• engajesite

Assessoria de imprensa: qual a influência no marketing?



Muitas pessoas podem pensar que assessoria de imprensa e marketing são áreas completamente diferentes, e são, porém elas conseguem conversar para alcançar um bem comum: melhorar o prestígio e a autoridade da empresa na internet.


Neste post, explicaremos alguns dos fatores que exemplificam a importância da assessoria de imprensa para a área de marketing e, consequentemente, para a melhoria da imagem da empresa junto ao seu público.

Contribui para a credibilidade da marca

Um dos fatores que contribui para que a assessoria de imprensa auxilie o crescimento da marca é o ganho de credibilidade. É a voz de um terceiro idôneo repercutindo as mensagens da empresa.


As empresas citadas positivamente em diversos jornais e revistas, tornam-se cada vez mais conhecidas e respeitadas. Essa é uma oportunidade que, se bem usada, pode trazer muitos benefícios para a marca.


Por exemplo: se uma empresa está lançando um projeto comunitário ou arrecadando doações para instituições de caridade, isso pode ser divulgado pelos jornais, atraindo pessoas que podem simpatizar com a causa e a própria empresa pela sua atitude, a ponto de até gerar leads para a organização.

Ao mesmo tempo, é possível divulgar ganhos obtidos pela empresa, como a aquisição de alguma outra instituição, quebra de algum recorde ou meta ou a criação de um novo produto/serviço.

Auxilia na divulgação dos negócios

As atividades de assessoria conseguem auxiliar na divulgação dos negócios. Como explicamos, é possível anunciar novidades para um público maior que, necessariamente, ainda não conhece a sua empresa.


Diferentemente de uma estratégia de marketing de conteúdo, em que os usuários conhecem a sua empresa pelo perfil ou blog e acompanham as suas postagens, o jornal entrega a informação relacionada a sua empresa para um público novo e agrega o fato de não ser a empresa falando de si mesma.


É importante ter em mente que esse tipo de serviço não é feito de qualquer maneira: os jornais, as revistas e outros veículos de mídia são escolhidos cuidadosamente, visto que o respectivo público da mídia precisa se assemelhar ao seu, assim como serem propostos conteúdos que façam sentido para todos: imprensa, empresa e públicos-alvo.


Por exemplo: se a sua empresa vende tratores e outros maquinários utilizados em fazendas, não há sentido em veicular notícias sobre ela em jornais e revistas de moda, pois não é um potencial público para a sua marca.

Gera prova social

Um dos gatilhos que mais causam efeitos positivos para campanhas de marketing nas empresas é a prova social, aquela que se utiliza de indicações de outras pessoas e persuasão para incentivar uma compra.


Muitas pessoas veem os jornais, as revistas e outras mídias de comunicação como meios confiáveis para se adquirir informação. Nos tempos de fake news em que vivemos e neste período fortemente atingido pela pandemia, a consulta à imprensa se fortaleceu ainda mais. Assim, empresas citadas positivamente nesses meios acabam ganhando pontos.


Também é interessante organizar os pronunciamentos dos porta-vozes, pois a fala de um representante sobre a marca, seja para anunciar a novidade, seja para pedir auxílio em projetos, também promove a prova social, além de deixar a empresa mais humanizada e próxima do público.


Além disso, nas estratégias de assessoria de imprensa e de marketing, vale a pena encaixar depoimentos de clientes satisfeitos com os produtos ou serviços oferecidos pela empresa, somando mais uma importante validação externa sobre a empresa para diversos públicos.

Permite a produção de postagens com maior qualidade

Se você tem internamente ou contratou uma agência de comunicação para cuidar da estratégia de marketing e publicidade da sua empresa, saiba que a assessoria de imprensa pode ser uma grande aliada para o setor.


Um dos principais eixos do marketing de conteúdo, por exemplo, é justamente, a produção desses materiais, principalmente em blogs. Para o texto de um blog trazer público ao site da empresa é preciso apresentar técnicas de SEO que garantem um bom ranqueamento das postagens nos mecanismos de busca.


