• engajesite

Engajamento nas mídias sociais e o aumento na reputação


Se você quer utilizar as mídias sociais como uma maneira de melhorar a reputação da sua marca, então, não é com o número de seguidores que você deve se importar e sim com a sua taxa de engajamento.


Neste post, você entenderá o que é engajamento, por que você deve investir nele, qual o seu impacto na reputação de uma marca e como melhorar esse índice. Dessa maneira, você terá em suas mãos uma ótima ferramenta para impulsionar positivamente a imagem da sua empresa.

O que é engajamento?

Antes de falarmos sobre como conseguir mais engajamento para sua marca nas mídias sociais, queremos que você tenha na ponta da língua o que é esse conceito, pois isso fará com que o conteúdo seja compreendido da melhor forma.


O engajamento é o ato de manifestar comportamentos direcionados a uma marca ou a um influenciador digital a partir da ação de usuários das redes, e esse comportamento vai além de uma compra e, muitas vezes, é carregado por algum tipo de emoção.


De maneira prática, o engajamento acontece quando um usuário deixa um comentário, curte ou compartilha alguma publicação feita por uma instituição ou por outro usuário, porque gostou bastante daquele post ou, até mesmo, para mostrar alguma revolta com o conteúdo.

O que é o engajamento corporativo?

As empresas devem investir em dois tipos de engajamento: o que é feito por meio das redes sociais, focando o público externo, e o engajamento corporativo, que compreende a relação entre a organização e seus colaboradores.


O engajamento corporativo acontece quando o funcionário está feliz e satisfeito com seu trabalho e, por isso, empenha-se mais e melhor para realizar as suas atividades, além de auxiliar a divulgar o bom nome da instituição.


Outra vantagem de apostar no engajamento corporativo é incentivar que colaboradores indiquem pessoas altamente qualificadas para também trabalharem ali algo que repercute positivamente no crescimento do negócio.

Por que investir no engajamento nas mídias sociais?

Mas será que investir em engajamento nas redes sociais é uma boa ideia para as empresas? Será que essa não seria apenas mais uma métrica de vaidade? A verdade é que o engajamento pode ser a chave para o crescimento da reputação da sua empresa e, até mesmo, para o aumento das vendas!


Atualmente, a relação de instituições e consumidores mudou bastante. Antes, as organizações precisavam ir atrás dos seus clientes por meio de propagandas nos grandes meios de comunicação.


Agora, são os consumidores que buscam as empresas muito por conta da relação que elas buscam cultivar entre si. Por isso, se uma instituição não mantém contato com seu público, não consegue ter essa proximidade, e a consequência direta é criar o afastamento emocional com a marca.

Em que mais as mídias sociais podem ajudar a minha empresa?

As mídias sociais podem fornecer diversos benefícios para as organizações, porém não é apenas dessa forma que elas contribuem para o crescimento das instituições. Veja, a seguir, algumas das vantagens de fazer a sua organização entrar no mundo digital:

Reduz os custos em marketing e melhora a percepção de como o público vê a marca

Com essa proximidade entre a marca e seu público, os consumidores estão mais à vontade para dar um feedback realista sobre como anda o atendimento virtual e presencial, além de validar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelo negócio.

Como melhorar o engajamento nas mídias sociais?

Até aqui, você entendeu o que é o engajamento e por que a sua marca precisa investir nele. Agora, está na hora de ver tudo isso em prática. Para facilitar esse processo, siga as dicas a seguir:

Defina metas de engajamento

O engajamento é uma métrica que precisa ser medida, e, consequentemente, também é necessário investir na definição de metas de engajamento que a sua marca quer bater. Essa é uma maneira de averiguar se as estratégias que estão sendo adotadas estão surtindo os efeitos esperados.

Conheça o seu público

Também é muito importante que a empresa invista em conhecer melhor o seu público, já que essa é a maneira mais eficaz de entender que tipo de conteúdo ou abordagem a organização deve fazer para conseguir aumentar a sua taxa de engajamento.

Revise sua taxa de engajamento atual

Como anda sua taxa de engajamento atual? Quais são os conteúdos publicados que estão gerando mais compartilhamentos e comentários? Entender como está o seu negócio hoje o ajudará a dar os próximos passos.

Faça e compartilhe conteúdo relevante

As pessoas precisam ter com o que engajar, por isso, a instituição precisa produzir conteúdo relevante e constante para os usuários. Além disso, é necessário que esse conteúdo instigue o usuário a interagir com post por meio de CTA’s chamativos.

Tenha apenas seguidores reais

Na ânsia de conseguir muitos seguidores rapidamente, algumas empresas podem apelar para a compra de seguidores, mas saiba que essa é uma prática que, além de resultar em punição por parte das redes sociais, não trará engajamento real para a sua conta.

Qual o impacto do engajamento na reputação?

A reputação da sua instituição pode ser muito beneficiada com o aumento de engajamento nas redes sociais da organização, e uma das formas de isso acontecer é estreitar o relacionamento entre empresa e seu público.


Essa aproximação faz com que as pessoas tenham uma certa empatia e proximidade com a marca, fator que, aliado a um bom atendimento e um produto ou serviço de boa qualidade, resultam na criação de verdadeiros defensores da imagem do seu negócio.


Ao mesmo tempo, isso faz com que seja diminuída a quantidade de pessoas que oferecem feedbacks negativos da organização ou que, pelo menos, sejam vistas como uma minoria.


Resumindo: o engajamento nas mídias sociais auxilia consideravelmente na reputação da marca, já que promove o estreitamento da relação entre empresa e público, formando defensores da imagem do negócio.


E então? Conseguiu entender o que é o engajamento, por que investir nessa métrica e como melhorá-la nos espaços virtuais da sua instituição? Em pouco tempo, você conseguirá nutrir um relacionamento forte e duradouro com seu público.


11 visualizações0 comentário