4 passos para analisar a imagem da empresa ou de sua marca


A imagem da empresa é um fator extremamente responsável para definir se uma marca está conseguindo ter uma boa impressão no mercado e para com o seu público, além de reforçar a relação com sua atual base de clientes.


Neste post, mostraremos 4 passos para analisar a imagem da empresa ou da sua marca e, dessa maneira, avaliar a percepção externa sobre a sua organização e começar a elaborar estratégias para melhorar esse índice.


Ficou curioso? Então, continue a leitura!

  1. Analise o percentual de sentimento das matérias e posts

Você já ouviu falar da pesquisa ou análise de sentimento? Basicamente, isso é um índice que mostra o que as pessoas estão falando sobre a sua marca no mundo digital ou em notícias e quais ações estão atreladas a essas opiniões.

Como funciona o percentual de sentimento na prática?

Por exemplo: se um usuário faz um comentário em uma foto do Instagram da empresa dizendo que teve um atendimento ótimo, significa que a sua emoção é positiva. Porém, se outro usuário comentou ter achado o atendimento lento, este já tem uma emoção negativa.


Essa é uma maneira inteligente de se conseguir analisar e categorizar os comentários e opiniões que estão sendo feitos sobre a sua organização na internet. Se os usuários estão com muitas emoções positivas relacionadas à sua companhia, significa que você está fazendo um bom trabalho.

  1. Avalie a equivalência comercial da imagem da empresa

Outra análise que deve ser feita e que o ajudará a fazer o gerenciamento de imagem da sua empresa ou marca, bem como que ela economize dinheiro, é analisar a equivalência comercial das matérias que estão sendo publicadas.


A equivalência comercial consiste em fazer uma estimativa de quanto custaria para sua instituição conseguir ser divulgada naquele veículo no qual ela já está sendo citada graças ao trabalho da equipe de assessoria de imprensa.

Como interpretar a equivalência comercial?

Se o gerenciamento de empresa já consegue fazer com que a sua marca apareça em veículos de confiança e destaque, significa que ela já tem um bom valor de mercado e em popularidade, o que acaba sendo ótimo para o crescimento rápido da reputação.


Entretanto, se a sua organização está tendo de gastar muito mais dinheiro do que o esperado para ser vista, significa que mudanças nas estratégias de branding e assessoria são necessárias, como fazer alterações nos releases que estão sendo enviados para a mídia.

  1. Analise o alcance de matérias

Outro ponto que também deve ser observado diz respeito ao alcance que as matérias que citam ou focam os seus empreendimentos estão alcançando. Porém, é preciso ter muito cuidado, pois tão importante quanto a companhia ser vista é fazer com que ela seja vista pelas pessoas certas.


Afinal, se a sua empresa aparecer em um canal de TV aberta nacional, por exemplo, ela, com certeza, será vista por muitas pessoas, mas isso não significa que todas elas são potenciais clientes da sua organização.

Como direcionar o alcance de matérias para os objetivos da minha marca?

É necessário que a instituição conheça os seus próprios objetivos. Definir quem são as pessoas que ela quer alcançar fará com que as estratégias de comunicação e assessoria de imprensa sejam mais eficientes, colocando aquelas mídias e veículos que realmente trazem resultados.


Porém, isso não significa que você só deve enviar releases apenas para jornais locais: todo alcance positivo é bem-vindo, porém é importante que ele seja feito de maneira inteligente, sem se esquecer dos objetivos.

  1. Conheça a correlação de indicadores financeiros x indicadores de reputação

Por último, mas não menos importante, também é necessário se certificar de que os indicadores financeiros estão acompanhando os indicadores de reputação da companhia, ou seja, se as estratégias adotadas nessa área realmente estão surtindo efeito.


Porém, não é, necessariamente, com o retorno financeiro que você deve se preocupar, já que nem todas as estratégias são feitas para esse fim, mas de qualquer maneira, é preciso mostrar que os investimentos em tempo e dinheiro estão gerando algum resultado.


Como averiguar se os indicadores de reputação estão dando resultado?

Por isso, busque analisar informações como o tráfego gerado para o site da instituição por meio de links externos, novos leads e conversões de metas, retorno financeiro das ações e mudanças no ranking de pesquisa nos mecanismos de busca, como o Google.


Todos esses fatores podem indicar que a sua estratégia de comunicação e assessoria estão sendo efetivas, como também o contrário: que elas não estão surtindo o efeito esperado e que, por isso, alterações precisam ser feitas.


Resumindo: para analisar a imagem da empresa ou marca é preciso verificar o percentual de sentimento das matérias e posts, avaliar a equivalência comercial, analisar o alcance de matérias e conhecer a relação entre indicadores financeiros e de reputação.


Assim, colocando em prática esses passos para analisar a imagem da empresa, você conseguirá ter uma visão mais realista dos resultados das suas estratégias, visando ao ganho de reputação da marca.


E se quiser ficar por dentro de mais conteúdos interessantes como este, assine a nossa newsletter e receba as nossas novidades em seu e-mail!


24 visualizações0 comentário