Acontece que um dos fatores que fazem as postagens nos blogs aparecerem nos primeiros resultados de busca são os backlinks, ou seja, links de outros sites que levam para o seu blog.


Quanto mais confiável o site, melhor para o seu blog. Se a sua equipe de assessoria gerar a publicação de artigos em jornais digitais falando sobre a sua empresa e até adicionando links para o seu próprio site, você conseguirá alcançar as melhores posições do Google facilmente.

Fazer a marca transmitir confiança para o público

O que faz o gatilho da prova social ser tão efetivo e promover a confiabilidade da empresa? Se uma pessoa conhecida ou um veículo de qualidade falar sobre a organização, o público terá uma tendência maior a comprar.


O marketing digital consegue incentivar essa ação por meio de depoimentos de clientes elogiando o serviço prestado ou o produto comprado, mas o papel da assessoria é captar o público também por meio da confiança e do respaldo de veículos de mídia com renome no mercado.


Conforme a pesquisa Trust in the Media, realizada pelo Instituto Ipsos de pesquisa e inteligência em 27 países, o Brasil se mostrou como o terceiro país que mais confia na imprensa, ficando atrás apenas da China e da Índia.


Assim, faz-se muito necessário que a sua empresa apareça nesses canais de comunicação, visto que isso causará uma maior sensação de confiança em seu público, podendo ser algo a ser trabalhado posteriormente com as técnicas de marketing digital.

Facilita a gestão de crise

Atualmente, qualquer empresa está sujeita a passar por alguma crise de imagem, seja por erros em seus produtos ou serviços, seja por algum outro tipo de escândalo. Nesses momentos, é preciso agir rápido e com eficiência.


Mesmo com um bom trabalho nas redes sociais, é importante contar com o apoio de uma assessoria de imprensa para ter uma boa gestão de crise ou, até mesmo, evitar que elas cheguem a acontecer.


É muito importante que a organização tenha um porta-voz para estreitar e humanizar a comunicação durante momentos de crise, pois é uma maneira de conseguir transmitir a sua mensagem com clareza e, ao mesmo tempo, amenizar os ânimos do público.


A assessoria também deve promover um direcionamento e um monitoramento social para entender a reação do público e o que pode ser feito nessa mídia para melhorar a imagem da empresa.

Realize o Media Training

Como falamos no tópico anterior, é importante ter a figura de um porta-voz para mediar a conversa entre a empresa e o público por meio da mídia. Entretanto, a pessoa escolhida precisa receber um treinamento especial, permitindo, a ela, um melhor desempenho durante essas conversas.


O Media Training é um processo que treina o porta-voz explicando como ele deve se portar, o que ele deve falar e como lidar com diversas situações que podem piorar a situação da empresa, caso não sejam evitadas. E, finalmente, poder na oportunidade conquistada, passar as mensagens da empresa que a mesma espera ver repercutidas.


Para a realização do Media Training, são utilizadas técnicas de postura, oratória, memorização, bem como o repasse das palavras-chave relacionadas aos assuntos mais importantes que serão falados nas entrevistas ou coletivas de imprensa.


Existem algumas situações em que serão feitas perguntas sobre uma área ou um assunto mais específico, o que acaba favorecendo a escolha de profissionais que tenham maior conhecimento daquele setor, uma vez que terão mais facilidade em responder aos questionamentos.


Assim, entendendo melhor como a assessoria de imprensa influencia no marketing, você conseguirá unir o melhor dessas duas ferramentas e alcançar, de maneira efetiva, o seu público, a fim de que as pessoas conheçam sua empresa e se tornem consumidoras fiéis.


Se você quer entender qual a real importância da comunicação das empresas, preparamos outro artigo em que citamos 6 motivos que mostram na prática como isso acontece. Confira!


9 visualizações0 comentário