top of page
  • engajesite

Ouvir os colaboradores para formar um discurso fora da bolha


Você já deve ter ouvido que a comunicação é a base para qualquer relacionamento, e isso também inclui o relacionamento que a sua empresa tem com seus próprios colaboradores. Além de falar, a organização também precisa saber ouvir o que essa equipe quer dizer.


Neste post, você entenderá a importância de ouvir os seus colaboradores para construir um discurso que fure a bolha do comum e melhorar a imagem e a reputação da sua empresa perante seus públicos externos.

Vamos lá?

A importância da comunicação interna nas empresas

A comunicação interna é um dos pilares para se construir relacionamentos estáveis e duradouros com as equipes. Por meio dela, você consegue expor para os seus colaboradores o que você espera deles e, ao mesmo tempo, eles podem dizer as suas expectativas com relação à empresa.


Veja, a seguir, algumas vantagens de se apostar na comunicação interna:

  • Reduz a taxa de rotatividade na empresa;

  • Melhora o clima organizacional;

  • Reforça a cultura da organização.


Vamos lá?

Reduz a taxa de rotatividade na empresa

Um dos motivos de muitos colaboradores pedirem demissão ou trocarem de emprego é por não se sentirem ouvidos e acolhidos no trabalho atual. Assim, aqueles funcionários que recebem a atenção merecida se sentem pertencentes àquele lugar, além de quererem se manter na empresa e apresentar um melhor desempenho.

Melhora o clima organizacional

O clima organizacional também melhora, uma vez que a equipe consegue comunicar as coisas boas e ruins relacionadas ao seu trabalho sem ter a impressão de que será julgada. Ela sente que é ouvida e que o trabalho é um local de crescimento em conjunto.

Reforça a cultura da empresa

Comunicação interna faz com que seus colaboradores tenham os valores e a cultura da empresa mais reforçados e alinhados, o que é muito importante para uma boa imagem interna da empresa. Afinal, é preciso existir coerência entre o que é falado para o público e o que é vivido diariamente na organização.

Discursos inteligentes fora da bolha

A verdade é que o mercado já está cheio de empresas que apresentam discursos bonitos, inovadores e acolhedores, mas de teoria, repletos de palavras vazias usadas apenas para encantar futuros clientes e futuros colaboradores.


A chave para se destacar e conseguir ter uma boa imagem interna e externa é justamente investir na transparência e na comunicação. É preciso ouvir o que os seus mais diferentes públicos estão falando, quais as suas expectativas para com a empresa.

Afinal, imagine que a empresa tenha um discurso que pregue diversidade e defenda causas sociais, porém, internamente, não apresenta medidas nesse sentido. Como resultado, a própria equipe e, futuramente, a imagem da organização ficarão abaladas.

Dessa forma, busque moldar um discurso real sobre a sua empresa, abordando causas e temáticas que ela realmente tenha conhecimento com ações condizentes.. Dessa forma, conquistará a confiança de todos os stakeholders.


Ouvindo mais os colaboradores da empresa

Até aqui, você já entendeu a importância de ter uma comunicação interna que saia da bolha do comum e forme um discurso impactante, mas como fazer isso na prática? Veja alguns passos a seguir:


  • Flexibilize a hierarquia;

  • Provoque mudanças na perspectiva da liderança;

  • Melhore sua comunicação interna.


Vamos lá?

Flexibilize a hierarquia

Empresas com hierarquias muito rígidas podem fazer com que os colaboradores não se sintam confortáveis em expor suas opiniões, pois ficam com medo de propor coisas diferentes das que já são feitas normalmente.

Provoque mudanças na perspectiva da liderança

O hábito de escutar precisa ser praticado por todos da empresa, principalmente pelas lideranças. Por conta disso, é importante treinar esses colaboradores, para que eles saibam escutar as suas equipes.

Melhore a sua comunicação interna

E, claro, a comunicação interna precisa ser frequente e alinhada. Para isso, é preciso seguir o exemplo: seja transparente e busque sempre requisitar a opinião e os pensamentos dos seus colaboradores.

Os erros na hora de ouvir os colaboradores

Ouvir os colaboradores é importante, porém é necessário que a empresa saiba ouvir da maneira correta. Por isso, separamos alguns dos principais erros cometidos na hora de escutá-los.


  • Filtrar as informações dadas pela equipe;

  • Tentar adivinhar pensamentos;

  • Não ouvir os colaboradores (de verdade).

Filtrar as informações dadas pela equipe

Se você é do tipo de gestor ou líder que, ao ouvir um colaborador, presta atenção ou coloca em prática apenas certas sugestões e informações? O ideal é que você ouça o funcionário por inteiro e busque avaliar todas as propostas, mesmo que elas não sejam totalmente direcionadas às ideias que você já tem.

Tentar adivinhar pensamentos

Outro erro que pode acontecer durante uma gestão que está tentando ouvir os seus colaboradores é começar adivinhar pensamentos. Ou seja, supor opiniões ou coisas que eles possam querer sem antes consultá-los.

Não ouvir os colaboradores (de verdade)

E, claro, outro erro bastante comum é a empresa incentivar, de certa forma, os colaboradores a se comunicarem, porém não os ouvir de verdade. As ideias e opiniões sempre são engavetadas, algo que balança a relação de confiança entre a empresa e sua equipe.

O que fazer depois de ouvir os colaboradores

Bom, você já sabe que ouvir os colaboradores é importante, entende os benefícios dessa prática, sabe o que não fazer e pode, até mesmo, já estar implementando estratégias com esse objetivo. Mas o que fazer depois? Veja, a seguir, alguns caminhos que podem ser seguidos:

Avaliar as ideias

O primeiro passo é avaliar todas as ideias que foram propostas pela equipe. Infelizmente, nem todas podem ser, de fato, implementadas, então, é preciso identificar aquelas que se aproximam da realidade e das possibilidades da organização.

Promover debates

Também é importante não terminar a conversa por aí: continue promovendo debates e elaborando melhor as ideias oferecidas com a equipe justamente com o auxílio dos seus funcionários. Resumindo: ao ouvir seus colaboradores, a empresa consegue entender melhor os seus próprios valores e transmiti-los de maneira mais transparente aos seus clientes e parceiros por meio dos seus discursos. E então? Conseguiu entender como o ato de ouvir os seus colaboradores pode fazer a diferença para formar discursos empresariais que saiam da bolha do comum e do falso?


Esperamos que você consiga aplicar as informações deste post no dia a dia da sua empresa e ver, na prática, as melhorias na comunicação interna.


Ter um discurso fora da bolha é importante para garantir uma boa imagem da sua organização. Confira em nosso blog este outro post no qual explicamos o que não se deve fazer durante uma crise de imagem. Confira! Aprenda o que não fazer durante uma crise de imagem!

6 visualizações0 comentário
bottom of page