• engajesite

5 erros mais comuns na reputação empresarial, confira!

Atualizado: há 6 dias



Cuidar da reputação empresarial é algo que deve fazer parte da cultura da empresa, tanto por parte dos gestores quanto da própria equipe. A organização que oferece uma boa impressão consegue crescer e se estabelecer mais facilmente no mercado.


Entender quais são os erros mais comuns que afetam a reputação corporativa é algo que você precisa saber e evitar, por isso, preparamos este artigo para elencá-los e explicar como elevar a imagem da sua empresa.


Quer conferir quais são? Então continue a leitura!


1. Não conhecer o seu público-alvo

Muitas organizações investem em fazer uma comunicação efetiva com os seus clientes, porém, se esquecem de um detalhe muito importante: definir quem eles são. Não existe uma organização que vende para todo mundo.


Assim, busque identificar o público-alvo não apenas para entender suas necessidades e criar produtos e serviços melhores, mas também para saber exatamente o que seu público espera da sua empresa nesse sentido.


Não se esqueça da comunicação interna

Ah, e o mesmo vale para a comunicação interna: procure conhecer o perfil dos seus funcionários e entenda qual a melhor forma de se comunicar com eles, fazendo com que os valores e objetivos da equipe sempre fiquem alinhados com os da companhia.


Além disso, uma boa comunicação interna também permite com que o clima organizacional melhore, colaborando para a união da equipe e ganho de produtividade, o que oferece melhores resultados para a organização.


2. Inovar sem estratégia

Muitas organizações têm como um de seus objetivos estratégicos “inovar” ou “sempre buscar inovação”. Mas, afinal, por que essas empresas querem inovar? Não estamos falando que inovação não seja algo benéfico, mas esse é um processo que deve vir como resultado esperado de um objetivo claro e de um planejamento estratégico.


Efetue muitas pesquisas

Inovação é algo que custa tempo e dinheiro (e algumas vezes até mesmo a imagem da organização). Por isso, é importante que esse processo seja baseado em uma boa pesquisa prévia do mercado, das necessidades da sua própria companhia e das dos seus clientes.


Errou? Aprenda e tente de novo

Mesmo com um planejamento prévio, a sua estratégia inovadora pode não dar certo, porém, isso não significa que a sua empresa precise desistir e ficar no “mais do mesmo”. Essa é uma boa oportunidade para analisar o que deu errado e tentar novamente, tendo em mente esse novo conhecimento prático adquirido.


Não esqueça de executar as suas estratégias

Outro erro comum acontece quando as organizações investem no planejamento de uma inovação e no entanto, não a executam, deixando margem para que outra empresa tenha a mesma ideia e saia na frente. Por isso, não deixe seu plano de ação no papel: execute-o!


É recomendado ter em mente que os resultados podem ser vistos apenas no longo prazo, porém, a chance da sua inovação realmente fazer a diferença na sua organização ou até mesmo no mercado é muito grande.


3. Não medir resultados

Muitas empresas até fazem um planejamento relacionado à comunicação e colocam em prática as estratégias definidas, mas não medem os resultados que elas trazem.


Será que aquele comunicado realmente fez o público entender o posicionamento da sua organização? Aquele mural com as últimas notícias da companhia realmente está sendo lido pelos colaboradores?


Como fazer a gestão da reputação da empresa

Analisar algumas métricas que melhoram a gestão da reputação é uma ótima estratégia, como o número e qualidade das citações à marca, ou seja, o que as pessoas estão falando sobre a organização, qual a relevância dos jornalistas, da comunicação, entre outros fatores.


Com os resultados analisados, com a ajuda de ferramentas de gestão, a companhia poderá rever as estratégias adotadas e buscar outras maneiras de abordar certos assuntos ou de otimizar as comunicações internas e externas da organização.


4. Ter lideranças sem alinhamento

As lideranças são um pilar muito importante da comunicação e estruturação interna de uma empresa, pois são elas quem fazem uma gestão estratégica do restante da equipe para o crescimento da companhia e obtenção de resultados.


Uma mesma organização pode ter vários líderes, mas nem sempre eles estão alinhados entre si, o que pode se tornar um problema para o direcionamento geral da empresa e até mesmo na troca de certas informações.


Alinhe suas lideranças

O primeiro passo é investir na comunicação entre as lideranças. Elas precisam se entender e saber como devem trabalhar em equipe para cumprirem suas metas e alcançar bons resultados. Quando todas as lideranças estão em harmonia, os resultados aparecem.


A equipe de recursos humanos e o próprio gestor também devem se fazer presentes nesse processo de alinhamento de lideranças, pois eles podem criar índices para avaliar a união da organização e o que ainda pode ser trabalhado, como o balanced scorecard.


5. Não alinhar a comunicação interna e externa para a reputação empresarial

O alinhamento da comunicação dentro e fora da empresa é um fator decisivo para a reputação da marca. Muitas vezes, um pequeno deslize nesse sentido pode ser o suficiente para gerar desinformações e mal entendidos.


Imagine a seguinte situação: sua organização está lançando um novo produto e sua equipe interna foi avisada, mas um comunicado ao público ainda seria divulgado. Seus colaboradores precisam fazer segredo sobre a novidade até o anúncio sair, porém, isso não foi devidamente sinalizado.


Com isso, a informação foi vazada e o lançamento foi prejudicado, já que muitas pessoas já sabiam do que se tratava a novidade. Dessa forma, é fundamental que a comunicação interna e externa estejam em sintonia, para que situações como essa não ocorram.


Saiba como alinhar a comunicação da empresa

Para fazer isso, é necessário investir no diálogo no ambiente interno da companhia, principalmente entre os setores de marketing, relações públicas e RH. Além disso, todos devem conhecer os canais de comunicação utilizados pela organização e como fazê-los se comunicarem.


E então? Conseguiu entender quais são os 5 principais erros cometidos na reputação empresarial? É crucial evitá-los para que a comunicação da organização se torne fluida e efetiva, repercutindo positivamente na sua reputação.


Todos esses fatores afetam a imagem da empresa, e para que você saiba mais sobre o assunto, preparamos um e-book gratuito em que falamos mais sobre esse tema, explicando o que é uma imagem empresarial e como planejar ações de marketing voltadas para esse fim.


7 visualizações0 comentário