• engajesite

Como trabalhar com assessoria de imprensa em tempos digitais?

Atualizado: 28 de jul.



A internet faz com que diferentes profissões tenham de se atualizar para esta nova realidade da sociedade, a fim de se manterem relevantes e garantirem uma boa reputação perante ao cliente e à mídia. A assessoria de imprensa, com certeza, não poderia ficar de fora dessa mudança.


Neste post, falaremos sobre as mudanças relacionadas à área de assessoria de imprensa que, mais do que nunca, vai muito além do que aproximar os veículos de comunicação e seus assessorados, por meio de entrevistas coletivas, por exemplo. Além disso, mostraremos a relação da área com a comunicação integrada e o marketing digital.


A assessoria de imprensa precisa se adaptar ao universo digital?

Hoje a comunicação é digital. É interativa, precisa estar onde as pessoas estão. A pesquisa sobre a vida das marcas passa pelos meios digitais atualmente, sejam para ações recentes ou para ações do passado. A internet é funcional, prática e rentável para muitos negócios.

É importante que as empresas também estejam lá e, principalmente, estejam nas páginas e sites certos. Em um universo de tanta informação, saber identificar o meio de comunicacao mais alinhado com cada tipo de negócio é muito importante.


Porém, é preciso ter controle sobre a mensagem que esses canais digitais estão passando da sua organização e, por isso, a assessoria de imprensa, principalmente por meio dos press releases, consegue destacar as características e mensagens que devem ser repercutidas, visando a elevação da sua imagem.


Como trabalhar a assessoria de imprensa na internet?

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância da assessoria de imprensa no contexto de transformação digital, está na hora de entender como trabalhar conteúdos alinhados ao novo universo dos negócios.


Tenha atenção com o press release

O press release é o principal documento que os meios de comunicação utilizam para divulgar as características e outras informações relevantes das empresas na internet, por isso, é importante ter muita atenção na hora de elaborá-lo.


É interessante que o press release seja direto, inclua dados e estatísticas úteis, além de ter um link no qual serão disponibilizadas imagens e vídeos de alta qualidade para complementar a produção da matéria.


Busque não esquecer de inserir as informações de contato, afinal, os jornalistas precisam conseguir entrar em contato com você para colher mais informações, deixando a matéria mais completa.


Adapte os conteúdos

Outro cuidado que a assessoria de imprensa precisa ter ao ingressar no digital é em propor textos mais alinhados com a linguagem dos portais, blogs e canais digitais de notícias, já que a sua estrutura e abordagem são bem diferentes do que é visto nos meios de comunicação mais tradicionais.


É interessante, por exemplo, que os artigos e releases enviados trabalhem algumas palavras-chave que fazem sentido com serviço ou produto oferecido pela organização e, dessa forma, esse conteúdo quando publicado seja encontrado pelos mecanismos de busca.


Outro fator que merece atenção é o título, que precisa ser curto, objetivo e ter a palavra-chave definida anteriormente. Esses fatores também podem ser adaptados pelo jornalista na hora de elaborar o conteúdo.


Não confunda assessoria de imprensa com marketing de conteúdo

Assessoria de imprensa e marketing de conteúdo não são a mesma coisa: eles lidam com públicos diferentes, criam tipos de conteúdos diferentes e apresentam propósitos distintos para o crescimento do negócio.


O papel da assessoria de imprensa é tornar a relação entre as organizações e os veículos de comunicação mais próxima e, consequentemente, da comunidade. Já o foco do marketing de conteúdo são os consumidores (e futuros consumidores) da marca.


Porém, eles podem trabalhar em equipe: quando a assessoria de imprensa consegue fazer com que um jornal de autoridade fale sobre uma empresa, isso auxilia na estratégia de link building presente no marketing de conteúdo (mais especificamente, no SEO).


Alinhe a assessoria de imprensa com outras estratégias

É interessante que a assessoria de imprensa esteja alinhada com outras estratégias de comunicação aplicadas na organização, principalmente no meio digital. Esse alinhamento é importante porque, apesar de terem propósitos diferentes, toda a comunicação da empresa precisa falar "uma mesma língua".


É interessante que a equipe de assessoria de imprensa faça uma curadoria nas redes sociais da marca, por exemplo, para analisar como está o posicionamento da empresa e se existe algum conteúdo que pode prejudicar a sua reputação no futuro.


SEO, marketing de conteúdo, social media, comunicação interna... essas são apenas algumas das áreas na qual a assessoria de imprensa pode trabalhar em conjunto, visto que elas também podem causar impacto na reputacao.


Segmente seu público

É importante que a assessoria de imprensa saiba segmentar o público que ela quer que tenha contato com a instituição.


Não só a produção de conteúdos para internet, mas também os jornalistas com os quais a assessoria entra em contato e os veículos de mídia em que os press releases e outros conteúdos serão divulgados devem ser escolhidos quase a dedo.

Como segmentar público?

Uma dica interessante para segmentar a atuação da assessoria de imprensa é fazer pesquisa de mercado. Por meio dela, é possível conhecer as principais características do seu público e, assim, entender quais canais de mídia ele consome e em quais redes sociais ele está.


Também é crucial ter o marketing digital como aliado, visto que ele pode fornecer informações interessantes sobre o seu público e, dessa forma, direcionar melhor o serviço da assessoria.


Qual a importância da comunicação integrada nesse processo?

Um grande aliado para otimizar a atuação da assessoria de imprensa no meio digital, bem como para alinhar toda a comunicação da sua empresa é a Comunicação Integrada, carro-chefe da Engaje!


Nossa atuação é de suma importância para reforçar a imagem da marca com seu público externo e interno, ou seja, colaboradores da sua organização que também precisam ser lembrados e engajados.


Além disso, conseguimos prevenir informações desencontradas e ruídos na comunicação do seu negócio, algo que se não tiver atenção necessária, fará com que o gerenciamento de crise entre em ação.



Dessa forma, entendendo como trabalhar com assessoria de imprensa em tempos digitais, você conseguirá extrair o melhor dessa área na internet, adaptando sua atuação para as necessidades atuais de forma integrada


Entre em contato conosco e saiba como a Engaje pode ajudar voce a ter uma comunicacao integrada unindo conteudo e assessoria de imprensa para garantir o ganho de reputacao da sua marca


12 visualizações0 comentário