• engajesite

4 práticas que envolvem uma boa assessoria de imprensa

Atualizado: 28 de jul.



O trabalho da assessoria de imprensa é muito importante, pois consegue criar narrativas sobre os diferentes negócios, aprofundar temáticas,antecipar uma situação de crise e otimizar a comunicação entre a organização e os seus públicos, garantindo uma boa reputacao e relação da marca com a sociedade.


Em nosso blog, explicaremos como falar numa entrevista coletiva, além de outras práticas necessárias para usufruir do melhor que essa área tem a oferecer às instituições. Vamos lá?

1. Seu relacionamento com a mídia precisa ser de longo prazo

Para ter um bom gerenciamento de crise, é importante se dar bem com quem fará a ponte entre sua empresa e o seu público: a mídia. É recomendado que a sua equipe de assessoria tenha uma boa relação com os comunicadores, mesmo quando não existe um problema aparente.


Ter a imprensa ao seu lado é ter um parceiro que ajudará a transformar o seu negócio em uma autoridade na sua área de atuação. De acordo com uma pesquisa feita pela XPIpespe, 61% dos entrevistados afirmaram que os jornais são os meios de comunicação mais confiáveis, perdendo apenas para o rádio.

Como nutrir um bom relacionamento com a mídia?

O seu relacionamento com a mídia deve ser baseado na transparência. Isso significa que as pautas precisam ser escritas corretamente, como, por exemplo, não mentir sobre a exclusividade de uma pauta.


Também é interessante definir qual público de jornalistas a sua empresa quer atingir, afinal, se você vende máquinas para academia, por exemplo, não será tão efetivo oferecer conteúdos para jornalistas especializados em moda.

2. Saiba como se portar nas entrevistas coletivas

Além de ter um bom relacionamento com a mídia, o seu porta-voz precisa entender como se dar bem em entrevista coletiva, já que esse é o momento em que a sua companhia falará diretamente com o seu público.


As coletivas de imprensa, ao contrário dos releases, permitem com que o negócio fale com inúmeros veículos de mídia ao mesmo tempo, sendo uma ótima e rápida opção para gestão de crise.


O principal objetivo das entrevistas coletivas é levantar os pontos positivos sobre a sua organização e mudar uma possível perspectiva negativa que o público possa ter com relação a ela em decorrência de uma situação ruim.

O que falar em uma entrevista coletiva?

Mas então, o que falar numa entrevista coletiva? Em primeiro lugar, é importante conhecer bem os jornais e jornalistas que estarão presentes na entrevista. Alguns profissionais podem ser mais incisivos e polêmicos, então, garanta que o porta voz esteja bem treinado para essa situação.


Ao saber dessas informações, a assessoria e seu assessorado devem fazer uma lista de possíveis perguntas e definir quais serão as melhores respostas. Dessa forma, é possível saber como agir em uma entrevista coletiva conforme o direcionamento da entrevista.

3. Tenha releases relevantes

Também conhecido como comunicados de imprensa, o press release, comumente enviado com um press kit, busca divulgar um comunicado ou notícia que seja relevante para o público relacionado a um produto, marca ou empresa.


O principal objetivo dos releases é usufruir do poder que a mídia espontânea pode oferecer nos veículos de comunicação. A mídia espontânea é a inserção de conteúdos nas matérias dos jornais sem a necessidade de pagar por esse ato.


Ou seja, é enviar para os veículos um material tão bom que eles tenham a vontade de divulgá-lo em seus jornais e sites, o que é ótimo para a mídia que consegue mais leitores e ótimo para o seu negócio, que consegue visibilidade positiva e gratuita.

Como ter um bom release?

Os releases são comumente feitos pela assessoria de imprensa ou agências de comunicacao integrada. É importante que o material tenha um título impactante, já que muitas vezes essa é a primeira coisa que os jornalistas lerão.


O texto também precisa de um carinho especial para ser escrito: é necessário ter frases curtas e objetivas, com um parágrafo introdutório que resuma toda a informação que será passada no restante do conteúdo.

4. Invista em estratégia

As estratégias de comunicação precisam fazer parte de toda a mídia da sua companhia, desde as publicações em redes sociais até o relacionamento com as mídias mais tradicionais.


Ter um serviço de assessoria de imprensa estratégica é saber o momento certo para falar a coisa certa, buscar constantemente inovações para lidar com o seu público e alinhar como a empresa conversa com seus clientes com o que é falado aos seus colaboradores.

Como elaborar um bom planejamento estratégico de assessoria de imprensa?

O primeiro passo é definir o objetivo da assessoria de imprensa: seu negócio espera vender mais? Ganhar autoridade no mercado? Divulgar um novo produto ou serviço? A depender da resposta, o plano deve se adaptar.


Além disso, é necessário acompanhar os resultados dos processos que estão sendo feitos, principalmente por meio do clipping, para entender o que estão falando sobre a empresa e onde. Além disso, ter indicadores relacionados aos objetivos do negócio podem ser o diferencial para trabalhar com as melhores estratégias de imprensa.


Assim, sabendo quais as melhores práticas envolvidas em uma boa assessoria de imprensa, você saberá que tipo de serviço contratar para conseguir os melhores resultados para a imagem do seu negócio por meio da mídia.


E por falar em imagem, baixe gratuitamente nosso ebook em que explicamos o que e a imagem empresarial e como planejar acoes de marketing voltadas para o crescimento da reputacao da sua marca.

15 visualizações0 comentário