• engajesite

A importância da comunicação e reputação organizacional

Atualizado: 28 de jul.



Você dá o devido valor à reputação organizacional e comunicação da sua empresa? Para muitos gestores, focar em oferecer os melhores produtos e serviços é o que garantirá um nome de sucesso no mercado, porém, existem outros pilares para a obtenção desse resultado.


Neste texto, você entenderá o que é reputação corporativa, como ela impacta a sua organização e como a comunicação empresarial pode afetar a sua imagem de diversas maneiras.


O que é reputação corporativa?


Entender o que é reputação corporativa é o primeiro passo para compreender a importância de cuidar desse aspecto da sua empresa. Ela é a imagem do negócio para o público e sua equipe interna, mas não apenas isso.


A reputação de uma organização é composta por um conjunto de fatores que dá a ela um status, este que pode ser positivo ou negativo com relação ao seu público. Porém, também existe a reputação interna, sendo a percepção por parte dos seus colaboradores.


Como a reputação corporativa impacta a empresa?


Se um negócio tem uma reputação positiva, ela será bem-vista pelo público, que se fideliza e comenta positivamente sobre a empresa para outras pessoas, estas que terão curiosidade em saber mais sobre o seu negócio.


No entanto, uma reputação organizacional negativa surtirá o efeito contrário: seu público evitará comprar com a sua empresa, mesmo que tenha uma experiência positiva, além de repassar feedbacks negativos para outras pessoas, que provavelmente investirão nos seus concorrentes.


Qual a importância da reputação no mundo corporativo?


Até aqui, acreditamos que você já compreendeu o que a reputação é e até mesmo já entendeu um pouco sobre como ela pode afetar o sucesso da sua organização. Porém, qual a importância da reputação no mundo corporativo? Veja a seguir:


Afeta de maneira positiva na evolução do negócio

A reputação de um empreendimento não é feita do dia para noite, assim como seus efeitos não são tão efêmeros. Dessa maneira, um dos benefícios da comunicação corporativa é que, conforme os anos da sua empresa forem passando, a boa reputação trará cada vez mais prestígio.


Auxilia na conquista de mais participação no mercado

Um negócio com um bom nome, consequentemente, também terá uma maior participação no mercado. Isso é possível porque a relação entre o cliente e a organização é fortalecida, e isso fideliza os clientes atuais e atrai novos consumidores.


Facilita a passagem pelos momentos de crise

Um dos momentos mais difíceis para uma companhia é a crise, seja ela financeira ou de imagem. Porém, empresas que contam com uma boa reputação conseguem lidar com esses momentos de maneira menos preocupante.


Isso acontece porque os clientes e investidores já apoiam a marca e entendem que aquela situação é isolada e não reflete na cultura organizacional que o negócio tinha e divulgava nos últimos tempos. Chamamos isso de reserva de boa vontade das organizações.


Como a comunicação pode impactar na reputação da empresa?


Um dos grandes pilares da reputação da empresa é a comunicação corporativa. Afinal, o que ela fala para o público e como ela se porta em situações de crise é o que definirá se as pessoas terão uma visão positiva ou negativa sobre ela.


E esse diálogo não se restringe apenas às postagens nas redes sociais feitas pelo marketing digital e declarações para a imprensa: o modo como o empreendimento conversa com seus próprios funcionários também influencia.


Como a comunicação interna influencia na reputação?

Uma boa comunicação interna faz com que a equipe fique mais engajada e feliz em trabalhar na empresa. Dessa forma, é possível reter talentos e fazer com que esses colaboradores forneçam feedbacks positivos para conhecidos sobre a organização.


Como a comunicação externa influencia na reputação?

De acordo com uma pesquisa feita pela Zendesk com 522 brasileiros, 8 em 10 consumidores pagariam mais por um produto/serviço em troca de um atendimento melhor. Um negócio que se comunica bem com seu público consegue fidelizá-lo e ganhar gratuitamente divulgadores da sua marca.


Como melhorar a comunicação corporativa?


Agora que você entendeu o que é a reputação corporativa, qual a sua importância e como esse diálogo pode impactá-la, está na hora de conferir o que fazer para melhorar a comunicação corporativa com a sua equipe.


Alinhar a comunicação interna e externa

Um dos mais importantes passos é o alinhamento das comunicações internas e externas. É fundamental que elas conversem entre si, para evitar vazamentos de informações e outros problemas que podem refletir na reputação da marca com o público.



Assumir a bandeira da empresa

“Assumir a bandeira do negócio” não deve ser apenas uma frase nas descrições de vagas da sua organização: é essencial que ela ofereça um ambiente para isso, investindo na satisfação da sua equipe para que, naturalmente, eles se tornem fãs da marca.


Quebrar expectativas da comunicação

Seus consumidores já estão esperando um bom atendimento, então, que tal superar as expectativas? Isso por ser feito por meio de um planejamento estratégico e profundo conhecimento sobre o seu público.


Por que apostar na comunicação integrada?

A comunicação integrada compreende a união dos 4 principais tipos encontrados em uma empresa (mercadológica, institucional, interna e administrativa). Visto que elas estão em harmonia, é possível que elas sejam padronizadas e sigam em direção a um mesmo objetivo.


A integração de todos os tipos de diálogo permite com que a conversa entre os públicos alvo seja objetiva e sincronizada. As mensagens passadas ficarão alinhadas e coerentes entre si, deixando os clientes, parceiros e colaboradores bem informados.


O que acontece se eu não investir em uma comunicação integrada?

Negócios que não apresentam uma comunicação integrada aumentam o risco de que ações diferenciadas sejam feitas por cada área, o que pode passar a ideia de que a empresa é contraditória e até mesmo pouco confiável.


Além disso, a comunicação da organização pode ficar, de maneira geral, ineficiente, já que a falta de trocas de informações pelos setores pode dar margem a mal entendidos ou declarações incompletas e rasas.


Assim, entendendo o que é reputação organizacional, qual a sua importância e como a comunicação do seu negócio pode influenciar nesse fator, você já está pronto para aplicar mudanças que farão a diferença no modo como as pessoas veem o seu empreendimento.


Falamos sobre a importância do diálogo interno neste post, mas você sabia que existem 5 tipos que podem ser explorados pela sua organização? Em nosso blog, listamos quais são eles e como utilizá-las com sabedoria com seus colaboradores. Confira!


38 visualizações0 comentário