• engajesite

A importância da comunicação corporativa atualmente



Você já deve ter ouvido falar que a comunicação é sempre a base dos relacionamentos, mas isso não se limita apenas aos amorosos: no meio corporativo, ela é muito importante para o sucesso da empresa.


Neste post, você entenderá o que é comunicação corporativa, como ela se dava no passado, como ela deve estar atualmente e qual a sua importância para o sucesso interno e externo de uma empresa. Vamos lá?

Como era a comunicação no passado?

Antigamente, a comunicação era bem precária: as empresas, comumente, seguiam uma hierarquia bem definida, em que os profissionais dos cargos mais altos davam as ordens e o restante da equipe obedecia, sem ter uma grande participação no processo.

Falta de comunicação

Além disso, mesmo a comunicação entre os diferentes setores da empresa não acontecia, fazendo com que chances de compartilhamento de informações ou repasse de erros fossem perdidos.

Concentração da comunicação

Além disso, trabalho remoto como o feito atualmente não seria possível, já que a comunicação, mesmo pouca, dava-se, primariamente, no ambiente empresarial, visto que também não existiam tecnologias que permitissem essa nova forma de trabalhar, como redes sociais ou o próprio celular.

Falta de diversidade

Também não era comum encontrar diversidade de ideias nas empresas, visto que eram os líderes quem detinham as ideias e as palavras finais de um projeto. Além disso, os funcionários não eram incentivados, mas quase ameaçados a serem produtivos.

Como ela se dá atualmente?

Atualmente, a comunicação empresarial se dá de maneira bem diferente. A comunicação deixou de ser centralizada, permitindo que outros setores e cargos participem ativamente das decisões da empresa.

Descentralização da comunicação

A comunicação interna é algo que não está mais preso a uma área da empresa. Os setores conseguem ter mais liberdade de troca de informações e, assim, encontrar falhas e oportunidades de crescimento mais rapidamente.

Incentivo à diversidade

Como dito antes, as equipes passaram a ter mais confiança e voz na empresa. Muitas vezes, os líderes tinham uma visão limitada sobre a própria gestão ou de setores específicos. Agora, eles podem contar com outras visões para melhorar a sua tomada de decisão.

Uso de tecnologias

As tecnologias também se tornaram bem mais eficientes: agora, existem empresas com funcionários em diferentes locais do mundo, o que não prejudica a comunicação interna da empresa.

Qual a importância de uma boa comunicação corporativa?

Como foi possível perceber, a comunicação corporativa passou por muitas mudanças ao longo do tempo, mostrando-se um componente muito importante para o crescimento e a gestão das empresas.

Melhora da imagem da empresa

Um dos benefícios alcançados com a boa comunicação é a melhoria da imagem da empresa, tanto em identidade visual quanto em postura. Por meio dela, a empresa consegue se mostrar confiável, tanto internamente quanto externamente.

Aumento da produtividade

Outro ponto que pode ser observado em empresas com uma boa imagem corporativa é o aumento da sua produtividade. Os funcionários entendem melhor quais são as suas atribuições e onde tirar as suas dúvidas, logo, conseguem trabalhar mais em menos tempo.

Melhor relacionamento com os parceiros

Uma melhor comunicação corporativa também resulta em uma maior união por parte da equipe e também com os fornecedores. Todas as negociações se dão de maneira mais transparente.

Quais os principais erros nas empresas na área de comunicação corporativa?

Mesmo que a comunicação corporativa esteja amplamente divulgada, muitas empresas cometem alguns erros na hora de implementá-la. Abaixo, listamos os principais problemas que podem ser enfrentados nessa situação.

Não conhecer o seu público-alvo interno

É muito importante saber quem a sua empresa quer como público externo, mas também é interessante conhecer bem o seu público interno, isto é, as pessoas que estão atuando na empresa.

Realizar a comunicação em um único sentido

Para que a troca de informações seja efetiva na comunicação corporativa, é importante que o diálogo não se dê apenas em um sentido (de cima para baixo) e sim em diversos sentidos, pois todos devem participar.

Não investir em ferramentas de comunicação

É essencial que a comunicação da empresa seja otimizada por meio de ferramentas, como reuniões periódicas, intranet, murais, estratégias de e-mail marketing, entre outras funcionalidades.

Como melhorar a comunicação corporativa na empresa?

Agora que você conheceu alguns dos erros cometidos na comunicação corporativa, está na hora de conferir algumas dicas do que fazer para melhorar esse aspecto em sua empresa, podendo usufruir dos seus benefícios.

Tenha padrões para divulgar as informações

Seja com estratégias de marketing digital, ações de relacionamento com a imprensa ou outras técnicas, é importante buscar maneiras de otimizar e padronizar as informações mais importantes da empresa para que todos possam ter acesso.

Evite rumores e fofocas

Incentive a equipe a conversar na empresa apenas sobre a organização ou assuntos relacionados ao trabalho. Fofocas e rumores devem ser evitados, até mesmo como uma maneira de manter o foco na organização.

Mantenha a agenda atualizada

Crie e mantenha uma agenda de reuniões, palestras, workshops e outros eventos que auxilie na comunicação da empresa, otimizando o seu serviço.


Dessa maneira, entender a importância da comunicação no mundo corporativo e como estimular a identidade e imagem corporativa nas comunicações externa e interna da empresa é importante, pois permite que toda a equipe trabalhe unida e em um mesmo sentido: para o progresso.


E caso você queira saber mais sobre como manter uma boa imagem, baixe o nosso e-book, em que explicamos quais são as melhores estratégias de comunicação que devem ser adotadas para esse fim. Baixe agora!

12 visualizações0 comentário