sua história é, seu propósito empresarial, bem como conversamos com as pessoas que fazem parte da organização e conseguimos o máximo de informações possível para, então, começar a criar um conjunto de ações de maneira personalizada e focada na geração de resultados.

Por que acreditamos que o storytelling é necessário para a sua marca?

Atualmente, vivemos em um contexto marcado pelo excesso de informacoes. Seja nas redes sociais, seja nos portais de notícia, seja na televisão, somos bombardeados de muitas informações ao mesmo tempo.


Assim, a Engaje! busca, por meio de estratégias de storytelling, furar essa bolha do noticiário: queremos que os públicos, realmente, conheçam a história dessas empresas, entendam o que foi feito para que ela chegasse ao patamar em que está e, principalmente, saibam que o negócio conhece e se importa com as pessoas que fazem parte dele.

Benefícios além da reputação

Nós não só acreditamos como comprovamos que as técnicas de storytelling podem ajudar, de maneira eficiente, na reputacao e no crescimento da sua organização. Temos, por aqui, alguns cases de empresas que usam storytelling e, por meio de uma divulgação mais eficiente dos valores da instituição, conseguimos aumentar a sua lucratividade.


A comunicacao integrada faz com que os valores definidos pelo negócio se transformem em atitudes e posicionamentos práticos, podendo, realmente, fazer a diferença em como seu público percebe a sua empresa.

Como a Engaje! trabalha o storytelling com seus clientes?

Em primeiro lugar, conhecemos a fundo a organização, entendendo como ela surgiu, qual a sua trajetória até os dias atuais e qual o proposito da empresa visando aos objetivos que se pretende alcançar. Além disso, também conversamos com alguns funcionários, pois, dessa maneira, conseguimos saber e coletar histórias que podem servir de base para nossa estratégia de storytelling.


Toda nossa atuação é efetuada de maneira altamente personalizada e orientada aos objetivos passados pelo cliente. Também trazemos essa estratégia não apenas para o público externo como também na comunicação interna do negócio, e é importante que essas histórias não sejam apenas contadas como também vividas pela instituição.


Então? Conseguiu entender o que é, qual o poder do storytelling, quais os seus benefícios e por que a Engaje! acredita tanto nessa ferramenta para o crescimento da reputação e aproximação da sua marca com seu público?


Entre em contato conosco e receba uma estrategia personalizada e direcionada para os objetivos da sua empresa com relacao a sua comunicacao interna e externa sera um prazer fazer parte da sua historia




5 visualizações0 comentário