• engajesite

ESG: vale a pena apostar como ganho de reputação empresarial?


Cuidar do meio ambiente e levantar causas para esse propósito acaba sendo visto como algo positivo para muitas pessoas, mas será que apostar no ESG vale a pena para a reputação empresarial?


Neste post, você entenderá como funcionam os investimentos nessa área, quais são os principais pontos dessas estratégias e qual a importância do ESG não apenas para o meio ambiente, mas também para garantir uma boa imagem da sua organização. Boa leitura!

Como funcionam os investimentos ESG?

Os investimentos ESG são conjuntos de ativos identificados por investidores, sendo um critério de análise para verificar quais organizações estão adotando uma gestão que visa diminuir o impacto ambiental, o que, por sua vez, acaba melhorando o seu impacto social.


ESG é uma sigla que significa, respectivamente:


  • Environmental (ambiente): medidas tomadas pelas empresas que garantem proteção ao meio ambiente ou, pelo menos, minimizem seus impactos na natureza.


  • Social: são atitudes que buscam uma maior valorização das pessoas, sendo elas os próprios colaboradores da instituição ou seus clientes. Aqui, entram ações que incentivam a diversidade, equidade e inclusão organizacional.


  • Governance (governança): são medidas focadas na melhoria da gestão, abordando temáticas como combate à corrupção, ouvidoria e responsabilidade fiscal. O foco é em ter uma gestão mais justa e transparente.

Quais os principais pontos da estratégia?

Além desses três importantes fatores que citamos no tópico anterior, uma gestão de ESG eficiente e que chama a atenção dos grandes investidores também deve se pautar em alguns pilares estratégicos e que garantem uma visão positiva da empresa por parte do público e também dos seus investidores:


  • Monetização: além de implementar ações de ESG, também é preciso analisar os seus ganhos e perdas monetárias;

  • Business transformation: relacionado à adaptação da organização frente às transformações e necessidades do mercado;

  • Asseguração: garantir que a divulgação das performances de ESG sejam transparentes, de fácil acesso e com informações robustas;

  • Economia circular: elaboração de estratégias que promovam a diminuição ou erradicação de resíduos;

  • Rastreabilidade: é preciso garantir a transparência e controle de todos os projetos de ESG;

  • Governança: as lideranças precisam estar realmente comprometidas com a gestão ESG.

Qual a importância do ESG?

O ESG é muito necessário para as organizações, já que ele permite com que se tenha um olhar externo, com a gestão se preocupando mais em como as atividades da empresa podem impactar o meio ambiente e a própria sociedade.


Além disso, apostar em uma gestão ESG permite com que a instituição invista diretamente em inovação, já que ela estará aberta a testar novas estratégias e ferramentas que ajudarão a manter a lucratividade de um negócio e, ao mesmo tempo, gerar menos impacto ao meio ambiente.


A não importância aos fatores ambientais pode fazer com que o negócio saia no prejuízo, já que uma gestão que não seja transparente faz com que os investidores não tenham confiança de fazer aportes para aquela instituição.

Vale a pena investir?

Mas e então? Será que vale mesmo a pena investir em uma gestão ESG? Veja, a seguir, alguns benefícios dessa estratégia:

  • Diminui o risco de acidentes ambientais;

  • Aumenta a confiança dos investidores em seu negócio;

  • Melhora a reputação da instituição.

Conheça mais sobre cada um desses benefícios abaixo:

Diminui o risco de acidentes ambientais

Um dos principais benefícios de uma gestão voltada para o ESG é justamente evitar os acidentes ambientais. Casos como o de Chernobyl e da barragem de Brumadinho são lembrados e condenados até hoje.

Aumenta a confiança dos investidores em seu negócio

Os investidores mais experientes privilegiam empresas que expõem seus processos e que se mostram direcionadas para as tendências do mercado e do seu público, sendo uma delas o cuidado com o meio ambiente e com os impactos sociais causados.

Melhora a reputação da instituição

Uma empresa sem acidentes ambientais e com muitos investidores acabam conseguindo uma melhor reputação frente aos seus diferentes públicos, porém, aprofundaremos este assunto mais adiante.

Alternativas sustentáveis: quais as formas de investir?

Até aqui, você entendeu um pouco mais sobre o que é gestão ESG e qual a sua importância para as organizações. Agora, veja como aplicá-la na prática:


  • Aposte na transparência;

  • Revise a infraestrutura da sua organização;

  • Conscientize a sua equipe.


Quer saber como se utilizar de cada uma dessas estratégias? Continue a leitura.

Aposte na transparência

Seja transparente com seu público e mostre os atuais impactos sociais e ambientais que a organização está causando e quais são as estratégias pensadas para resolver esse problema.

Revise a infraestrutura da sua instituição

E para começar as mudanças na sua empresa, que tal iniciar pelo seu próprio escritório? Avalie se existem aspectos que estejam gerando algum tipo de desperdício, como instalações elétricas mal feitas ou vazamentos de água.

Conscientize a sua equipe

A gestão ESG não deve ficar apenas na gestão: toda a equipe precisa trabalhar em conjunto para evitar o desperdício e propor ideias que ajudem o negócio a seguir em um caminho mais sustentável e responsável socialmente.

Vale a pena apostar na gestão ESG como ganho de reputação?

Como falamos, a gestão ESG pode se refletir em benefícios para a reputação empresarial. Isso acontece porque instituições com esse direcionamento naturalmente se mostram mais preocupadas com a sociedade, ou seja, com o seu próprio público.


Por conta disso, os seus consumidores se sentem representados e veem a empresa como uma aliada nas lutas que eles defendem, o que é ótimo para o crescimento positivo da imagem daquela marca.


Ao mesmo tempo, o cuidado com fatores ambientais e sociais também permite com que a organização evite futuros escândalos relacionados a esses fatores, fazendo assim uma gestão de crise preventiva.


Resumindo: vale, sim, a pena investir no ESG como ganho de reputação empresarial, já que ela permite uma melhora da imagem para com consumidores finais e investidores da instituição.


Dessa forma, ao entender qual a importância do ESG para a empresa e como ele pode afetar a sua reputação, você poderá começar a planejar estratégias para tornar a sua instituição mais sustentável.


Quer conhecer mais maneiras de como melhorar a reputação da sua empresa? Então confira este outro post no nosso blog em que listamos 5 dicas para melhorar a imagem do seu negócio.

12 visualizações0 comentário