• engajesite

Como construir a imagem institucional da sua empresa?


A imagem institucional de uma empresa é um fator muito importante para o crescimento da sua reputação e da impressão que o público tem sobre ela. É a partir disso que o consumidor avalia se ela é boa o bastante para gerar conexão.


Neste post, mostraremos a importância da imagem da organização e como construí-la corretamente para que, assim, seja possível gerar essa proximidade com o público e obter diversos outros benefícios.


Vamos lá?


O que você verá neste post:


  • Saiba diferenciar imagem e identidade institucional;

  • Invista na qualidade dos seus produtos e serviços;

  • Planeje uma estratégia de imagem;

  • Aposte na comunicação (interna e externa).

Vamos à leitura!

Saiba diferenciar imagem e identidade institucional

Antes de falarmos especificamente sobre como construir a imagem da sua organização, é necessário que você não confunda esse processo com a criação da identidade institucional, pois uma coisa pode afetar consideravelmente a outra.

O que é imagem institucional?

A imagem funcional ou imagem corporativa se refere ao modo como o público-alvo enxerga a empresa, ou seja, como ela se mostra de maneira externa, afetando diretamente a sua reputação.

E o que é identidade institucional?

Já a identidade se refere ao que a marca realmente é: seus valores, sua missão, objetivos, como se organiza internamente. A identidade visual auxilia no direcionamento da equipe interna e, ao mesmo tempo, molda a visão que a empresa quer passar internamente.


O ideal é que a imagem e a identidade estejam alinhadas, para que você não venda para o seu público a imagem de uma organização que, na verdade, não existe. Mais cedo ou mais tarde, a verdade pode ser descoberta.

Invista na qualidade dos seus produtos e serviços

Um erro de muitas organizações é deixar com que a imagem da marca fique completamente nas mãos das agências de comunicação. A verdade é que as empresas também devem fazer a sua parte, por meio do oferecimento de produtos e serviços de qualidade.


Afinal, se uma marca oferece produtos de má qualidade, com baixa durabilidade ou que não estão atendendo às expectativas do cliente, esses consumidores, provavelmente, deixarão explícito seu descontentamento com a marca para parentes, amigos e em publicações na internet.

A satisfação interna também é importante?

E quando falamos de satisfação, também estamos falando em deixar os seus colaboradores felizes. Afinal, a construção da imagem da organização nada mais é do que colocar para fora a essência que a organização já deve ter internamente.


Ao mesmo tempo, uma empresa com uma gestão de imagem forte faz com que seus colaboradores se sintam motivados e pertencentes àquela cultura. Como consequência, eles vão se dedicar a manter e melhorar a reputação da marca.

Planeje uma estratégia de imagem

Um dos pilares para a construção de uma imagem institucional forte é o planejamento estratégico, afinal, a organização precisa entender o que espera dessa área e o que pode ser feito para alcançar esses resultados.


Dessa forma, é preciso que a empresa crie uma estratégia eficiente para definir qual é a imagem que ela quer passar para o público e o que deve ser feito para atingir o seu objetivo e colher os resultados dessa boa reputação.

Como criar uma estratégia de imagem?

Como já mencionadoao longo deste conteúdo, a marca, em primeiro lugar, deve se conhecer e entender a sua identidade, missão, visão e os valores que ela tem e que podem contribuir para o crescimento da imagem.


Aqui também vale dedicar um tempo para conhecer melhor o seu público, a fim de direcionar a sua estratégia e suas ações para o crescimento da imagem institucional da organização visando a responder a pergunta: “o que o meu público precisa que a minha empresa seja?”

Aposte na comunicação (interna e externa)

Logicamente, também não podemos deixar de lado as comunicações interna e externa, pois isso é uma parte crucial para que a sua estratégia seja um sucesso e você consiga obter os resultados esperados.


É necessário garantir que os públicos interno e externo tenham uma mesma visão sobre a marca e, como falamos, essa imagem precisa concordar com a identidade que a organização realmente tem.

Como direcionar a comunicação da organização?

O principal cuidado que as empresas precisam ter é se certificar de que toda a comunicação visa a promover uma mesma imagem da marca. Seja em anúncios na internet, seja em propagandas tradicionais, seja no diálogo direto entre público/equipe interna, enfim, toda as conversas devem “estar falando sobre a mesma empresa”.


Isso também deve se estender para as ações positivas que a organização priorizar: se ela tem uma imagem de sustentabilidade, oferecer produtos com uso excessivo de embalagens ou fechar parceria com empresas que são assumidamente contra esse direcionamento não é uma boa ideia.


Resumindo: para construir a imagem institucional da sua organização é preciso diferenciar imagem e identidade da empresa, investir na qualidade dos seus produtos e serviços, planejar uma estratégia de imagem e trabalhar as comunicações interna e externa da sua marca.


Assim, ao entender melhor como construir a imagem empresarial da sua organização, você consegue externalizar de maneira mais eficiente a identidade que a sua marca já tem por meio de ações positivas e uma comunicação eficiente que fará toda a diferença no ganho de reputação da sua marca.


Quer ler mais conteúdos como este? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novas postagens do nosso blog e novidades da Engaje!


48 visualizações0 comentário