• engajesite

6 boas práticas de conteúdo de marca para mídias sociais

Atualizado: 28 de jul.




Trabalhar com mídias sociais, seja para aumentar a sua taxa de conversão e vendas ou para construir uma comunicação mais próxima com o seu público, é algo que necessita de um planejamento estratégico.


Neste post, explicaremos como você poderá usufruir de todo o poder das mídias sociais investindo em práticas que garantirão uma boa comunicacao da marca e, ao mesmo tempo, ajudarão a aumentar a sua influência nesse tipo de plataforma.


1. Crie uma estratégia alinhada ao seu público


A atividade feita por um gestor de mídias sociais deve ser baseada em uma estrategia inteligente e que, principalmente, esteja totalmente alinhada com as necessidades do seu público. Esse cuidado é necessário porque são essas pessoas que receberão o seu conteúdo relevante.


É importante que a organizacao entenda para qual público será feita a produção de conteúdo de marca no Instagram. Também é preciso definir qual será o objetivo da sua estratégia e como ela será benéfica para a sua organização.


Por que preciso criar uma estratégia de marketing digital e de comunicação para a minha empresa?


Criar uma estratégia de marketing digital, bem como de comunicação para a internet, é uma maneira de fazer com que mais pessoas conheçam seu produto ou serviço. Além disso, essa é uma ótima plataforma para se manter próximo do seu público.


Além disso, melhorar a comunicação da sua organização por meio da gestão de mídias sociais faz com que as pessoas tenham uma compreensão melhor do que é o seu negócio, quais são os seus valores e como ele pode ajudar o seu público em uma determinada situação.


2. Faça a sua marca ter uma identidade


Toda companhia precisa criar uma identidade para a sua produção de conteúdo para mídias sociais, porém, não estamos falando apenas de elementos visuais, mas sim da comunicação que a empresa tem com seu público.


Normalmente, chamamos essa marca de comunicação de tom de voz. Basicamente, ela seria a personalidade do seu negócio na rede social e nos demais meios de comunicação que ela utilizar.


Como criar um tom de voz para a minha marca?


Para criar o tom de voz da marca, é importante se fazer algumas perguntas, por exemplo: “como a minha marca diz oi?”, “como ela se despede?”, “ela é tímida ou extrovertida?”. A ideia é pensar na sua marca como se fosse uma pessoa.


É interessante ter em mente que a voz da sua marca pode passar por mudanças e amadurecimento ao longo do tempo. Isso dependerá das fases nas quais a sua organização passará e, claro, das necessidades do seu público.


3. Produza conteúdos de qualidade


A produção de conteúdos para mídias sociais é algo que deve estar presente na comunicação da sua marca com seu público, visto que esse é o local perfeito para ensinar os usuários sobre a sua área de atuação.


Dessa maneira, sua marca terá uma relação muito forte e direta com a sua audiência, o que é ótimo para a sua reputação e para a fidelização dos seus consumidores. Conforme pesquisa feita pela Zendesk, 82% dos consumidores brasileiros decidem fazer uma compra com base no atendimento que receberam.


Como produzir conteúdos de qualidade?


Como falamos bastante sobre conhecer o seu público, você provavelmente já tem isso na ponta da língua. Então, use essas informações para elencar os assuntos que mais chamam a atenção dele.


Também é interessante sempre inovar, buscar novas maneiras de abordar certos assuntos para eles chegarem mais facilmente ao seu público. Assim, essa relação de amizade entre você e seus potenciais clientes finalmente florescerá.


E que tal deixar com que outras pessoas produzam conteúdo sobre a sua marca? Ao investir em parcerias pagas nas redes sociais, você poderá ter o auxílio de influenciadores com reputação na sua área de atuação que consequentemente trarão mais alcance e prestígio para a sua empresa.


4. Invista em frequência


E não basta apenas produzir conteúdo de qualidade: eles também precisam ser postados com frequência. Essa rotina de publicações faz com que o seu público sempre se lembre do seu negócio, o que fortalecerá a relação.


De acordo com um estudo feito pelo Tailwind, uma ferramenta de marketing, quanto mais postagens no Instagram você realizar, mais seguidores você terá, além das pessoas interagirem mais com o seu conteúdo.


Como manter a frequência nas mídias sociais?


Sua empresa deve criar um calendário de postagens para que, dessa forma, seja possível definir quais posts serão publicados em quais dias da semana, permitindo assim um maior controle e frequência de posts.


Apesar de muitos criadores de conteúdo deixarem algumas publicações previamente prontas, é importante não se esquecer de um contato mais imediato com o público, seja por meio do próprio atendimento, de postagens de assuntos do momento, ou novidades relacionadas à sua área de atuação e do próprio negócio.


5. Veja quais formatos de conteúdo têm uma melhor performance


A internet, bem como as redes sociais, permitem que seja produzido conteúdo em uma grande variedade de formatos: vídeos, fotos, transmissões ao vivo, podcasts… porém, nem sempre é a melhor opção investir em todos eles ao mesmo tempo.


Por isso, analise como seu público utiliza a internet e quais tipos de conteúdo eles mais consomem. Dessa maneira, você saberá em quais redes sociais e, principalmente, quais formatos de conteúdo utilizar para obter sucesso.


O que está sendo tendência na área de redes sociais?


De acordo com uma pesquisa feita pela Kantar IBOPE Media, 99% dos usuários assistem vídeos em diferentes dispositivos e telas. Já a pesquisa Estatisticas de Marketing de Video mostrou que 60% das pessoas entrevistadas preferem assistir a um vídeo rápido para aprenderem sobre um assunto novo.


Os conteúdos em texto não ficam para trás, pois os blogs fazem com que o usuário consiga mais autoridade sobre sua área de atuação, além da empresa aparecer nos principais resultados dos mecanismos de busca dos termos que fazem referência a sua atuação.


Além do seu próprio blog, você também poderá investir em Google Ads, links patrocinados e anúncios para que a sua marca apareça em sites que abordem o mesmo assunto do seu produto/serviço ou que chegue onde o seu público está.


6. Analise métricas


Para saber se você está indo no caminho certo, é recomendado analisar métricas durante todo o processo. São elas que darão as informações sobre como investir nos temas e formatos de conteúdo mais efetivos, saber dos gostos e necessidades do seu público e as palavras chave que devem ser utilizadas em suas publicações e temas.


Também é por meio delas que você descobrirá rapidamente se uma estratégia que dava muito certo antes, agora não é tão efetiva, obrigando com que você invista em uma nova solução inovadora para a sua comunicação.


Como coletar esses dados?


Existem muitas maneiras de conseguir as informações que precisa para criar uma estratégia de comunicação nas mídias sociais eficiente, sendo uma delas as próprias plataformas. Faça pesquisas e enquetes para que os próprios usuários lhe contem mais sobre eles.


A coleta de dados deve ser feita de maneira periódica. Isso é necessário porque os gostos e necessidades do seu público podem variar com o passar do tempo e a sua empresa precisa acompanhar essas mudanças.


Assim, entendendo quais são as 5 práticas de conteúdo de marca para mídias sociais, você saberá como inserir o seu negócio nesse mundo digital e se tornar cada vez mais próximo dos seus consumidores.


Quer receber mais conteúdos interessantes como esse? Acesse a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades!

24 visualizações0 comentário