• engajesite

4 tendências de marketing para observar em 2019



Não finalize seu planejamento de comunicação antes de saber o que vai bombar no ano que vem!


A Forbes publicou nos últimos meses uma série de artigos com as principais tendências da comunicação corporativa para 2019. O material, escrito pelo colaborador John Hall, traz insights valiosos para todos as áreas do marketing.


Para te inspirar e ajudar a começar o ano com o pé direito, selecionamos as melhores dicas e traduzimos a seguir. Confira!


1) Pessoas estão fugindo de anúncios tradicionais


Como escreve Hall, o público está cada vez mais confiando na palavra de conhecidos para tomar decisões de compra. Em 2015, a consultoria de mercado Nielsen, uma das principais do mundo, mostrou que as quatro fontes de propaganda consideradas mais confiáveis eram, na ordem: conhecidos, sites de marcas, sites editoriais e resenhas. Os anúncios ficaram no final da lista.


O estudo aponta ainda que 30% das pessoas usarão bloqueadores de anúncio na internet em 2018. Isso não quer dizer necessariamente que a compra de mídia em veículos tradicionais ou digitais deva ser abandonada, mas que o investimento deve ser diluído entre os outros canais. Os anúncios que forem produzidos, por sua vez, precisam ser relevantes para o consumidor.


2) Marcas vencedoras derrubarão barreiras internas


Criar conteúdos valiosos é importante não só para conquistar o cliente, mas para a própria empresa. Ter um plano de comunicação que engaja é útil para o time de vendas, recrutamento e seleção, treinamentos internos, comunicação com os investidores entre outros.


Deste modo, a produção de conteúdo de qualidade não deve ser só uma preocupação do marketing. Informações precisas, robustas, abastecem todas as áreas da empresa, resultam em diminuição de custos e aumento nos lucros.


Hall conta no texto que, sempre que faz palestras sobre o tema, algum empresário lhe diz: “Não posso fazer isso, há muita burocracia entre departamentos”. A resposta que ele costuma dar é que companhias que colocam barreiras internas estão fadadas a falhar. E que os negócios vencedores são construídos com departamentos que trabalham juntos.


3) Entender como seu consumidor se comunica é vital


É repetitivo dizer que a tecnologia evoluiu muito nos últimos anos, mas é real. E as empresas acabam perdendo clientes por não saberem se comunicar como eles. Hall conta a seguinte anedota para ilustrar a situação:


“Recentemente, minha filha de quatro anos pegou meu relógio antigo e descobriu que seu visor acendia ao apertar um botão na lateral. Ela se animou e disse ‘Ligue para a Vovó Hall’ para o relógio, e ficou desapontada ao descobrir que ele não fazia ligações. Os consumidores são assim.”


Entre as preferências apontadas por especialistas, está a busca por voz, que pode ser usada por até 50% das pessoas em 2020.


4) O PR evoluiu – e continuará se fundindo com o marketing


Com o conteúdo em alta, os times de marketing e RP estão se sobrepondo cada vez mais. Isso não quer dizer que um dia os departamentos serão os mesmos. Mas as empresas estão começando a perceber que os dois dividem objetivos em comum e, assim, há benefícios em fazer com que as áreas trabalhem em conjunto.


Hall pontua que as relações públicas e a assessoria de imprensa evoluíram muito nos últimos anos. As mensagens prontas e massificadas estão perdendo espaço para conteúdos relevantes, que sejam úteis para marcas, repórteres e seu público — o mesmo movimento que ocorre na publicidade.


Ou seja, em 2019, construir relacionamentos e abastecer tanto a mídia paga quanto a conquistada com conteúdo de qualidade será um dos fatores determinantes para obter sucesso nos negócios. E a gente te ajuda nisso! Vamos marcar um café e falar mais sobre o tema?

0 visualização0 comentário