• engajesite

A importância do empoderamento feminino nas empresas!

Atualizado: 28 de jul.



Empoderamento feminino é um tema que tem sido abordado com muita frequência na sociedade atual e em especial no ambiente corporativo. É importante que as empresas saibam como abordar e, principalmente, implementar esse conceito nos diferentes relacionamentos com seus públicos.


Neste post, explicaremos qual é a importância do empoderamento feminino nas organizações e como abordar essa temática da maneira ideal para garantir uma boa reputação da marca e promover a satisfação da equipe.


Qual a importância do empoderamento feminino nas empresas?

A verdade é que toda a sociedade necessita de mudanças para oferecer, à mão de obra feminina, um ambiente igualitário. Afinal, elas querem se tornar mulheres empoderadas e participar ativamente da sociedade, seja votando, seja dando suas opiniões, seja buscando a participação feminina no mercado de trabalho e no ensino superior, ou ainda lutando por mais saúde segurança.


Nas corporações, permitir que o gênero feminino tenha uma maior participação na organização faz com que a satisfação da equipe seja elevada. O tema ainda é um problema a ser enfrentado, já que muitas mulheres ainda perdem oportunidades de emprego ou recebem remunerações inferiores aos homens, mesmo desempenhando a mesma função.


O que os dados dizem sobre esse assunto?

De acordo com dados de um estudo realizado pela Grant Thornton, 38% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, mostrando um considerável crescimento em relação a 2019, em que apenas 25% dessa posição era ocupada pelo sexo feminino.


Por mais que seja um dado que indica progresso, a maior parte dos cargos de líderes ainda é ocupada por homens. E, mesmo nas vagas ocupadas por elas, existem diferenças com relação à remuneração ou, até mesmo, às responsabilidades atribuídas a cada um.


Já o relatório “Mulheres líderes no limiar da visibilidade: análise das conversas digitais sobre figuras femininas na política, negócios e jornalismo” mostra que a área com maior presença feminina é a de comunicação, com 47,4%.


Afinal, o que é o feminismo?

O feminismo é o movimento social em que mulheres ajudam outras mulheres a defender e buscar o empoderamento feminino, bem como a promover a igualdade entre os gêneros, garantindo direitos humanos, civis, políticos, jurídicos, entre outros.


Por que as organizações devem investir no empoderamento feminino?

Investir e se importar com a mulher no mercado de trabalho são práticas que oferecem benefícios para a empresa, tanto com relação à sua reputação com o público quanto para a satisfação interna, garantindo o crescimento do empreendimento.


Um ambiente mais igualitário permite que as funcionárias se sintam mais acolhidas e pertencentes à companhia, recebendo um salário balanceado com a sua função e experiência na empresa.


Afinal, um clima organizacional ruim nesse sentido faz com que a equipe aborde os problemas enfrentados pela organização para amigos, familiares ou, até mesmo, na internet, o que pode prejudicar a reputação do negócio, principalmente na aquisição de novos talentos.


Externamente, defender o empoderamento feminino por meio de campanhas, pronunciamentos e postagens nas redes sociais faz com que o negócio mostre que está alinhado com as tendências da sociedade e, principalmente, com seu público-alvo.

Como abordar o empoderamento feminino fora das empresas?

Em primeiro lugar, é fundamental que o negócio estude como ser uma mulher empoderada, bem como outras informações e notícias sobre o tema. Os líderes devem entender mais o tema e buscar informações com referências da área para, então, começar a fazer estratégias que abordem essa temática.


Uma dica é acompanhar o trabalho da Women in Tech, uma instituição sem fins lucrativos que visa a diminuir a diferença de gênero com estratégias em diferentes áreas: educação, advocacia, negócios e inclusão social.


Outro projeto que vale a pena acompanhar é a ONU Mulheres, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para incentivar o empoderamento das mulheres e a promoção da igualdade de gênero.


Além disso, vale a pena investir em programas e eventos sociais focados no empoderamento feminino. Para essas ocasiões, é importante treinar porta-vozes mulheres que possam tomar a frente desses projetos de maneira pública.


Independentemente da estratégia que adotar, é importante avaliar se ela está direcionada para o seu público, afinal, o seu posicionamento precisa agradá-lo e, principalmente, superar positivamente as suas expectativas.

Como o empoderamento feminino deve ser implementado internamente?

Organizações que defendem publicamente o empoderamento da mulher profissional precisam ter esse posicionamento na cultura da empresa. Afinal, se a organização apoia salários igualitários, porém não coloca isso em prática no negócio, as chances de a equipe expor essa discrepância publicamente são grandes.


Dessa forma, faça reuniões com sua equipe, sobretudo com as colaboradoras, para entender quais mudanças devem ser implementadas internamente para se ter um ambiente igualitário e acolhedor para a mulher no trabalho.


Também é interessante fazer com que os líderes e toda a equipe se aprofundem mais no tema: existem diversos termos, regras e informações sobre o empoderamento feminino que devem ser de conhecimento de todos.


Ao entender melhor o tema e as necessidades da sua própria equipe, fica mais fácil saber quais estratégias serão melhor aproveitadas pela companhia, trazendo, realmente, resultados positivos e satisfação para as colaboradoras.


Assim, ao entender qual a importância do empoderamento feminino nas empresas e como realizar esse processo internamente ou externamente, você consegue posicionar corretamente a sua organização frente a esse tema e, principalmente, trazer melhorias significativas para o seu clima organizacional interno.


O empoderamento feminino pode ser abordado em todos os tipos de comunicação organizacional. Em nosso blog, temos um artigo em que explicamos quais são e quais as principais características de cada um deles, confira!





4 visualizações0 comentário