• engajesite

Top 5 tendências em comunicação corporativa pós-pandemia!


Se você prestar atenção nos momentos antes e durante a pandemia, perceberá que a comunicação na empresa mudou bastante. Porém, é fundamental investir em mais algumas mudanças para adaptar a instituição a essa nova realidade.


Neste post, você entenderá quais são as principais tendências relacionadas à comunicacao corporativa pós-período de pandemia e, assim, poderá adaptar a sua organização para esta nova fase que estamos vivendo.


Boa leitura!

  1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo já era uma tendência antes do período de pandemia e ficará ainda mais forte. Produzir conteúdo de qualidade na internet ajuda a reforçar a identidade e a imagem corporativa na comunicação relacionada a sua instituição tanto internamente quanto externamente.


Dessa forma, vale a pena criar conteúdo pensando não apenas nos seus clientes mas também visando a exaltar e engajar as suas equipes internas. Postagens contando a história de algum dos seus funcionários ou comemorando o seu aniversário são ótimasmaneiras de fazer isso.

Como trabalhar o marketing interno?

O primeiro passo para fazer uma boa estratégia de marketing interno é reconhecer a importância da sua equipe. Busque entender quais são as atividades que eles realizam e como elas impactam no desenvolvimento do negócio.


A transparência também é um fator muito importante: deixe seus colaboradores sempre informados sobre o que está acontecendo internamente e como essas situações podem impactar o dia a dia de trabalho.

  1. Digital first

Outra estratégia de comunicação corporativa eficiente é a adoção do digital first. Essa é uma cultura que visa priorizar o digital, ou seja: a organização sempre buscará novas tecnologias que facilitarão e atualizarão diversas atividades.


Dessa maneira, tarefas relacionadas à administração, vendas, marketing ou, até mesmo, ao próprio funcionamento da empresa serão adaptadas para um modelo mais moderno, o que acaba facilitando a comunicação entre diferentes setores. Ao mesmo tempo, essa cultura proporciona um ambiente de trabalho mais flexível, como o regime home office.

Como adotar o digital first?

O primeiro passo para aplicar o digital first em uma organização é incentivar a liderança a abraçar essa ideia. Afinal, é interessante que todos concordem em fazer essa mudança, já que ela trará muitas alterações para o modo como o negócio funciona.


Além disso, é importante ter em mente que esse processo será gradual e necessitará de uma comunicacao constante entre os colaboradores, visto que é preciso se certificar de que as mudanças trazidas estão, realmente, sendo benéficas internamente.

  1. Comunicação corporativa interna

Os investimentos em comunicação não devem ficar apenas no âmbito externo: a comunicação interna também precisa ser valorizada, principalmente por conta das mudanças nos modelos de trabalho.


Durante a pandemia, muitas organizações atuaram no regime home office e, atualmente, muitas adotaram o modelo híbrido ou continuarão trabalhando de casa, mas para isso, a comunicação a distância precisa estar forte.

  1. Posicionamento estratégico de porta-vozes

A pandemia fez com que as pessoas dessem mais valor aos fatores humanos não só entre pessoas mas também entre clientes e marcas, por isso, o papel dos assessores de imprensa se tornou cada vez mais necessário.


Porta-vozes da marca precisam ter, mais do que nunca, conhecimento sobre o quê, quando, como e onde falar com seu público. Eles não podem perder nenhuma oportunidade de transmitir para as pessoas os seus valores, objetivos e diferenciais.


É interessante que seus porta-vozes não utilizem uma linguagem empresarial com o público, visto que muitos termos podem não ser totalmente compreendidos por quem não é do ramo.

Como ter um posicionamento estratégico de porta-vozes?

É muito importante que os porta-vozes da sua empresa passem pelo media training, que é um treinamento focado na postura do colaborador frente à imprensa, seja por telefone, em uma chamada de vídeo ou pessoalmente.


Além disso, é interessante ter como critério na escolha dos representantes da sua instituição a disponibilidade para realização de entrevistas e coletivas. Afinal, eles farão a comunicação com os clientes por meio da mídia.

  1. Assessoria de imprensa

Outra tendência relacionada à comunicação corporativa pós-pandemia é a assessoria de imprensa. Essa é uma maneira de fazer com que a empresa fique mais próxima dos clientes e do público que possa vir a se tornar um consumidor.


O investimento nesse canal de mídia será maior, pois a imprensa teve um papel fundamental na cobertura da pandemia de covid-19, então, é importante que as organizações utilizem esse canal como maneira de aumentar seu alcance e expor o impacto que a organização pode promover na sociedade, bem como seus valores.

Como trabalhar na assessoria de imprensa da sua instituição?

O primeiro passo para ter uma estratégia de assessoria de imprensa eficiente é fazer o alinhamento entre essa área e o marketing do seu negócio. Afinal, o papel da assessoria é aumentar a exposição da marca para o público, enquanto marketing assume o engajamento e a conversão desse público para venda.


Além disso, os líderes da empresa também devem estar alinhados com objetivos e metas da organização, principalmente relacionados ao trabalho que a assessoria de imprensa terá. A troca de informações entre o negócio e a agência de assessoria de imprensa deve ser mútua, constante e transparente.

Como trabalhar a comunicação interna da instituição?

Ferramentas de trabalho podem auxiliar na comunicação interna das organizações, independentemente se elas atuam em regime home office ou presencial.


Também é necessário ter uma cultura de transparência e comunicação na organização, para que os colaboradores e líderes possam expor ideias, dúvidas e críticas relacionadas ao modo de trabalho atual.


A simplicidade também é uma palavra que deve estar presente na sua comunicação interna: ela precisa ser objetiva e rápida, bem como é preferível concentrar as mensagens em um canal de comunicação empresarial e colocar em desuso processos antigos que travavam o andamento interno.


E então? Conseguiu entender quais são as principais tendências em comunicação corporativa pós-pandemia? Esperamos que esse conteúdo ajude a modernizar a comunicação interna e externa do seu negócio, permitindo que ele se adapte mais facilmente a essa nova realidade e, dessa forma, consiga atrair e engajar seu público.


E se voce quiser receber em seu e-mail mais conteudos interessantes como este, assine a nossa newsletter agora mesmo



5 visualizações0 comentário